OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Relação Professor - aluno
PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ACONSELHAMENTO.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
Por que Arte-Educação?.
Arte e representação.
O Programa Irmão Mais Velho configura a percepção da ONG Aconchego sobre a necessidade de um trabalho com adolescentes do Ensino Médio de escolas privadas,
OS TRÊS PORQUINHOS.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Agrupamento de Escolas
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Características da criança: perspectivas teóricas
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
Profª. Taís Linassi Ruwer
Aula 5.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
SOCIEDADE FEMININA DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA......
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
TRABALHANDO COM A PERCEPÇÃO
Deficiência visual e Artes
Patrocínio.
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
PEI – Programa Educacional Individualizado
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
“A Aventura é obrigatória” João Guimarães Rosa
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Atividade complementar 04
ARTE.
Arteterapia Gestáltica
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
“O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL” “O CONHECIMENTO DE SI MESMO É PORTANTO CHAVE DO MELHORAMENTO INDIVIDUAL”
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
OFICINA DE VIVÊNCIA GRUPAL
CULTURA.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Transcrição da apresentação:

OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini

O que é Oficina Criativa? É uma metodologia de trabalho, de atendimento individual ou grupal, composto de certas etapas, no qual o cliente expressa criativamente suas imagens internas por meio de uma experiência artística para, posteriormente, organizar o conhecimento intrínseco a esse fazer expressivo.

Despertar o criativo Objetivo da Oficina A arte e a expressão funcionam como facilitadores para o despertar criativo, estabelecendo uma relação positiva com seu mundo, ampliando seu conhecimento.

FORD, Donna e HARRIS, J. John apud Young, 1985, p. 78 “Criatividade é aquela atitude pela qual nós nos realizamos...Criatividade é a realização do nosso potencial...É a imaginação do nosso lado lógico com nosso lado intuitivo...Criatividade é mais que espontaneidade, é também uma deliberação. É um pensamento divergente, pois converge em alguma solução: não apenas gera possibilidades, mas também escolhe entre elas. É mais que originalidade, que só pode expressar só o bizarro...Criatividade é um avanço e uma mudança, como também é uma expressão de continuidade com o passado.” FORD, Donna e HARRIS, J. John apud Young, 1985, p. 78

Para quem? Crianças Adolescentes Adultos Terceira Idade A Oficina Criativa pode ser aplicada a qualquer indivíduo ou grupo de pessoas que estiverem interessadas: Crianças Adolescentes Adultos Terceira Idade Não há nenhuma contra indicação ou restrição de sexo, religião ou raça.

Áreas de Atuação Educacional Social Saúde Empresarial

Processo da Oficina Criativa A Oficina tem uma estrutura organizadora que acontece em 4 etapas: Sensibilização Expressão livre e Elaboração Transposição da linguagem Avaliação

O propósito da sensibilização é: Estabelecer uma relação diferenciada com o mundo Aumentar a sensibilidade Estimular as percepções sensoriais O cliente é convidado a tocar o “si mesmo”, a se adentrar no seu mundo interno e se possível entrar em contato com seu inconsciente.

Estratégias Exercícios lúdicos Atividades Corporais Imaginação Ativa ou Dirigida As atividades desenvolvidas visam a relação do cliente com a situação.

Expressão livre e elaboração O cliente expressa livremente a experiência vivida na sensibilização através da linguagem não verbal. O que foi sentido, vivido se corporifica no trabalho artístico. As imagens, os sentimentos, os símbolos ganham uma forma. O cliente elabora e “re-elabora” os seus conteúdos internos e se expressa utilizando-se dos diversos recursos artísticos: Pintura, Desenho, Modelagem, Construção com sucatas, Escultura, Música, Dança

“Uma distância reflexiva começa a ser trazida à consciência e o cliente começa a elaborar. Esse momento é de um valor inestimável, pois cada um trabalha simbolicamente na qualidade do poder ser original, único e criativo dentro do encontrar recursos para clarear e delinear seu conteúdo pessoal.” ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Oficina Criativa e Psicopedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996, p. 43.

Transposição da Linguagem Nesta etapa há a possibilidade do cliente “re-significar” o processo vivido na oficina pela linguagem verbal e escrita. As imagens internas são “re-organizadas” pela criação de textos, mensagens, frases, poemas, histórias, etc. É o momento do pensar, de colocar em “ordem” os sentimentos descobertos, de se organizar internamente.

Avaliação É o tempo de olhar e poder “re-ver” cada etapa, compreendendo conteúdos ainda não explicitados, ou avaliando a experiência vivida através da linguagem verbal.