Engenharia na UFABC http://sites.google.com/site/engenhariasufabc/ Junho - 2010.

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Engenharia na UFABC http://sites.google.com/site/engenhariasufabc/ Junho - 2010

Considerações Preliminares Principais qualidades do Engenheiro de 2020: Criativo e orientado para inovação Um projetista de sistemas Um colaborador Disposto a abraçar a diversidade cultural. Fonte: The Engineer of 2020: Visions of Engineering in the New Century (2004), National Academy of Engineering, The National Academies Press.

Considerações Preliminares Constatação: Toda sociedade precisa de pessoas que resolvam problemas. Estudantes precisam adquirir habilidades e competências multidisciplinares para a solução de problemas reais da sociedade. Convivência com grupos multidisciplinares auxilia na aquisição de capacidade para solução de problemas reais. Atividades extra-curriculares são essenciais para o aprendizado. O estudante deve ter em mente todos os propósitos da Universidade e não apenas o objetivo de ajudar a economia crescer.

Considerações Preliminares Constatação: A complexidade das inovações atuais exige um grande trabalho de colaboração entre engenheiros, pois um produto realmente inovativo requer o conhecimento de muitas tecnologias. Desta forma, o engenheiro do futuro, embora possa ter um conhecimento profundo de uma tecnologia, ele deve ser exposto a uma vasta área de outros conhecimentos relevantes.

Considerações Preliminares Aspectos da educação de engenharia que obtiveram sucesso em algumas universidades: Cursos que integram teoria com atividades práticas. Oferta de trabalhos de colaboração em atividades de projeto. Oferta de projetos-desafio e pesquisa tão cedo quanto possível para o aluno de graduação. Exposição dos estudantes a riscos, desafios e incertezas que estimulem a verdadeira criatividade e inovação. Fonte: Almgren, R. C., Converging Complexity Challenges Educators to Prepare Tomorrow’s Innovators, Photonics Spectra (jan. 2007), pp. 76-77.

ENGENHARIAS DA UFABC PRINCIPIOS: Estabelecimento com base nas grandes linhas atuais de desenvolvimento tecnológico. Busca da interdisciplinaridade e da inovação. Característica de grande flexibilidade e dinâmica dos currículos.

ENGENHARIAS DA UFABC Aeroespacial Energia Ambiental e urbana Bioengenharia Instrumentação, automação e robótica Materiais Informação Gestão

ENGENHARIAS DA UFABC – Considerações Iniciais A estrutura curricular das engenharias da UFABC, a ser apresentada, foi preparada levando em consideração a necessidade de se atender diversas obrigações, impostas aos alunos, pelo Conselho Nacional de Ensino (CNE) e pelo modelo pedagógico da UFABC, em termos de formação acadêmica e carga horária. Através de Resoluções, o CNE impõe condições a serem seguidas pelos cursos de bacharelado em engenharia, no Brasil.

Modelo Pedagógico, Pareceres e Resoluções Documento Original de Criação da UFABC PARECER CNE/CES Nº 184/2006 estabelece a carga horária mínima dos cursos de engenharia em 3600 horas, envolvendo: Aulas, exercícios, laboratórios, tutoriais, estágio, pesquisa, etc. As horas de estudo em casa não são computadas. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 11, de 11/03/2002 institui diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em engenharia. Estrutura do curso de engenharia: Núcleo de conteúdos básicos (30% da carga horária mínima). Núcleo de conteúdos profissionalizantes (15% da carga horária mínima) Núcleo de conteúdos específicos, representado por extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes. Além destes núcleos de conteúdos, esta resolução define a necessidade de um mínimo de 160 horas de estágios curriculares e a realização de um trabalho final de curso, como atividade de síntese e integração de conhecimentos.

Modelo Pedagógico, Pareceres e Resoluções Compatibilidade entre: Modelo pedagógico da UFABC Compatibilização do Pós-BC&T com o BC&T. Escala progressiva de decisões a serem tomadas pelos alunos que ingressam na universidade, ao longo do programa. Possibilidade de monitoração e atualização contínua dos conteúdos a serem oferecidos pelos programas. Interdisciplinaridade não apenas com as áreas de conhecimentos básicos, mas, também, entre as diversas especialidades de engenharia. Elevado grau de autonomia do aluno na definição de seu projeto curricular pessoal. Resoluções e pareceres do CNE/CES Diretrizes curriculares da Engenharia Carga horária mínima recomendada

Diretrizes Gerais Permitir que o estudante possa assumir a responsabilidade de, ao longo do tempo, tomar decisões, em graus diversos, sobre sua profissão futura, com base em um volume maior de informações e de sua maior maturidade. Para clarear esta questão  Progressividade de Decisões: Ao se matricular na UFABC, o estudante decidiu que sua carreira deverá estar vinculada às áreas científico-tecnológicas oferecidas pela Universidade; Ao concluir as disciplinas obrigatórias do BC&T e ao se matricular em disciplinas de opção limitada, o estudante, intimamente, deverá optar por uma carreira em engenharia ou em outra área das ciências básicas; Ao longo de todo o programa, caberá ao aluno optar e decidir pelas disciplinas que irão compor o seu perfil de formação.

Engenharias - Proposta curricular básica Nome T P I Créditos Bases Computacionais da Ciência 2 Base Experimental das Ciências Naturais 3 Estrutura da Matéria 4 Bases Matemáticas das Ciências Naturais 5 Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos Natureza da Informação Fenômenos Mecânicos 6 Transformações nos Seres Vivos e Ambiente Funções de uma Variável Geometria Analítica Processamento da Informação Fenômenos Térmicos 1 Transformações Químicas Equações Diferenciais Ordinárias Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Comunicação e Redes Fenômenos Eletromagnéticos Transformações Bioquímicas Funções de Várias Variáveis Estrutura e Dinâmica Social Energia: Origem, Conversão e Uso Física Quântica Introdução à Probabilidade e Estatística Ciência, Tecnologia e Sociedade Interações Atômicas e Moleculares Projeto Dirigido Imposições do BC&T   Uma das exigências da UFABC, obrigatória para todos os alunos que se matriculam no BC&T, consiste do conjunto de disciplinas apresentado abaixo: Este conjunto corresponde aos 90 créditos obrigatórios para o BC&T e a uma carga horária de 1080 horas, representando 30% da carga horária mínima de um bacharelado em Engenharia.

Engenharias - Proposta curricular básica Nome T P I Créditos Requisitos Álgebra Linear 6 5 Geometria Analítica Cálculo Numérico 3 1 4 Funções de uma variável Circuitos Elétricos e Fotônica Fenômenos Eletromagnéticos Engenharia Econômica 2 Fundamentos de Desenho e Projeto Instrumentação e Controle Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias Introdução às Engenharias Materiais e Suas Propriedades Mecânica dos Fluidos I Fenômenos Térmicos Mecânica dos Sólidos I Funções de Uma Variável, Fenômenos Mecânicos Métodos Experimentais em Engenharia Circuitos Elétricos e Fotônica, Mecânica dos Fluidos Termodinâmica Aplicada I Totais 32 14 50 46 Essas disciplinas correspondem a 46 créditos que requerem uma carga horária de 552 horas, representando 15,33% da carga horária mínima de um bacharelado em Engenharia Imposições do CECS   Embora este conjunto de disciplinas cubra parte do núcleo de conteúdos básicos recomendados pelo CNE/CES, ele deve ser complementado com disciplinas adicionais. Desta forma, o CECS recomenda que os alunos interessados em engenharia cursem o conjunto adicional de disciplinas mostrado na a seguir. Elas são parte integrante do conjunto de disciplinas de opção limitada do BC&T e recomenda-se ao estudante que as curse durante o BC&T para viabilizar sua graduação em engenharia (independentemente da modalidade) no período estimado de 5 anos. Contudo a ordem recomendada para que as disciplinas sejam cursadas varia de acordo com cada curso

Engenharias - Proposta curricular básica   IAR AEROESPACIAL INFORMAÇÃO BIOENGENHARIA 1 trimestre 2 trimestre 3 trimestre 4 trimestre 5 trimestre ALG MAT 6 trimestre NUM TER FOT INST INT 7 trimestre FLUI MET DES 8 trimestre SOL ECO 9 trimestre 10 trimestre UNI - 1 11 trimestre UNI - 2 12 trimestre 13 trimestre TRAG - 1 14 trimestre TRAG - 2 EST -1 15 trimestre TRAG - 3 EST -2 GESTÃO MATERIAIS AMBIENTAL E URBANA ENERGIA Imposições do CECS   Proposta de distribuição das disciplinas. Com as disciplinas, apresentadas nas tabelas 1 e 2, o núcleo de conteúdos básicos estará plenamente atendido.

Todas obrigatórias do CECS Estas atividades representam um adicional de 26 créditos, computados através de aulas, em desenvolvimento de projeto em equipe, estágio supervisionado e trabalho de pesquisa e orientação individual. Do ponto de vista de carga horária, estas atividades representam 72 horas de engenharia unificada, 168 horas de estágio orientado e 72 horas de atividades de pesquisa e orientação associadas ao trabalho de graduação. No total, estas atividades representam 312 horas, ou 8,67% da carga horária mínima. Engenharias Para o atendimento das atividades de síntese e integração de conhecimento, assim como de estágios curriculares, o aluno deverá, ainda, se inscrever nas atividades e disciplinas apresentadas na Tabela 3. Código Nome T P I Créditos Requisitos EN 1002 Engenharia Unificada I 1 2 5 3 Todas obrigatórias do CECS EN 1003 Engenharia Unificada II EN 1004 Estágio Orientado I 7 EN 1005 Estágio Orientado II EN 1006 Trabalho de Graduação I 4 EN 1007 Trabalho de Graduação II EN 1008 Trabalho de Graduação III Totais 24 22 26

Estrutura Geral das Engenharias 90 créditos BC&T+ 46 créditos EN = 136 créditos. Ou seja Faltam 54 créditos para concluir o BC&T Sendo que deste 54 -> 8 de opção limitada – e 46 de livres

Imposições do BC&T e do CECS Conjunto de disciplinas obrigatórias do BC&T: 90 créditos obrigatórios Carga horária de 1080 horas. Conjunto de disciplinas recomendadas, para os futuros engenheiros: 46 créditos de disciplinas da engenharia + 8 créditos de opção limitada da lista divulgada pela prograd. Carga horária equivalente a 552 horas + 96 horas = 648 horas. Atividades de síntese e integração de conhecimentos: 26 créditos, sendo: Carga horária de 312 horas. As atividades e disciplinas, apresentadas nas tabelas 1, 2 e 3, correspondem a 162 créditos, correspondentes a 1944 horas. Mas no caso do aluno que fizer os 8 créditos de opção limitada = 96 horas de disciplina que façam parte do curso escolhido já concluirá durante o BC&T 2040 horas.

Imposições do BC&T e do CECS Conjunto de disciplinas livres do BC&T: devem cobrir as áreas de interesse do aluno. A estrutura do currículo, nesta primeira fase, particularmente no que se refere à seleção de disciplinas deste último grupo, deve ser acompanhada pela cuidadosa orientação dos docentes. 46 créditos obrigatórios de disciplinas livres para concluir o BC&T em 3 anos Carga horária de 552 horas. As atividades e disciplinas, apresentadas nas tabelas 1, 2 e 3, correspondem a 162 créditos, correspondentes a 1944 horas. Mas no caso do aluno que oprtou por fazer os 8 créditos de opção limitada = 96 horas de disciplina que façam parte do curso que será escolhido no pós-BC&T já concluirá durante o BC&T 2040 horas. Caso aluno consiga fazer como disciplinas livres as disciplinas recomendadas pelos colegiado de curso do pós-BC&T ao final de 3 anos, este alunos terá concluído uma carga didática de 2040 + 552 = 2592 horas e para a formatura restarão no mínimo 1008 horas (aproximadamente 84 créditos que serão realizados durante os 2 últimos anos).

Modelo das Engenharias Créditos Adicionais para a formação do Engenheiro nos 2 últimos anos das graduação: São oferecidos, de acordo com o colegiado de cada curso, um conjunto de disciplinas divididos nas seguintes categórias: Núcleo de Conteúdos Específicos/Profissionalizantes do Curso escolhido no pós-BC&T Núcleo de Conteúdos Opções Limitadas do Curso escolhido no pós-BC&T São obrigatórios 30 créditos de disciplinas eletivas livres no currículo dos alunos de engenharias. Total de créditos para engenharia: 300 Total de carga horária: 3600 horas Obs.: Parte destes créditos deverá ser feita durante o BC&T.

Modelo das Engenharias Sistematização das propostas curriculares: a descrição apresentada corresponde ao projeto curricular, sendo proposto pelo CECS, para a formação de engenheiros da UFABC. BCT CECS Integração (estágio, projetos, etc.)   90 46 26 Curso Específicas Opção Limitada Livres Aeroespacial 74 34(de 109) 30 Ambiental e Urbana 73 65 Bioengenharia 84 24 (de 163) Energia 68 40 (de 166) IAR 81 27 (de 103) Informação 80 28 (de 71) Gestão 70 38 (de 107) Materiais 66 24 (de 116) 48 Total de créditos mínimos para formação em engenharia na UFABC 300

Modelo das Engenharias Sistematização das propostas curriculares: a descrição apresentada corresponde ao projeto curricular, sendo proposto pelo CECS, para a formação de engenheiros da UFABC. Algumas Engenharias possuem ênfases que podem ser atribuídas a depender do conjunto de disciplinas de opção limitada cursado pelo aluno. Trata-se de uma proposta dinâmica, dentro do espírito do modelo pedagógico da UFABC, permitindo uma grande flexibilidade para o aluno estabelecer seu próprio currículo escolar, à medida que vai adquirindo maturidade para tal, contemplando aspectos de atualização e acompanhamento contínuos dos conteúdos sendo ministrados, e que atende às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais, do CNE/CES. Curso Específicas Opção Limitada Livres Aeroespacial 74 34(de 109) 30 Ambiental e Urbana 73 65 Bioengenharia 84 24 (de 163) Energia 68 40 (de 166) IAR 81 27 (de 103) Informação 80 28 (de 71) Gestão 70 38 (de 107) Materiais 66 24 (de 116) 48 Total de créditos mínimos para formação em engenharia na UFABC 300

UFABC SEJAM BEM VINDOS A ÁREA DE ENGENHARIA E BOA SORTE