A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
A importância da formação docente na mediação em EAD
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
O Aluno a Distância.
Planejamento geral de um curso
Processo de Avaliação.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Formas de Interação.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo de organização e qualidade, vários princípios de gestão precisam estar presentes. Os gestores educacionais sabem disso e buscam seu aperfeiçoamento via capacitação em termos de gestão e isso pode ser percebido, por exemplo, com a oferta existente no mercado de cursos de extensão, de especialização e até de graduação em gestão escolar ou temas relacionados. Com o surgimento da Educação à Distância, a preocupação deve se manter, no entanto, algumas questões podem ser discutidas neste novo contexto: quais são os processos de gestão educacionais que precisam estar presentes na educação a distância? No que diferem (e se diferem) dos processos do ensino presencial? Estes são alguns questionamentos que orientarão a oficina proposta.

Discutir e traçar um paralelo entre os principais processos envolvidos na gestão da educação presencial e a distância, destacando os elementos desejáveis em uma arquitetura pedagógica, como: os aspectos organizacionais, instrucionais, metodológicos e tecnológicos.

 Apresentar as funções básicas da administração e sua aplicação na gestão educacional.  Discutir as visões (ou alternativas) de gestão de processos.  Identificar quais são os processos de gestão necessários para operacionalização de cursos (presenciais ou a distância).  Verificar quais as principais diferenças existentes nestes processos de gestão na modalidade presencial e a distância.

 As funções básicas da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle;  A gestão de processos e suas alternativas (gestão funcional e gestão por processos);  Processos de gestão educacionais e sua classificação segundo os elementos desejáveis na arquitetura pedagógica;  Processos de gestão educacionais nas modalidades presencial e a distância: pontos de encontros e desencontros.

Gestores, professores e alunos interessados em entender os processos de gestão educacionais, bem como discutir as relações destes processos nas modalidades presencial e à distância.

A partir do estudo destes objetos, o aluno construirá competências que o permitirão compreender os processos de gestão educacionais existentes nas modalidades de educação presencial e virtual, de modo a aplicar os conceitos em suas práticas e contextos de trabalho.

Divididas em quatro semanas: 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana

 Levantamento pelo professor (presencial) do conhecimento que a turma tem sobre administração, bem como experiência na gestão de cursos;  Leitura de um texto/apresentação base sobre o tema gestão (texto produzido pelo grupo com a utilização da metáfora musical) e após discussão no fórum específico. Questões direcionadoras do Fórum:  a. como os processos de gestão educacionais utilizam os conhecimentos básicos da administração?  b. quais são os diferentes processos a ser realizados pelo gestor educacional?  c. como a metáfora da prática musical em conjunto se relaciona com esse gestor educacional?  d. como os participantes do curso vêem em suas práticas o que o texto apresenta?  Os alunos poderão registrar suas reflexões pessoais a respeito das propostas da semana no diário de bordo.

 Discussão (presencial) sobre os processos de gestão educacionais, quais são eles e como ocorrem. Os processos não citados pelos alunos serão acrescentados pelo professor.;  Classificação dos processos citados em uma das categorias da arquitetura pedagógica (organizacional, instrucional, metodológica e tecnológica). Para tal, divide- se a turma em 4 grupos e depois faz-se um fechamento com a apresentação dos grupos e validação da classificação realizada.

 Bate-papo virtual sobre os processos de gestão educacionais nas modalidades presenciais e a distância;  Trabalho em grupos: A partir dos processos discutidos na semana anterior, os grupos devem fazer um paralelo sobre os processos de gestão educacional nas modalidades presenciais e a distância. Atividades:

 Apresentação dos trabalhos dos grupos;  Fechamento da disciplina procurando resgatar os aspectos semelhantes e diferentes encontrados nas duas modalidades, bem como a importância dos conhecimentos de administração na gestão de cursos. Atividades:

 Instrumentos do avaliação: trabalhos individuais e em grupo, participação dos fóruns e chats, auto- avaliação (através de diário de bordo) e seminários;  Itens a serem avaliados: conteúdo e organização dos trabalhos desenvolvidos; interação com as discussões dos colegas nos fóruns e chats, freqüência no AVA.

 Atividades à distância síncronas como chats, e assíncronas como fóruns, s e diário de bordo;  Atividades presenciais que permitam a troca de experiências entre os alunos, apresentação de trabalhos e seminários, realização de atividades práticas.

 Slides e vídeos sobre gestão e gestão de processos;  Texto base construído pelo grupo de educadores responsáveis pela oficina com os conceitos de gestão, gestão por processos, gestão educacional;  Utilização de metáforas relacionadas à práticas musicais em conjunto;  Artigos de referência nas áreas de gestão, gestão educacional;  Utilização de um ambiente virtual (qualquer ambiente que possua as ferramentas citadas, pois um OA pode ser utilizado em qualquer ambiente).

 Participar dos fóruns de discussão respondendo aos questionamentos do professor e interagindo com os colegas da turma;  Participar do grupo de trabalho na execução das atividades propostas;  Participar das discussões sejam elas presenciais ou à distância.

 Ler e responder s dos alunos diariamente, não deixando ultrapassar 24h do seu recebimento;  Comentar todos os trabalhos postados pelos alunos, orientando-os quanto a necessidade de refazê-los e quanto aos prazos de entrega.