Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Movimento em I dimensão
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aplicação de mapas conceituais na educação
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Comunicação e Interação
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Em busca de uma compreensão
MAPAS CONCEITUAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aprendizagem Significativa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Prof. Roberto Ruas Alunos: Luciano, Edar
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Importância da Leitura
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Mapas Conceituais.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Trabalho de Engenharia de Software II
Laboratório de Aprendizagem
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Disciplina: MAT Laboratório de Matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Tendências atuais do ECLE
Plano de Trabalho Docente
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Utilização Eficaz do PowerPoint
1 ABORDAGENS DE ECLE COM BASE EM PROCESSOS CAP. 5 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA DOCENTE: Dr. Giovana Gomes Albino DISCENTE:
Mapa conceptual: una estrategia polimodal en la enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras. Ministrantes: Cecilia Willi Grasiele Hoffmann Mirella Giracca.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel.
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS MAPAS CONCEITUAIS Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS

Resumo Mapas conceituais são apresentados como instrumentos potencialmente úteis no ensino, na avaliação da aprendizagem e na análise do conteúdo curricular. São oferecidos vários exemplos de mapas conceituais, usados na instrução em Física, enfocando estas três áreas. Ao final, os mapas conceituais são discutidos do ponto de vista da troca de significados e são dados exemplos adicionais em outras áreas de conhecimento. Além disso, distingue-se entre mapas conceituais, entendidos como mapas de conceitos, e outros tipos de diagramas.

O que são mapas conceituais De uma maneira ampla, mapas conceituais são apenas diagramas que indicam relações entre conceitos. Mais especificamente, podem ser interpretados como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de um corpo de conhecimento ou de parte dele. Ou seja, sua existência deriva da estrutura conceitual de um conhecimento.

Em princípio, esses diagramas podem ter uma, duas ou mais dimensões Em princípio, esses diagramas podem ter uma, duas ou mais dimensões. Mapas unidimensionais são apenas listas de conceitos que tendem a apresentar uma organização linear vertical. Embora simples, tais mapas dão apenas uma visão grosseira da estrutura conceitual, por exemplo, de uma disciplina ou subdisciplina. Mapas bidimensionais tiram partido também da dimensão horizontal, permitindo, portanto, uma representação mais completa das relações entre os conceitos, por exemplo, de uma disciplina.

Mapa Conceitual Assim sendo, daqui para frente mapas conceituais devem ser entendidos como diagramas bidimensionais que procuram mostrar relações hierárquicas entre conceitos de um corpo de conhecimento e que derivam sua existência da própria estrutura conceitual desse corpo de conhecimento

“um mapa conceitual” x “o mapa conceitual” Mapas conceituais podem ser traçados para toda uma disciplina, para uma subdisciplina, para um tópico específico de uma disciplina e assim por diante. Existem várias maneiras de traçar um mapa conceitual, ou seja, há diferentes modos de representar uma hierarquia conceitual em um diagrama. Além disso, mapas conceituais traçados por diferentes especialistas em uma mesma área de conhecimento, provavelmente, refletirão pequenas diferenças de compreensão e interpretação das relações entre conceitos-chave dessa área.

Um modelo para mapeamento conceitual A figura l mostra um modelo simplificado para fazer um mapa conceitual, tomando como base o princípio ausubeliano (Ausubel, 1980) da diferenciação conceitual progressiva. Neste modelo,os conceitos mais gerais e inclusivos aparecem na parte superior do mapa. Prosseguindo, de cima para baixo no eixo vertical, outros conceitos aparecem em ordem descendente de generalidade e inclusividade até que, ao pé do mapa, chega-se aos conceitos mais específicos. Exemplos também podem aparecer na base do mapa. Linhas que conectam conceitos sugerem relações entre os mesmos, inclusive relações horizontais.

Este modelo propõe uma hierarquia vertical, de cima para baixo, indicando relações de subordinação entre conceitos. Conceitos que englobam outros conceitos aparecem no topo, conceitos que são englobados por vários outros aparecem na base do mapa. Conceitos com aproximadamente o mesmo nível de generalidade e inclusividade aparecem na mesma posição vertical. O fato de que diferentes conceitos possam aparecer na mesma posição vertical dá ao mapa sua dimensão horizontal.

MAPA CONCEITUAL DAS FORÇAS DE INTERAÇÃO DA NATUREZA

MAPA CONCEITUAL DA MECÂNICA

Mapa Conceitual (GREF)

Uso dos Mapas Conceituais De um modo geral, mapas conceituais podem ser usados como instrumentos de ensino e/ou de aprendizagem. Além disso, podem também ser utilizados como auxiliares na análise e planejame nto do currículo (Stewart et al., 1979), particularmente na análise do conteúdo curricular.Todavia, em cada um destes usos, mapas conceituais podem ser sempre interpretados como instrumentos para "negociar significados" (ver p. 22).

Mapas conceituais como instrumentos didáticos Como instrumentos didáticos, os mapas propostos podem ser usados para mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados em uma aula, em uma unidade de estudo ou em um curso inteiro. Eles explicitam relações de subordinação e superordenação que possivelmente afetarão a aprendizagem de conceitos. São representações concisas das estruturas conceituais que estão sendo ensinadas e, como tal, provavelmente facilitarão aprendizagem dessas estruturas.

Contudo, contrariamente a textos e outros materiais instrucionais, mapas conceituais não dispensam explicações do professor. A natureza idiossincrática de um mapa conceitual, dada por quem faz o mapa (o professor, no caso), torna necessário que o professor guie o aluno através do mapa quando o utiliza como recurso instrucional (Bogden, 1977). Além disso, apesar de que os mapas podem ser empregados para dar uma visão geral prévia do que vai ser estudado, eles devem ser usados preferente-mente quando os alunos já têm uma certa noção do assunto. Neste caso, podem ser utilizados para integrar e reconciliar relações entre conceitos e promover a diferenciação conceitual. Os conceitos e as linhas que ligam conceitos em um mapa conceitual não terão significado para os alunos a menos que sejam explicados pelo professor e que os estudantes tenham pelo menos alguma familiaridade com a matéria de ensino.

Mapa Conceitual Termodinâmica