Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.

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Transcrição da apresentação:

Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Oficina – SAEPI – 5º ano EF – Língua Portuguesa RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEPI 2012 Adriana Assis Rosa Ronzani

SAEPI 2012 Objetivos. Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.. Apresentar e interpretar a Escala de Proficiência, considerando os agrupamentos de seus intervalos (Padrões de Desempenho Estudantil).. Analisar e interpretar pedagogicamente os resultados da avaliação de Língua Portuguesa.

SAEPI 2012 O CAEd O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas promovidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas com o objetivo de modernizar a gestão educacional.

SAEPI 2012 Por que avaliar um sistema educacional? Para obter informações sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos estudantes com vistas à implementação de políticas públicas e à organização dos processos de ensino e de aprendizagem.

SAEPI 2012 Testes de Proficiência Questionários Contextuais Oferecer uma medida Desempenho Escolar

Testes de Proficiência.Os testes de proficiência têm como objetivo aferir habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização..Cada habilidade é descrita por um descritor.

SAEPI 2012 Competências e Habilidades Competências referem-se às diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas. As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993

SAEPI 2012 Matriz de Referência para Avaliação Elemento base de origem dos testes utilizados no SAEPI. Garante legitimidade e transparência à avaliação. É formada por um conjunto de descritores que, agrupados em tópicos/temas, apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala. Não abarca todo o currículo escolar. Por isso, não pode ser confundida com parâmetros curriculares, Base Curricular Comum, procedimentos ou estratégias de ensino ou Orientações Teórico-Metodológicas, nem com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

SAEPI 2012

• Texto • Unidade comunicativa – e significativa – por excelência O estudo da gramática e o estudo das estruturas linguísticas Redirecionamento do enfoque da prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa Compõem o texto

SAEPI 2012 MATRIZ DE REFERÊNCIA Conjunto de descritores Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias.

• Dinâmica da Matriz SAEPI 2012

Tópicos D1 - Localizar informações explícitas em um texto. D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. D6 – Identificar o tema central de um texto. D11 – Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.

D5 – Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto etc.) D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D8 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D14 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

D10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

SAEPI 2012 Item.É uma questão do teste de larga escala;. Avalia uma única habilidade, portanto o item é unidimensional.. A habilidade é apresentada por meio de cada descritor que compõe a matriz de referência

Enunciado Suporte Comando Gabarito Distratores

• Dinâmica dos Itens a)Resolva o item. b)Identifique a habilidade avaliada pelo item em análise. c)Elabore hipóteses cognitivas para os distratores (alternativas erradas). SAEPI 2012

Gabarito: A D1

Gabarito: B D4

Gabarito: C D6

Gabarito: B D3

Gabarito: A D11

Gabarito: B D5

Gabarito: A D9

Gabarito: A D15

Gabarito: C D2

Gabarito: B D7

Gabarito: A D8

Gabarito: B D12

Gabarito: B D14

Gabarito:D D13

Gabarito: A D10

Interpretação pedagógica dos resultados do 5º ano do Ensino Fundamental

DOMÍNIOS E COMPETÊNCIAS Escala de Proficiência

NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA

PADRÕES DE DESEMPENHO

GRAU DE COMPLEXIDADE DA COMPETÊNCIA

Padrões de desempenho

Resultados

Formas de Apresentação dos Resultados. Percentual de acerto por descritor. Proficiência Média – médias comparadas. Participação. Evolução do percentual de alunos por padrão de desempenho. Distribuição do percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho

MODELO

Escala 1)Qual é a proficiência média do estado? 2)Qual é a proficiência média da escola? 3)Qual é o número estimado de estudantes da escola? 4)Qual foi a participação efetiva dos estudantes da escola? 5)Qual a quantidade de estudantes da escola em cada padrão de desempenho? 6)Qual a quantidade de estudantes da escola nos intervalos mais elevados da escala ( adequado + avançado)? 7)Qual o percentual de estudantes nos intervalos acima da média, abaixo da média e na média da escola?

Muito obrigada! Sucesso! Adriana Assis Rosa Ronzani