Aprendizado depende de:

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Transcrição da apresentação:

Aprendizado depende de: Escola Educação Aspectos biológicos Família Aptidão Oportunidade

Aspectos biológicos da criança Dados de nascimento (prematuridade, sofrimento fetal) Dados de desenvolvimento motor Dados de desenvolvimento de linguagem Dados de desenvolvimento social

Contexto da escolaridade Nascimento Desenvolvimento Início da escolaridade Queixa escolar

Dificuldade escolar Dificuldade global de aprendizagem? Dificuldade especifica de aprendizado? Dificuldade social? Dificuldade de coordenação? Falta de motivação? Alteração do comportamento?

Dificuldade global de aprendizado Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão

Dificuldade específica de aprendizado Dificuldade de coordenação Dificuldade de linguagem expressiva Dificuldade de linguagem receptiva-expressiva Dificuldade fonológica (trocas, omissões) Dificuldade de leitura Dificuldade de escrita Dificuldade para matemática

Dificuldade de aprendizado global específica

Dificuldade global de aprendizado Retardo mental Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade Espectro autístico Depressão

desenvolvimento normal Espectro autístico desenvolvimento normal retardo mental

Retardo mental DEFINIÇÕES: CID 10 Desenvolvimento interrompido ou incompleto da mente. DSM IV Desenvolvimento atrasado, mas que segue os estágios normais.

Prevalência 1 a 2% da população Retardo mental Prevalência 1 a 2% da população

Retardo mental Etiologia Acometimento cognitivo Inabilidade para realizar determinadas tarefas / atividades Limitação social

PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Espectro Autístico 1 para cada 500 nascidos

Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados PDD=Pervasive Development Disorders ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento interação social PDD Comportamento e interesses repetitivos e estereotipados comunicação

melhora agrava INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS) Causa biológica Dificuldade para compartilhar atenção Comprometimento do recebimento e processamento de informações sociais Comprometimento da habilidade para se comunicar e socializar:  Dificuldade para iniciar contato com olhar e gestos com objetivo de compartilhar Dificuldade para participar em atividades que envolvam “turn-taking” melhora agrava Com o tempo o ambiente (pais, irmãos etc.) Estimula menos socialmente a criança INTERVENÇÃO PRECOCE (INICIAR ANTES DOS 4 ANOS)

Transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade desatenção TDAH hiperatividade impulsividade

Desatenção freqüentemente não presta atenção a detalhes e faz erros por descuido nas tarefas escolares, trabalho ou outras atividades; freqüentemente tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos; freqüentemente parece não escutar quando lhe falam diretamente; freqüentemente não segue as instruções até o final e não termina tarefas escolares, atribuições domésticas, ou deveres no trabalho (que não seja devido a comportamento opositivo ou incapacidade de entender as instruções);

Desatenção (continuação) freqüentemente tem dificuldades em organizar tarefas e atividades; freqüentemente evita, desgosta ou é relutante em se engajar em tarefas que exigem esforço mental mantido (tais como tarefas escolares e domésticas); freqüentemente perde coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas; é freqüentemente distraído com facilidade por estímulos externos; é freqüentemente esquecido em atividades diárias.

Hiperatividade freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; freqüentemente corre ou trepa nas coisas em demasia, nas situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode ser sensação subjetiva de inquietude); com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; freqüentemente está "a mil por hora" ou "a todo vapor"; freqüentemente fala em demasia.

Impulsividade freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez; freqüentemente se intromete ou interrompe os outros.

Causa x conseqüência da dificuldade escolar Depressão Quadro clínico Causa x conseqüência da dificuldade escolar

Prevalência na população DAMP 4 – 7% déficit de atenção com hiperatividade 7 % desordem do desenvolvimento da coordenação 4% autismo e Asperger

“ Todo problema complexo tem uma solução simples... Tratamento “ Todo problema complexo tem uma solução simples... ...QUE É ERRADA”

Recado telefônico “Quero um medicamento para a minha filha pois não está conseguindo decorar nada e amanhã tem prova.”

INÚTIL PENSAR X doença = Y remédio

ÚTIL ENTENDER... a queixa da criança a queixa da família a história natural do problema as conseqüências do problema (depressão, baixa estima) o que significa medicação para aquela família

Tratamento Procurar as qualidades da criança Orientação familiar Avaliar a necessidade de medicação Avaliar a necessidade de tratamento psicopedagógico, fonoaudiológico ou de psicomotricidade Constante comunicação com a escola, família e com outros profissionais

CUIDADO !!!!!! MAUS TRATOS ESCOLARES