Inovação a exploração de uma idéia criativa que soluciona um problema ou tira proveito de uma oportunidade
Não se cria uma cultura de inovação da noite para o dia Não se cria uma cultura de inovação da noite para o dia. Da mesma forma, não é possível termos uma empresa inovadora sem pessoas inovadoras,
Toda pessoa tem potencial para inovar, mas…
atrofiando esta capacidade mas anos submetidos a um sistema de ensino cartesiano e inseridos em culturas corporativas que privilegiam a repetição à imaginacão, acabam atrofiando esta capacidade
uma mente inovadora
O MUNDO DE LEONARDO DA VINCI
OS FEITOS DE LEONARDO DA VINCI ARTE & CIÊNCIA INTEGRADOS
O CÉREBRO DE LEONARDO DA VINCI
O MUNDO DE LEONARDO DA VINCI 1507
PENSAMENTO ANALÍTICO Mindset predominante do Século XVII até o fim do Século XX O comportamento do todo pode ser compreendido por meio do estudo das partes. O todo é previsível. O futuro repete o passado, em um processo linear. O universo é governado por uma ordem. Tudo pode ser objetivado. A emoção atrapalha o julgamento.
Produto do pensamento analítico
FALTA DE VISÃO DE LONGO PRAZO: LIMITES DO PENSAMENTO ANALÍTICO
Limites do pensamento analítico: O todo é mais que a soma das partes.
PROSUMERS
COM.PLE.XI.DA.DE Conectividade tecnológica e social Incerteza e ansiedade Pressão por resultados Hipercompetitividade Consumidores mais informados Crise ambiental Crescimento sustentável
Complicado
Complexo
complexo = natureza plural
i.ne.fi.ci.ên.ci.a PROBLEMA do modelo de pensamento vigente para lidar com a complexidade do mundo atual
competências para inovação. DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em competências para inovação.
lidar com a complexidade DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em lidar com a complexidade
lidar com a MUDANÇA CONSTANTE DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em lidar com a MUDANÇA CONSTANTE
SOLUÇÃO: REINTEGRAR OS SABERES Science Art
SOLUÇÃO: REINTEGRAR OS SABERES DESIGN THINKING
APRESENTANDO
Série de produtos, serviços e experiências orientados pelo design thinking, com a finalidade de promover uma cultura de inovação nas empresas
INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO OBSERVAMOS IMAGINAMOS CAOS FUTURO INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE OBSERVAMOS IMAGINAMOS NOVO SABER APRENDEMOS ANÁLISE REALIZAMOS ENTENDEMOS ERRO ACERTO TESTAMOS PROPOMOS SÍNTESE
INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO VISÃO SISTÊMICA LÓGICA ABDUTIVA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA EMPATIA PENSAMENTO CRÍTICO PENSAMENTO INTEGRATIVO PROTOTIPIA
INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO OBSERVAMOS IMAGINAMOS CAOS FUTURO INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE OBSERVAMOS IMAGINAMOS NOVO SABER APRENDEMOS ANÁLISE REALIZAMOS ENTENDEMOS ERRO ACERTO TESTAMOS PROPOMOS SÍNTESE
NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS INNOVATION: AS A COLLECTIVE PROCESS IMAGINAMOS OBSERVAMOS INNOVATION: AS A COLLECTIVE PROCESS NÓS APRENDEMOS NÓS REALIZAMOS NÓS ENTENDEMOS NÓS PROPOMOS
DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA EU SOU PROTAGONISTA EU EU EU EU INNOVATION: AS A COLABORATIVE PROCESS EU EU EU EU EU EU TENHO UMA IDÉIA! EU EU EU EU EU PÕE NA REDE! EU EU EU EU EU EU NÓS TEMOS UMA IDÉIA DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU
DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA INNOVATION: AS A COLABORATIVE PROCESS C CRIAÇÃ NÓS TEMOS UMA IDÉIA DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA
06 drivers O programa é pautado no desenvolvimento de seis competências essenciais para lidar com a complexidade no mundo contemporâneo
01 Inteligência Qualitativa Poder de julgamento; Reconhecimento de padrões de comportamento; Saber olhar; Saber ouvir; ETC
02 Pensamento Integrativo Proposição de novos modelos a partir da integração de situações divergentes.
03 Visão Sistêmica Reconhecimento de relações não-causais em um problema dado; Visão de longo prazo; Entendimento de como o todo é afetado pela interações entre as partes
04 Pensamento Abdutivo Capacidade de imaginar cenários futuros e de gerar hipóteses.
05 Know Why Capacidade de identificar e elaborar problemas
06 Fazer Acontecer Capacidade de realizar.
CURSOS SÉRIE FEED (MY BRAIN) BRIEFING DESIGN DA INFORMAÇÃO COOLHUNTING CUSTOMER INSIGHTS DESIGN THINKING PARA QUEM NÃO É DESIGNER PROBLEM-FINDING AND FRAMING PROBLEM-SOLVING
PALESTRAS SÉRIE UP (TO DATE) PENSAMENTO INTEGRATIVO – Roger Martin DESIGN THINKING – Tim Brown, David Kelley INOVAÇÃO - Gary Hamel, Charles Bezerra COMPLEXIDADE X SIMPLICIDADE – Frtijof Kapra, John Maeda TENDÊNCIAS – Chris Anderson – Wired VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO - Fernanda Viégas
SÉRIE UP (TO DATE) Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS.
Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS. SÉRIE UP (TO DATE) Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS.
SÉRIE WIN.WIN PRODUTOS E SERVIÇOS Visita a empresas inovadoras em áreas de negócios completamente diferentes do negócio do Cliente. Recepção de colaboradores das empresas visitadas. PRODUTOS E SERVIÇOS SÉRIE WIN.WIN
SÉRIE MINDSETTING
OFICINAS e JAMs* SÉRIE MINDSETTING IDÉIAS DISRUPTIVAS IDÉIAS INCREMENTAIS PROTOTIPAGEM DE IDEIAS DESIGN DE NEGÓCIOS DESIGN DE ESTRATÉGIAS DESIGN DE SERVIÇOS ERRO E INOVAÇÃO
SÉRIE MINDSETTING
SÉRIE DA VINCI TO GO
SÉRIE DA VINCI TO GO
SÉRIE DA VINCI TO GO
SÉRIE INSIGHTS Filmes. Casos. Inspiração para a ousadia.
DA VINCI online
Design é sobre transformar Prêmio Nobel de Economia uma situação atual em uma situação desejada. Herbert Simon Prêmio Nobel de Economia
OBRIGADA! Denise Eler denise.eler@isvorfiat.com.br