Inovação a exploração de uma idéia criativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente organizacional
Advertisements

O PROCESSO ESTRATÉGICO
Regina Célia Baptista Belluzzo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Gestão do Conhecimento
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO Prof.: Samir Silveira.
Inovação Estratégica CEAG - FGV Inovação e Gestão – Desafios da Mudança Prof. Leopoldo Cezar Almeida Fernanda Telles Gabriele Kamada Maria Teresa M. Prandini.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Avaliação de vendedores
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
Tema Gestão do Conhecimento:.
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
TEXTO 1 Desafio 1: Como criar uma democracia de idéias? Como criar uma organização em que todos possam se manifestar e as idéias concorram unicamente por.
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Inovação e Colaboração Requisito de Competitividade de Negócios
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
Logística empresarial universidade de Brasília Grupo 19S
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
Curso de Especialização em Gestão de IES
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
conhecimentos em resultados
Recursos Humanos do Projeto
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
BH Comunicação. Sobre a Confluência: A Confluência cria um ambiente possível para as empresas testarem hipóteses a fim de desenvolverem seus negócios.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
INTERNAL USE ONLY Gestão de Riscos Estratégicos Outubro 21, 2013 Carlos Cortés Superintendente de Engenharia de Riscos Zurich Brasil Seguros.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Introdução ao Planejamento
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Treinamento de GCM.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?
A inovação como um processo de gestão
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Design na Era da Economia Criativa Lincoln Seragini Seragini Brand Innovation 1 Seminário: Design & Inovação ___________________________________________.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Tomada De Decisão.
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
Transcrição da apresentação:

Inovação a exploração de uma idéia criativa que soluciona um problema ou tira proveito de uma oportunidade

Não se cria uma cultura de inovação da noite para o dia Não se cria uma cultura de inovação da noite para o dia. Da mesma forma, não é possível termos uma empresa inovadora sem pessoas inovadoras,

Toda pessoa tem potencial para inovar, mas…

atrofiando esta capacidade mas anos submetidos a um sistema de ensino cartesiano e inseridos em culturas corporativas que privilegiam a repetição à imaginacão, acabam atrofiando esta capacidade

uma mente inovadora

O MUNDO DE LEONARDO DA VINCI

OS FEITOS DE LEONARDO DA VINCI ARTE & CIÊNCIA INTEGRADOS

O CÉREBRO DE LEONARDO DA VINCI

O MUNDO DE LEONARDO DA VINCI 1507

PENSAMENTO ANALÍTICO Mindset predominante do Século XVII até o fim do Século XX O comportamento do todo pode ser compreendido por meio do estudo das partes. O todo é previsível. O futuro repete o passado, em um processo linear. O universo é governado por uma ordem. Tudo pode ser objetivado. A emoção atrapalha o julgamento.

Produto do pensamento analítico

FALTA DE VISÃO DE LONGO PRAZO: LIMITES DO PENSAMENTO ANALÍTICO

Limites do pensamento analítico: O todo é mais que a soma das partes.

PROSUMERS

COM.PLE.XI.DA.DE Conectividade tecnológica e social Incerteza e ansiedade Pressão por resultados Hipercompetitividade Consumidores mais informados Crise ambiental Crescimento sustentável

Complicado

Complexo

complexo = natureza plural

i.ne.fi.ci.ên.ci.a PROBLEMA do modelo de pensamento vigente para lidar com a complexidade do mundo atual

competências para inovação. DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em competências para inovação.

lidar com a complexidade DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em lidar com a complexidade

lidar com a MUDANÇA CONSTANTE DESAFIO Hoje, o maior desafio de toda empresa que deseja manter-se ou tornar-se competitiva passa pela capacitação de seus stakeholders em lidar com a MUDANÇA CONSTANTE

SOLUÇÃO: REINTEGRAR OS SABERES Science Art

SOLUÇÃO: REINTEGRAR OS SABERES DESIGN THINKING

APRESENTANDO

Série de produtos, serviços e experiências orientados pelo design thinking, com a finalidade de promover uma cultura de inovação nas empresas

INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO OBSERVAMOS IMAGINAMOS CAOS FUTURO INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE OBSERVAMOS IMAGINAMOS NOVO SABER APRENDEMOS ANÁLISE REALIZAMOS ENTENDEMOS ERRO ACERTO TESTAMOS PROPOMOS SÍNTESE

INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO VISÃO SISTÊMICA LÓGICA ABDUTIVA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA EMPATIA PENSAMENTO CRÍTICO PENSAMENTO INTEGRATIVO PROTOTIPIA

INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE FUTURO OBSERVAMOS IMAGINAMOS CAOS FUTURO INNOVATION: AS A LEARNING EXPERIENCE OBSERVAMOS IMAGINAMOS NOVO SABER APRENDEMOS ANÁLISE REALIZAMOS ENTENDEMOS ERRO ACERTO TESTAMOS PROPOMOS SÍNTESE

NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS NÓS INNOVATION: AS A COLLECTIVE PROCESS IMAGINAMOS OBSERVAMOS INNOVATION: AS A COLLECTIVE PROCESS NÓS APRENDEMOS NÓS REALIZAMOS NÓS ENTENDEMOS NÓS PROPOMOS

DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA EU SOU PROTAGONISTA EU EU EU EU INNOVATION: AS A COLABORATIVE PROCESS EU EU EU EU EU EU TENHO UMA IDÉIA! EU EU EU EU EU PÕE NA REDE! EU EU EU EU EU EU NÓS TEMOS UMA IDÉIA DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA EU EU EU EU EU EU EU EU EU EU

DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA INNOVATION: AS A COLABORATIVE PROCESS C CRIAÇÃ NÓS TEMOS UMA IDÉIA DE COMO MELHORAR ESTA IDÉA

06 drivers O programa é pautado no desenvolvimento de seis competências essenciais para lidar com a complexidade no mundo contemporâneo

01 Inteligência Qualitativa Poder de julgamento; Reconhecimento de padrões de comportamento; Saber olhar; Saber ouvir; ETC

02 Pensamento Integrativo Proposição de novos modelos a partir da integração de situações divergentes.

03 Visão Sistêmica Reconhecimento de relações não-causais em um problema dado; Visão de longo prazo; Entendimento de como o todo é afetado pela interações entre as partes

04 Pensamento Abdutivo Capacidade de imaginar cenários futuros e de gerar hipóteses.

05 Know Why Capacidade de identificar e elaborar problemas

06 Fazer Acontecer Capacidade de realizar.

CURSOS SÉRIE FEED (MY BRAIN) BRIEFING DESIGN DA INFORMAÇÃO COOLHUNTING CUSTOMER INSIGHTS DESIGN THINKING PARA QUEM NÃO É DESIGNER PROBLEM-FINDING AND FRAMING PROBLEM-SOLVING

PALESTRAS SÉRIE UP (TO DATE) PENSAMENTO INTEGRATIVO – Roger Martin DESIGN THINKING – Tim Brown, David Kelley INOVAÇÃO - Gary Hamel, Charles Bezerra COMPLEXIDADE X SIMPLICIDADE – Frtijof Kapra, John Maeda TENDÊNCIAS – Chris Anderson – Wired VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO - Fernanda Viégas

SÉRIE UP (TO DATE) Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS.

Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS. SÉRIE UP (TO DATE) Inspiração para a ousadia. PALESTRAS. FILMES. CASOS.

SÉRIE WIN.WIN PRODUTOS E SERVIÇOS Visita a empresas inovadoras em áreas de negócios completamente diferentes do negócio do Cliente. Recepção de colaboradores das empresas visitadas. PRODUTOS E SERVIÇOS SÉRIE WIN.WIN

SÉRIE MINDSETTING

OFICINAS e JAMs* SÉRIE MINDSETTING IDÉIAS DISRUPTIVAS IDÉIAS INCREMENTAIS PROTOTIPAGEM DE IDEIAS DESIGN DE NEGÓCIOS DESIGN DE ESTRATÉGIAS DESIGN DE SERVIÇOS ERRO E INOVAÇÃO

SÉRIE MINDSETTING

SÉRIE DA VINCI TO GO

SÉRIE DA VINCI TO GO

SÉRIE DA VINCI TO GO

SÉRIE INSIGHTS Filmes. Casos. Inspiração para a ousadia.

DA VINCI online

Design é sobre transformar Prêmio Nobel de Economia uma situação atual em uma situação desejada. Herbert Simon Prêmio Nobel de Economia

OBRIGADA! Denise Eler denise.eler@isvorfiat.com.br