Quem Somos?
Mesmo sendo uma casa especializada em frutos do mar, em sua maioria grelhados, o Estrela do Mar é um restaurante com cardápio coringa. No menu as opções passeiam por criações inspiradas na culinária regional e internacional e compõem saladas, pratos leves e grelhados de vários tipos de peixe e carne, além de massas , muquecas e entre outros. Além de oferecer uma vasta iguaria de vinhos tintos, brancos e espumantes nacionais, chilenos, franceses, italianos, alemães e portugueses. Basta escolher a melhor opção para harmonizar com sua refeição.
Planejamento
Como a empresa define o planejamento? Através de uma analise criteriosa de todos os setores do estabelecimento, visando o custo e a capacidade de elaboração do planejamento , focando no cumprimento das metas estabelecidas.
Que tipo de metas e objetivos são traçados? Ampliar a nossa rede pela cidade de Recife. E tal meta foi atingida na abertura da sede do Restaurante Estrela do Mar no Bairro de Benfica.
Qual a missão e visão da empresa? A missão do restaurante é oferecer um conjunto de serviços, mas com qualidade. Entre eles estão servir uma ótima refeição e atender maravilhosamente bem os clientes, tornando o momento agradável. E a visão é tornar-se referência no ramo de restaurantes na cidade de Olinda.
Quais as ameaças mais presentes no ambiente externo? A falta de sinalização na cidade para indicar os acessos; A falta de manutenção nas vias, causando transtorno no trânsito e na movimentação de pedestres e a ciclo faixa que não é respeitada com carros estacionados em cima dela.
Quais as oportunidades mais presentes no ambiente externo? A Orla de Olinda, que atrai muitos turistas e moradores para o local.
Quais os pontos fortes e fracos no ambiente externo? Pontos fortes - A Orla de Olinda localizada na frente do Restaurante e a Sé de Olinda, a poucos metros do local. Pontos fracos - A falta de segurança na cidade.
Quais os pontos fracos e fortes no ambiente interno? Pontos Fortes – Os clientes que gostam do restaurante e sempre querem voltar, graças a qualidade do atendimento e das nosssas receitas. Pontos fracos – O maitre ter que autorizar quando o cliente não deseja pagar os 10%, deixando – o constrangido.
Como é realizado o processo de tomada de decisões? As decisões são tomadas pelo Diretor, mas antes passadas pelo Gerente de Alimentos e bebidas e Gerente Geral.
Organização
Como são definidas as cadeias de comando; a delegação; a autoridade e responsabilidade? A delegação: Proprietário do restaurante. Autoridade: Gerente geral e Gerente de Alimentos e Bebidas Responsabilidade: Chefe de Cozinha.
A empresa é centralizada ou descentralizada? Centralizada, as decisões passam pela direção. Principalmente as que indicam investimento e despesa.
Liderança
Quem são os líderes na empresa? A direção, o gerente geral e o gerente de Alimentos e Bebidas.
Qual o estilo de liderança mais evidente na organização? Estilo Democrático.
Que comportamentos os líderes adotam para motivar suas equipes de trabalho? Dão horários de folga aos subordinados e qualificam os funcionários colocando – os em um curso de aperfeiçoamento.
Controle
A empresa utiliza algum sistema de informação/tecnologia? Telefone, computador, página na internet.
Como são efetuados os controles financeiros para as atividades executadas? Através do Fluxo de Caixa, que registra a entrada e saída de dinheiro da empresa, receitas, despesas, contas a pagar, contas a receber e etc.
A empresa adota ferramentas da Gestão da Qualidade? Sim, o contato com os clientes e a supervisão do gerente na confecção dos pratos.
Como são efetuados os controles dos processos organizacionais? O restaurante tenta investir cada vez mais na qualidade do atendimento e de estrutura para seus clientes, tentando não abrir espaço para seus concorrentes.
Como são efetuados os controles de satisfação/manutenção dos clientes? O Gerente de Alimentos e Bebidas vai à mesa dos clientes e procura saber sobre o que acharam do restaurante, além de ter espaço para sugestões/reclamações no site do restaurante.
RESTAURANTE E BAR ESTRELA DO MAR Endereço: Av. Min. Marcos Freire, 1691 - Bairro Novo, Olinda - PE, 53030-000 Telefone : (81) 3439.3040 Site: http://www.estreladomar-pe.com.br
Universidade Federal de Pernambuco Centro De Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Hotelaria e Turismo Curso de Turismo Adriana Pirro Juliana Ramalho Luane Carli Maria Eduarda Ramos Maria Luiza Souza Natalie Chantal Ah-Time
OBRIGADA