Parte II – Plano de Negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A busca de oportunidades de negócios
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Como lidar com a concorrência
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Elaborando Um Plano de Negócios
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
O Início de um novo negócio
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
Soluções CVU para o 3º setor: Viabilidade Econômica
Empreendedorismo – Unidade 2
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Estratégias Competitivas de Marketing
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Informatização da Metodologia de Vendas - Maior Produtividade e Lucro
Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio:
Mix de Marketing O Produto
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Estrutura de Mercadorias
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
Fundamentos de economia
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Como Elaborar um Plano de Negócios Vanize Andrade Oxford Group.
O plano de Negócio.
PLANO DE NEGÓCIO Parte 2 FONTE: SEBRAE.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
ATRAÇÃO DE CLIENTES Como já comentei com vcs no início, um negócio é resumido em vender e lucrar. E isso depende do interesse de alguém em comprar. Ou.
Posicionamento High-Tech
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
O Ambiente de Marketing
Plano de negócio.
Plano de Negócios.
Empreendedorismo ________________________________________
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Plano de Negócio Exercício.
CONCORRÊNCIA.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Plano de produção ou plano operacional
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Parte II – Plano de Negócios Elementos norteadores

Análise do Mercado É fundamental para o empreendedor saber tudo sobre o mercado em que seu negócio vai atuar. Isso o ajudará a tomar decisões, enxergar boas oportunidades e criar estratégias para vencer desafios e ameaças. Para preencher os próximos tópicos você terá que conseguir informações sobre: Setor (ramo) Clientela Fornecedores Concorrência Forneça dados objetivos e sempre coerentes. Esta parte do plano de negócio é muito visada por investidores e financiadores.

Setor O objetivo deste tópico é mostrar, com clareza, porque é vantagem abrir um negócio neste setor. Quais são as principais características do ramo em que seu negócio vai atuar? É um setor em crescimento? As pessoas tem procurado por produtos/serviços como o seu? Existem muitos concorrentes? Pense nas ameaças e oportunidades que podem afetar o setor: O governo faz algum tipo de controle na produção? Você pagará algum imposto especial pelo produto? Existe matéria-prima na região para a fabricação do produto? Existe ou pode vir a existir alguma tecnologia melhor do que a sua? As vendas serão afetadas por fatores geográficos, como temperatura, estações do ano, tempo? Como as crises econômicas podem afetar o seu negócio? O público-alvo possui hábitos favoráveis ao seu negócio? Que mudanças no comportamento da sociedade podem ser vantajosas? Como a entrada de concorrentes pode afetar seu negócio? Dica: para responder às perguntas acima, procure informações em órgãos do governo, institutos de pesquisa e estatística, sindicatos, concorrência e Internet.

Clientela A satisfação do cliente deve ser a razão de ser do seu negócio. E para satisfazer o cliente você precisa primeiro conhecê-lo. A Pesquisa de Mercado ajudará você nisso. Só através dela será possível criar estratégias, melhorar seu produto/serviço para agradar o cliente e calcular o quanto irá vender. Quem serão os clientes do seu produto/serviço? Onde ele está? Qual é o seu perfil (idade, sexo, condição financeira e social, estilo de vida)? Quais são suas necessidades e comportamentos? Qual é a quantidade de possíveis consumidores e seu alcance (regional, nacional...)? Mostre que existe um mercado consumidor para o seu produto ou serviço e o que você fará para atendê-lo! Dica: Você pode pesquisar informações em órgãos como o IBGE, na Internet, ou mesmo fazer uma pesquisa por conta própria, diretamente com o cliente.

Fornecedores Quais são as empresas escolhidas para fornecer as matérias-primas para o seu produto/serviço? E para fornecer máquinas, equipamentos e outros materiais? Por que cada uma dessas empresas foi escolhida? Qual o nível de qualidade de seus produtos? Quais os pontos fortes e fracos de cada uma? Muita atenção na escolha do fornecedor. Eles afetam diretamente a qualidade do seu produto/serviço e o sucesso do seu negócio.

Concorrentes Quais são os seus principais concorrentes? Onde eles estão localizados? Quais são os pontos fortes e fracos de cada um? Qual é o espaço que seus produtos/serviços ocupam no mercado? Quais as vantagens e desvantagens que eles têm em relação ao produto/serviço oferecido por você? Como eles distribuem e anunciam os produtos? E, enfim, o que pode ser feito para superar as vantagens dos seus concorrentes? Não deixe seu negócio à mercê da concorrência. Previna-se!

Plano de Marketing O Plano de Marketing mostra o que a empresa fará para atingir seus objetivos. Depois de analisar quem é o cliente, o concorrente e o fornecedor, chegou a hora de você dizer como a empresa conquistará o consumidor, como conseguirá ser melhor que o concorrente e como seu produto começará a ganhar mercado. Enfim, você indicará agora o caminho para o sucesso. O Plano de Marketing será dividido em três partes: Propaganda Ponto Previsão de vendas

Propaganda Como você divulgará seus produtos ou serviços? Ou melhor: como o público tomará conhecimento da existência deles? O consumidor precisa saber que o seu produto existe e que trará benefícios para ele. Só assim ele decidirá comprar. A propaganda atingirá o público que você deseja conquistar? Onde será feita a divulgação? Com que freqüência (de quanto em quanto tempo)? Qual será o seu custo? Baseie-se na Análise de Mercado para tomar essas decisões. Lembre-se de que a propaganda é a chave para formar uma imagem boa do seu produto ou do seu negócio e aumentar suas vendas. Por isso, tenha cuidado ao escolher a forma de divulgá-los.

Pontos (Canais) A decisão sobre o ponto/local onde seu negócio funcionará é de extrema importância. Afinal, o produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade de conhecê-lo e de chegar até ele. Para encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde eles estão? Ao elaborar este tópico, reflita nas seguintes questões: - Onde e como seu produto ou serviço será oferecido? Será em um ponto fixo ou móvel? - Por que o local foi escolhido? - Como é a concorrência no local? É possível superá-la? Como ela afetará seu negócio?

Previsão de Vendas As projeções financeiras e a rentabilidade são os parâmetros que mostram a habilidade do comandante em guiar o navio. São os sinais internos e externos de alerta sobre o desempenho da empresa, a medida de seu avanço ou recuo. Servem para conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e fazer adaptações aos novos cenários que possam surgir. Como será o desempenho financeiro da empresa? O fluxo de caixa será positivo durante todo o período projetado? Suas receitas serão suficientes para cobrir todas as despesas? Em quanto tempo a empresa dará retorno ao investimento feito por sócios e investidores (payback)? Quanto a empresa renderá ao ano, em relação ao que foi investido (em %)?

Rentabilidade e Projeções Financeiras Com base na Análise de Mercado feita (setor, clientela, concorrência) e no Plano Financeiro, informe: Quanto você espera vender (em cada mês, ao final do primeiro ano, etc...)? Qual é o lucro esperado? Mostre que o negócio pode chegar ao lucro esperado, que o produto será procurado e despertará interesse no consumidor. Dica: explique sempre em que foi baseada esta previsão, com os pés no chão, sem tentar disfarçar a realidade.