Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto Para baixar essa aula, acesse:
Advertisements

Ecologia Numérica Aula 4: Modelagem da dinâmica bacteriana
PARTE II Microeconomia.
CCI Sênior Professor: David Lima Série: EM 2º Ano Turmas: A e B
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Função Exponencial.
Retas Tangentes Para definirmos tangência para curvas em geral, precisamos de um método dinâmico que leve em conta o comportamento das secantes que passam.
Universidade Federal Rural
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Conservação de Massa Esvaziamento de um tanque de água
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 7 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
Introdução aos Sistemas de Controle
Introdução aos Sistemas de Controle
AULA 4 Função Exponencial.
Concavidade Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto
TAXAS DE JUROS MATEMÁTICA
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Matemática – Unidade 3.
Sistemas sócio-econômicos
Aula de Monitoria – Prova
Capitalização Composta
RADIOATIVIDADE.
Prof. Roberto Cristóvão
Capítulo 11 Funções exponenciais slide 1
Equações Diferenciais
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Função Professor: Dejahyr 01/04/2017 Professor Dejahyr
2ª Aula Modelação da dinâmica de populações. Crescimento e decaimento de 1ª ordem. Equação da logística.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Aula 09 Regras de derivação: constante, potência, multiplicação por uma constante, soma e diferença, exponencial.
FUNÇÃO DE 1º GRAU.
Exponencial e Logaritmos
Teste da derivada 1ª, Teste da derivada 2ª e construção de gráficos
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
07. MAIS MODELOS OBJETIVOS:
103. Crescimento com uma Fonte Não Renovável (NONRENEW)
Radioatividade e Matemática
2ª Aula Modelação da dinâmica de populações. Crescimento e decaimento de 1ª ordem. Equação da logística.
EDO de 2ª ordem Linear Cálculo 2 A – Turma H
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
CINÉTICA RADIOATIVA.
Prof. André Andrian Padial
Estrutura e Dinâmica Populacional
Professor Clístenes Cunha
Crescimento e Regulação Populacional
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Aula Teórica Formas Integrais das Leis Fundamentais. As três leis básicas. Sistema material e volume de controlo. Fluxo advectivo e derivada convectiva.
Limites – Aula II Prof. Zé Roque.
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Equações Diferenciais Ordinárias
Sistemas Dinâmicos com Campo de Direções Parcialmente Conhecido
Conteúdo Modelos discretos para uma única população
FUNÇÃO EXPONENCIAL.
Calculo II Prof Me Carlos Bifi
Cálculo Apresentação de Limite Elano Diniz.
Aula 04 – Matemática I – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
Unidade 7 – Funções Exponencial
Introdução a Funções Reais
Função logarítmica - características e gráficos
PC - Semana61 MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Função Exponencial Prof. Dirceu Melo.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Logaritmos Fabio Licht.
Não é função É função CD = IM Injetora e sobrejetora.
Transcrição da apresentação:

Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples As notas de aula nestas doze transparências são baseadas em H. Anton: Cálculo - um novo horizonte. Vol. 2. 1999. p.20 a p27. Modelando com ED de 1ª ordem– alguns modelos simples O crescimento populacional: População - pessoas, animais, plantas, bactérias, ... Quando não restritos à limitações especiais, tendem a crescer à taxas proporcionais ao tamanho da população. Quanto maior é a população, mais rapidamente ela cresce.

Objetivo: Encontrar uma função que forneça o tamanho da população em um instante de tempo qualquer. Assim, se y = y(t) é a função que fornece o tamanho da população em um instante t qualquer e sendo a taxa de crescimento proporcional ao tamanho da população e K a constante de proporcionalidade, então A taxa de crescimento dessa população é:

A equação diferencial de 1ª ordem é linear e a solução é Se no instante inicial t0 a população inicial é y0, temos o problema de valor inicial: e y(o)=y0 A equação diferencial de 1ª ordem é linear e a solução é solução geral e é a solução do problema de valor inicial e y(o)=y0

Exemplo (Anton, p.24): De acordo com os dados das Nações Unidas, a população mundial no começo de 1990 era de 5,3 bilhões (aproximadamente) e crescendo a uma taxa em torno de 2% ao ano. Supondo exponencial o modelo de crescimento (e mantida essa taxa anual) estimar a população mundial em: a) 2010; b) 2015; Exemplo (Anton, p.34 (número 42): Uma quantidade y tem modelo de crescimento exponencial y = y0ekt. Sabe-se que y = y1 quando t = t1. Encontrar k em termos de y0, y1 e t1.

2. Farmacologia: Quando um indivíduo ingere um remédio, este entra na corrente sanguínea e é absorvida pelo organismo no decorrer do tempo. Pesquisas médicas indicam que a quantidade da droga presente nessa corrente tende a decrescer a uma taxa proporcional à quantidade de droga presente (quanto mais droga estiver na corrente sanguínea, mais rapidamente ela será absorvida pelo organismo. Problema: Encontrar a quantidade de medicamento presente no organismo no instante t.

Objetivo: Encontrar uma função que forneça a quantidade de medicamento presente no organismo no instante t Assim, se y = y(t) é a função que fornece a quantidade de medicamento no organismo em um instante t e sendo a taxa de decrescimento proporcional à quantidade presente no organismo e K a constante de proporcionalidade, então a taxa de decrescimento dessa quantidade é onde k é positivo e o sinal negativo ocorre porque y decresce com o tempo

Assim, Se a dosagem inicial da droga é conhecida e igual a y0 temos um problema de valor inicial e y0 = y(0) Resolvendo esse problema, encontramos solução geral e é a solução do problema de valor inicial e y0 = y(0)

Modelos de crescimento exponencial Definição: Dizemos que uma quantidade y = y(t) tem um modelo de crescimento exponencial se ela crescer a uma taxa que é proporcional ao tamanho da quantidade presente. Neste caso temos o problema de valor inicial e sendo y(o) = y0 Com solução:

Modelos de decaimento exponencial Definição: Dizemos que uma quantidade y = y(t) tem um modelo de decaimento exponencial se ela decrescer a uma taxa que é proporcional ao tamanho da quantidade presente. Neste caso: e sendo y(o) = y0 Com solução:

Ex: (Anton, p.25): Decaimento radioativo (desintegração espontânea de elementos radioativos). Experimentos têm mostrado que a taxa de desintegração é proporcional à quantidade de elemento presente. Portanto, a quantidade y = y(t) de elemento radioativo é função do tempo com um modelo de decaimento exponencial. Se 100 gramas do carbono-14, cuja constante de decaimento é aproximadamente 0,000121, forem armazenados em uma caverna, quanto restará do carbono após 1000 anos? Em quanto tempo quantidade de Carbono estará reduzida pela metade?

Tempo de duplicação e meia vida Se uma quantidade y tem um modelo de crescimento exponencial então o tempo necessário para duplicar o tamanho inicial é Se uma quantidade y tem um modelo de decrescimento exponencial então o tempo necessário para que o tamanho inicial seja reduzido pela metade (meia vida) é

y0 y0/2 y0/4 y0/8