Prof. Alexandre Vasconcelos (amlv@cin.ufpe.br) ISO 9001:2008/ ISO 90003 Prof. Alexandre Vasconcelos (amlv@cin.ufpe.br)
Roteiro da Apresentação Introdução Certificação ISO 9001 Estrutura da ISO 9001 Requisitos da Norma Implantação e Auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade Pesquisa ISO 9001 Referências Bibliográficas
Introdução ISO Organização Internacional (não-governamental) para Normalização Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra, Suíça Com o propósito de desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional e uniformizar a qualidade. Tem mais de 130 países membros.
Introdução Histórico 1947: formação da ISO e início de suas atividades. Meados dos anos 70: surgimento das primeiras normas, motivadas pela baixa produtividade e qualidade na indústria européia. 1987: lançamento da primeira compilação das normas ISO 9001 e adesão da comunidade internacional. 1994: primeira revisão, com o objetivo de melhorar os requisitos e enfatizar a prevenção de ações para a garantia da qualidade. 2000: segunda revisão, detendo mais o foco no cliente e mais adequada aos princípios do TQC. 2008: terceira revisão da norma, alterações para melhorar a clareza, facilitar as traduções, melhorar a consistência com a família 9000 (principalmente a 9004), facilitar a utilização e melhorar a compatibilidade com a ISO 14001 (gestão ambiental).
Introdução Norma ISO 9001 ISO 9001:2008 ISO 90003 É um padrão internacional que “especifica requisitos para um sistema gerencial de qualidade de uma organização”. ISO 90003 Estabelece um guia para facilitar a aplicação da ISO 9001 para desenvolvimento, suporte e manutenção de software.
Certificação ISO 9001 ISO 90003 Relação com o TQC A aplicação da ISO 90003 independe de tecnologia, modelos de ciclo de vida, processos de desenvolvimento, seqüência de atividades ou estrutura organizacional. Relação com o TQC Qualquer empresa que tenha implantado o TQC satisfará a qualquer auditoria visando a certificação pela norma ISO 9001. No entanto o inverso não é sempre verdadeiro. O fato de uma empresa estar certificada pela ISO 9001 não atrapalha um programa de TQC.
Certificação ISO 9001 O que significa obter a certificação ISO 9001? Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.
Certificação ISO 9001 Pode ser usada quando a organização: Necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis; Aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema e da garantia da conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.
Certificação ISO 9001 Pontos exigidos para conceder o certificado de qualidade Diga o que faz Defina a estrutura do sistema de gestão da qualidade, a política da qualidade apropriada aos objetivos da organização e os procedimentos para assegurar a qualidade do produto/serviço e a satisfação do cliente. Faça o que diz Trabalhe de acordo com a sua política e objetivos da qualidade estabelecidos. Mostre o que faz Mantenha registros eficientes. Verifique como está o sistema Realize auditorias internas da qualidade e tome as ações necessárias.
Certificação ISO 9001 Benefícios da implantação Para a organização: Maior participação no mercado. Maior satisfação dos clientes. Redução de custos. Maior produtividade. Maior competitividade. Maior lucro. Para os clientes: Maior confiança nos produtos da organização. Satisfação em relação aos produtos adquiridos. Melhor atendimento dos requisitos. MINI CURSO.pdf
Certificação ISO 9001 Riscos da implantação Excesso de burocracia Documentação e Controles excessivos Falta de conhecimento Capacitação e Treinamentos Inadequados Desperdício (tempo, recursos, dinheiro) Atividades que não agregam valor Desmotivação Não envolvimento de todos no processo de implantação MINI CURSO.pdf
Certificação ISO 9001 ISO 9001 e Prêmios de Qualidade A ISO 9001 deve ser considerada como requisito mínimo para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9001 não significa automaticamente ter um padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Os Prêmios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Prêmio Malcolm Baldrige) e o japonês (Prêmio Deming) têm requisitos de avaliação muito mais exigentes do que as cláusulas da ISO9001. Organizações que têm sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9001 têm de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses prêmios. MINI CURSO.pdf
ISO 9001:2000 / ISO 90003
Estrutura da ISO 9001 Elementos Chave Satisfação do Cliente Atendimento, Produto, Serviço, Projeto, Produção e Entrega. Abordagem de processo Controle contínuo sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação. Indicadores de desempenho Análise das informações para saber se as metas e objetivos da qualidade estão sendo atingidos. Melhoria Contínua Pode ser aplicado o ciclo PDCA.
Estrutura da ISO 9001 Formada por 8 elementos: Objetivo Referência Normativa Termos e Definições Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Realização do produto Medição, Análise e Melhoria
Modelo de Abordagem por Processos
Sistema de Gestão de Qualidade Requisitos gerais Identificar os processos para o SGQ; Processos para Desenvolvimento, operação ou manutenção de Software Determinar a seqüência e interação desses processos; Modelos de ciclo de vida para desenvolvimento Planejamento da qualidade e do desenvolvimento Determinar critérios e métodos; Assegurar a disponibilidade de recursos e informação; Monitorar, medir e analisar esses processos; Implementar ações necessárias para atingir os resultados e a melhoria contínua; 90003 90003
Sistema de Gestão de Qualidade Requisitos de documentação Manual da qualidade; Procedimentos requeridos devem ser documentados; Documentos para assegurar o planejamento, a operação e o controle de seus processos Descrições dos processos, tais como os identificados na implementação; Descrições de instruções, procedimentos e/ou templates Descrições de modelos de ciclo de vida Descrições de ferramentas, técnicas, tecnologias e métodos Tópicos técnicos (procedimentos de codificação, projeto e desenvolvimento, testes) 90003
Sistema de Gestão de Qualidade Requisitos de documentação Controle de registros da qualidade Resultados de teste documentados; Relatórios de problemas; Requisições de mudança; Relatórios de auditorias e avaliações; Registros de revisões e inspeções; Mudanças (e o motivo); Estimativas; Como e por que ferramentas, metodologias e fornecedores; Acordos de licença de software; Atas de reuniões; Registros de liberação de software. 90003
Responsabilidade da Direção Comprometimento da Direção Comunicação da importância do atendimento aos requisitos do cliente Estabelecimento da Política de Qualidade Estabelecimento dos Objetivos da qualidade Análise crítica Disponibilização de recursos Foco no cliente Os requisitos dos clientes são determinados e atendidos Aumentar a satisfação do cliente 20/51
Responsabilidade da Direção Política da qualidade Apropriada ao propósito da organização Comprometimento em atender requisitos e melhoria contínua Proporciona estrutura para estabelecer e analisar os objetivos da qualidade Comunicada e entendida por toda a organização Analisada para a manutenção de sua adequação Planejamento Objetivos da Qualidade Estabelecidos nas funções e níveis pertinentes Mensuráveis e consistentes com a política da Qualidade 21/51
Responsabilidade da Direção Planejamento Planejamento do SGQ Assegurar PLANEJAMENTO e INTEGRIDADE do SGQ Planejamento da qualidade no Nível Organizacional Definição de modelos de ciclo de vida Definição dos artefatos de desenvolvimento Definição do conteúdo dos planos de gerência de software Identificação das ferramentas e do ambiente Identificação de reuso de software 90003
Responsabilidade da Direção Responsabilidade, Autoridade e Comunicação Responsabilidade e autoridade - definidas e comunicadas Representante da Direção Assegurar que os processos estão estabelecidos, implementados e mantidos Relatar o desempenho do SGQ Assegurar a promoção da conscientização Comunicação Interna Assegurar canais de comunicação apropriados
Responsabilidade da Direção Análise Crítica pela Direção Generalidades: Analisar o SGQ para assegurar adequação e eficácia; Manter registros das análises. Entradas para Análise Crítica Resultados de auditorias; Realimentação do cliente; Desempenho de processo e conformidade de produto; Situação das ações preventivas; Acompanhamento das ações oriundas de análises anteriores; Mudanças que possam afetar o SGQ; Recomendações para melhoria.
Responsabilidade da Direção Análise Crítica pela Direção Saídas da Análise Crítica Melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos; Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; Necessidade de recursos.
Gestão de Recursos Provisão de recursos Recursos humanos Implementar, manter e melhorar o SGQ Aumentar a satisfação do cliente Ex. pessoas, infraestrutura, ambiente de trabalho, informação, fornecedor e parceiros, recursos naturais e recursos financeiros Recursos humanos Determinar as competências necessárias para grupo da qualidade Fornecer treinamento Avaliar a eficácia das ações executadas Assegurar conscientização da importância das atividades Manter registros de treinamentos, educação, habilidade e experiência
Gestão de Recursos Infraestrutura Ambiente de Trabalho Edifícios, área de trabalho e instalações associadas Serviços de Apoio (transporte e comunicação) Processo, hardware e software Ferramentas (análise, projeto e desenvolvimento, gerência de configuração e de projeto,documentação, criação ou geração de código); Ferramentas para gestão do conhecimento, intranet, extranet; Ferramentas de rede, back-up, proteção, firewalls; Ferramentas para help desk e manutenção; Ambiente de Trabalho Identificar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho, necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos do produto 90003
Realização do Produto Planejamento da realização Determinar objetivos da qualidade e requisitos para o produto Estabelecimento de processos, documentação e recursos específicos Verificação, validação, monitoramento e inspeção (critérios de aceitabilidade) Manutenção de Registros evidenciando que o processo de realização e o produto atendem aos requisitos
Realização do Produto Processos relacionados a clientes Determinação dos requisitos relacionados ao produto Requisitos especificados pelo cliente Requisitos não especificados, mas necessários para o uso especificado Requisitos estatutários e regulamentares Qualquer requisito adicional determinado pela organização Análise crítica dos requisitos Assegurar que os requisitos estão definidos Assegurar que requisitos não fornecidos por escrito foram confirmados Assegurar que diferenças entre Contrato ou pedidos foram resolvidos Assegurar que a organização é capaz de atender os requisitos
Realização do Produto Processos relacionados a clientes Comunicação com o cliente Informações sobre o produto Consulta, contratos, manuseio de pedidos (emendas) Realimentação do Cliente (reclamações)
Realização do Produto Projeto e desenvolvimento Planejamento Determinar os estágios do projeto e desenvolvimento Análise crítica, verificação e validação de cada estágio Responsabilidades e autoridades para projeto e desenvolvimento Gerenciar interfaces entre grupos para garantir: Comunicação efetiva Clareza das responsabilidades
Realização do Produto Projeto e desenvolvimento Entradas Saídas Requisitos Funcionais e de desempenho Requisitos estatutários e regulamentares Informações de projetos similares anteriores Outros requisitos Saídas Atender aos requisitos de entrada Prover informações para aquisição, produção e fornecimento do serviço Conter ou mencionar critérios de aceitação do produto Definir características essenciais do produto (segurança e uso apropriado)
Realização do Produto Projeto e desenvolvimento Análise Crítica Avaliar a capacidade em atender requisitos Identificar problemas e propor ações necessárias Resultados devem ser registrados Verificação Assegurar que as saídas atendam os requisitos de entrada Validação Assegurar que o produto é capaz de atender os requisitos especificados Deve ser realizada antes da entrega ou da implementação do produto Controle das alterações Alterações devem ser identificadas, documentadas e controladas enquanto que os efeitos nos produtos devem ser verificados, validados e aprovados.
Realização do Produto Aquisição Processo de Aquisição Assegurar a conformidade do produto adquirido Avaliar e selecionar fornecedores com base na capacidade de fornecimento Resultados de ações e avaliações devem ser registrados Critérios para seleção, avaliação e reavaliação devem ser mantidos Informações de Aquisição Aprovação de produto, procedimento, processos e equipamentos; Qualificação de pessoal Sistema de Gestão de Qualidade Verificação do Produto Adquirido Implementar inspeções para garantir requisitos de aquisição Verificar instalações do fornecedor
Realização do Produto Produção e Fornecimento de Serviço Planejar e realizar a produção e fornecimento de serviço: Disponibilidade de informações sobre o produto Disponibilidade de Instruções de Trabalho Uso de equipamentos adequados Disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição Implementação de medição e monitoramento Implementação de processos de liberação, entrega e pós entrega
Realização do Produto Produção e Fornecimento de Serviço Validação Validar processos onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente. Identificação e Rastreabilidade Identificar o produto ao longo da sua realização Identificar a situação de inspeção Rastreabilidade - controlar e registrar a identificação única do produto. Propriedade do Cliente A organização deve ter permissão para utilizar dados do cliente para teste e operação, hardware,... Preservação de Produto Deve ser pensado na proteção contra vírus, efeitos da aplicação de criptografia, compressão e descompressão de dados,...
Realização do Produto Controle de dispositivos de Medição e Monitoramento Calibrados ou verificados periodicamente ou antes do uso Ajustado ou reajustado quando necessário Identificação da situação da calibração Protegidos contra ajuste que invalidem a calibração Protegidos contra danos e deterioração
Medição, Análise e Melhoria Generalidades Implementar processos de medição, análise e melhoria para: Demonstrar a conformidade do produto Assegurar a conformidade do SGQ Melhorar continuamente a eficácia do SGQ Incluir métodos (técnicas estatísticas) Medição e Monitoramento Satisfação do Cliente Monitorar informações da percepção do cliente, sobre os requisitos atendidos Determinação de métodos para obtenção e uso destas informações. Auditoria Interna Medição e Monitoramento de Processo Medição e Monitoramento de Produto
Medição, Análise e Melhoria Controle de Produto não conforme Esses produtos devem ser identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não intencional. Ações para eliminar as não conformidades detectadas. Autorização de uso sob concessão (autoridade ou cliente) Tomada de ações para impedir uso. 39/51
Medição, Análise e Melhoria Análise de Dados Organização deve coletar e analisar dados para melhoria do sistema sobre: Satisfação dos clientes Conformidade com os requisitos dos produtos Características do processo, produto e suas tendências Fornecedores
Medição, Análise e Melhoria Melhorias Melhoria Contínua Estabelecer um processo de melhoria Ação Corretiva Implementação de ações corretivas Eliminação das causas da não conformidade Evitar a repetição das não conformidades Ação Preventiva Avaliação de não conformidades potenciais e suas causas Prevenir sua ocorrência
Pesquisa ISO 9001 até 2004 Fonte: http://www.abntcb25.com.br/cert9000.html
Pesquisa ISO 9001 Principais motivos que levaram a obtenção da certificação: MINI CURSO.pdf 43/51
Pesquisa ISO 9001 Principais dificuldades para obtenção da certificação: MINI CURSO.pdf
Pesquisa ISO 9001 Avaliação do desempenho e competitividade após a certificação: MINI CURSO.pdf
Pesquisa ISO 9001 Principais aspectos vantajosos para a empresa com a certificação: MINI CURSO.pdf 46/51
Pesquisa ISO 9001 Aspectos considerados para a escolha do organismo de certificação: MINI CURSO.pdf
Pesquisa ISO 9001 Meio através do qual o sistema de gestão da qualidade foi implantado: MINI CURSO.pdf 48/51
Pesquisa ISO 9001 Pretensão da empresa em renovar a certificação: MINI CURSO.pdf
Pesquisa ISO 9001 Exportação após a certificação (para quem já exportava antes): MINI CURSO.pdf
Referências Bibliográficas GOMES, N. S. Qualidade de Software – Uma necessidade. UCP/PNAFM/MF SPINOLA, M. M. ISO 9000 para Software. Textos Acadêmicos. UFLA – Universidade federal de Lavras, Lavras, MG. 2003. TSUKUMO, A.N.; REGO, C.M.; SALVIANO, C.F.; AZEVEDO, L.K.M.; COSTA, M.C.C.; CARVALHO, M.B.;COLOMBO, R.M.T. Qualidade de Software: Visões de Produto e Processo de Software. ATAQS – Área de Tecnologia para Avaliação de Qualidade de Software. Junho, 1997, Campinas, São Paulo. LOBO, J.E. Experiência de Avaliação de Processos e Desenvolvimento de uma Ferramenta para Apoio Baseado na ISO/IEC TR 15504. VI Simpósio Internacional de Melhoria de Processos de Software. São Paulo, São Paulo. VOLPE, R.L.D.; SPINOLA, M.M.; PESSOA, M.S.P. A Gestão da Qualidade e a Gestão da Qualidade Total - A experiência da NEC do Brasil S.A. CAMFIELD, C.E.R.; GODOY, L.P. Análise do cenário das certificações da ISO 9000 no Brasil: um estudo de caso em empresas da construção civil em Santa Maria – RS CÔRTES, M.L. Modelos de Qualidade de SW, C-UNICAMP, 1998. http://www.iso.org/iso/en/iso9000-14000/iso9000/9001supchain.html http://www.abntcb25.com.br/cert9000.html http://www.inmetro.gov.br http://www.lrqa.com.br/index.asp