DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

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DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Almira Alves dos Santos

Requisitos para o exercício da docência Requisitos legais LDB-9.394 - Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em cursos de mestrado e doutorado.

Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Alcântara-2005 Requisitos pessoais Físicos e fisiológicos Resistência a fadiga Clareza vocal Acuidade visual Acuidade auditiva

Requisitos pessoais Psicotemperamentais Estabilidade emocional Versatilidade Iniciativa Autoconfiança Disciplina

Requisitos pessoais Psicotemperamentais Paciência Cooperação Atenção difusa

Requisitos pessoais Intelectuais Inteligência abstrata Inteligência verbal Memória Observação

Requisitos pessoais Intelectuais Raciocínio lógico Rapidez de raciocínio Precisão de raciocínio

Requisitos pessoais Intelectuais Imaginação Orientação Concentração Crítica

Requisitos técnicos Preparo especializado Cultura geral Conhecimentos e habilidades pedagógicas/andragógicas

Competências do professor Competência intuitiva Competência intelectiva Competência prática Competência emocional

Competências do professor Competência intuitiva Foge à simples execução do trabalho planejado. Busca alternativas inovadoras para o seu trabalho. Comprometimento com a qualidade do trabalho.

Competências do professor Competência intelectiva Pautada na reflexão. Ajuda a definir, organizar e classificar idéias.

Competências do professor Competência prática Prioriza a organização espaço-temporal de maneira meticulosa. Amante da inovação. Imagem de “porto seguro”.

Competências do professor Competência emocional Pautada na capacidade de “leitura da alma”. Expõe suas idéias com sentimento, gerando empatia imediata. Figura do “professor-amigo”.

Desafios e perspectivas Inserção do professor como intelectual e formador:

Desafios e perspectivas Professor Ensino-Extensão-Pesquisa

Valorização dos aspectos individuais inerentes ao discente Domínio Cognitivo Domínio Afetivo

Domínio Cognitivo Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese Avaliação

Domínio Afetivo Receptividade Resposta Valorização

EXERCÍCIO OPERATÓRIO Qual o papel do professor como agente de formação na sociedade contemporânea?

EXERCÍCIO OPERATÓRIO Dentre os requisitos necessários à docência, discuta quais os que mais e menos se destacam no seu perfil.

Que competências se destacam em seu perfil como professor e formador? EXERCÍCIO OPERATÓRIO Que competências se destacam em seu perfil como professor e formador?