O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Advertisements

Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Técnicas eTipos de Requisitos
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Agosto/2008.
ESCRITÓRIO DE PROCESSOS
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Apresentação.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Administração de Logística e Materiais
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Superintendência: Alair Área: COCAMAR
Superintendência: Alair Zago e José Cícero Aderaldo Área: COCAMAR
Controle da Qualidade em Microbiologia (parte I)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Logística em Saúde Outubro 2014.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
FLUXOGRAMA DO PROCESSO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Gestão da Qualidade de Projeto
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Definir quais os funcionários que participarão do Comitê de Auditores Internos Para atender o item 4.14 da norma o Gerente da Qualidade:
Padronização no Laboratório Clínico
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Técnicas e Tipos de Requisitos
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Curso de Administração Disciplina: TGA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?? SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Quality System overview
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

NÃO CONFORMIDADE Não atendimento a um requisito especificado; Não conformidade abrange todo e qualquer tipo de ocorrência indesejável, Decorrentes de atividades operacionais, administrativas, técnicos e de auditoria da qualidade.

NÃO CONFORMIDADE Utilização não intencional. Objetivos: Não conformidades devem ser documentadas; Informadas aos envolvidos e tratados em tempo hábil Visando minimizar perdas aos clientes internos e externos; Utilização não intencional.

NÃO CONFORMIDADE Definições: Produto não-conforme pode ser material biológico, resultados de exames, laudos ou materiais que não atendem a um requisito especificado. Serviço não-conforme: Atendimento ao cliente, operações técnicos e administrativas que não atendem a um requisito especificado.

NÃO CONFORMIDADE Sistema não conforme: Sistema de Gestão da Qualidade não-conforme; Práticas organizacionais e ou operacionais não atendam aos requisitos especificados pelas normas de referencia e ou documentos internos.

NÃO CONFORMIDADE Correção de Não-conformidade: A ação de uma não conformidade pode ser: Concessão ou; Retrabalho.

NÃO CONFORMIDADE O que é concessão? Permissão para usar, liberar ou aceitar um produto ou serviço não conforme.

NÃO CONFORMIDADE O que é Retrabalho? Ação sobre um produto (resultado e ou laudos não conforme), a fim de torná-lo conforme os requisitos especificados.

NÃO CONFORMIDADE PROCEDIMENTOS: Identificação e documentação de uma não conformidade: -não conformidade de materiais, produto e serviços: -Preencher o RNC - Relatório de não Conformidade:

NÃO CONFORMIDADE Não-Conformidade no Sistema de Gestão da Qualidade: Identificadas pelas Auditorias da Qualidade , são registradas pelos auditores responsáveis no form037-Relatório de Auditorias da Qualidade.

NÃO CONFORMIDADE Produtos não-conformes: Materiais; Materiais Biológicos; Resultados e Laudos de exames; Serviços. Devem documentar as ocorrências no form005-relatório de não conformidades e levar ao conhecimento dos coordenadores e técnicos responsáveis da área.

NÃO CONFORMIDADE Critérios para a Correção a ser dada a uma não – Conformidade: -Repetição de exame; Quando um resultado repetido não se confirma, o responsável técnico, após registrar o problema no form005-Relatório de não Conformidade deve emitir o Form025-Solicitação para novo exame.

NÃO CONFORMIDADE -Nova Coleta: Não havendo condições para a realização de exames, devido aos problemas ocorridos no transporte e no armazenamento do material biológico ou a impossibilidade de repetições por falta de amostras; Por motivos de suspeitas, quanto a integridade do material ou por motivo de não confirmação; O técnico deve solicitar através do form005-Relatório de não conformidade, para que este notifique o coordenadores/lideres a necessidade de uma nova coleta pelo Form025-Solicitação para novo exame.

NÃO CONFORMIDADE -Aceito sob Concessão: Um material biológico ou material pode ser aceito sob concessão, quando o problema apresentado não afetar o resultado do exame. O responsável técnico deve analisar se a concessão de material biológico deve ser registrado no laudo.

NÃO CONFORMIDADE -Liberado sob Concessão: Um resultado ou laudo pode ser liberado sob concessão, quando for expressamente solicitado pelo médico ou houver premência na liberação do resultado; O responsável técnico deve analisar se a concessão deve ser registrada no laudo.

NÃO CONFORMIDADE -Devolução ao Fornecedor: Um material não-conforme deve ser devolvido ao Fornecedor, sempre que o problema afetar o resultado do exame, devendo proceder de acordo com o estabelecido no PGQ011-Processo de Compras.

NÃO CONFORMIDADE -Descarte: Um material ou material biológico não-conforme deve ser descartado sempre que a sua utilização comprometer o resultado do exame de acordo com os critérios estabelecidos no PGQ027-Gestão de Biossegurança.

NÃO CONFORMIDADE Retrabalho de um serviço não conforme: Um serviço não conforme deve ser retrabalho, estando o cliente presente ou não, de acordo com as orientações da área envolvida e/ou do superior.

NÃO CONFORMIDADE Responsabilidades: Do RD: Dar subsídios aos responsáveis os materiais não conformidades, quando solicitado; Iniciar ações corretivas de imediato, quando necessário.

NÃO CONFORMIDADE Do coordenadores/lideres de unidade: Analisar criticamente as ocorrências de não-conformidades; Definir a correção a ser dada a não-conformidade; Notificar os envolvidos das ações de correção da não-conformidade; Encaminhar uma via do Form005-Relatório de não conformidade ao gerente de Comercial e Marketing; Auxiliar os responsáveis pela correção das não conformidades em tal atividade quando solicitado.

NÃO CONFORMIDADE Do Gerente de Comercial e Marketing Tratar estatisticamente as ocorrências de não-conformidades, Providenciar e acompanhar as ações definidas quando da correção das não conformidades; Auxiliar os responsáveis pela correção das não-conformidades em tal atividade quando solicitado.

NÃO CONFORMIDADE O IMPORTANTE É: “Toda e qualquer não-conformidade deve ser registrada no formulário Form005-Relatório de não conformidade para a devida correção”.

NÃO CONFORMIDADE O IMPORTANTE É: Os relatórios de não-conformidade devem ser tratados estatisticamente, para dar subsídios a tomadas de ações corretivas.