Os Deuses da Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Mudança Organizacional
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Escola do Comportamento Humano
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS POLÍTICOS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Modelos Contemporâneos de Organização
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Por Onde Começar ?. Por Onde Começar ? Tudo comeca pela lideranca.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Valor Consultoria Empresarial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
TRABALHO EM EQUIPE E TRABALHO EM GRUPO
dizendo que participou deste encontro.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Prof(a): Patrícia Braz
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
Gestão De Mudança Cultural
Prof. Msc. Magali de Macedo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Administração de Recursos Humanos II
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Organização, Sistemas e Métodos
Empreendedorismo.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
“Gestão de RH e Comportamento Organizacional-II”
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Gestão de Pessoas.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
AS MACROTENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Os Deuses da Administração FACULDADES PORTO-ALEGRENSES NÚCLEO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização em GESTÃO DE CAPITAL HUMANO (RH) CULTURA Os Deuses da Administração Crismeri Delfino Corrêa crismeri@possibilita.com.br (51) 9968-0410

É a maneira de ser de cada empresa e de seus participantes. OS SÍMBOLOS E OS DEUSES NÃO SÃO DEFINIÇÕES CULTURA É a maneira de ser de cada empresa e de seus participantes. DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO – CHARLES HANDY

Cultura Organizacional Significa: O modo de vida; O sistema de crenças; Valores Sociais; A forma aceita de interação de relacionamento; Condiciona e determina normas de comportamento; .

CULTURA Não pode ser definida é apenas reconhecida como é vista.

CULTURA Não pode ser mudada, porque é um produto de interação entre pessoas. O que pode ser feito é criar situações externas que a motivem a mudança.

CULTURA-DE-CLUBE (ZEUS) Baseada em divisão de trabalho, em funções ou produtos; Teia de aranha: as linhas são do poder e da influência – voltada para o centro; Vantagens: rapidez na tomada de decisão, não garante a qualidade; Depende da afinidade e da confiança; O poder está no centro;

CULTURA - DE - CLUBE (ZEUS) Era o rei dos deuses; Era temido, respeitado e amado; Tradional, impulsivo e carismático; Incompetente contaminará e destrói a rede; Não escreve – fala olho no olho; Gerenciamento por privilégio; A confiança é baseada no contato pessoal – persuasivo, consegue que as coisas sejam feitas.

CULTURA - DE - FUNÇÃO/ORGANIZAÇÃO (APOLO) Os pilares representam funções, são unidos no topo pela administração; Vantagens: quando se pode assumir a falta de mudança, o amanhã é igual o ontem / previsível; O indivíduo é que encaixa na função, tem que padronizar, codificar ficará mais eficiente. Ex: órgão público assumem previsibilidade

CULTURA - DE - FUNÇÃO/ORGANIZAÇÃO (APOLO) É o deus da ordem e das regras; O homem é racional / tudo deve ser analisado de forma lógica; É burocrática – o poder está no topo; Estabilidade e previsibilidade são valorizadas.

CULTURA - DE - TAREFA (ATENA) O poder está na rede – comando com determinação; Não é reconhecido a idade, tempo de casa, parentesco, sim talento e criatividade; Busca equipe - é uma cultura cara e tem vida curta;

CULTURA - DE - TAREFA (ATENA) A cultura baseado na rede – recolhe recurso de várias partes do sistema organizacional; A organização é uma rede de unidade independente de comando, mas tem uma responsabilidade dentro da estratégia geral; Vantagem você tem que saber seu trabalho, diante de um propósito tem entusiasmo e compromisso, tem ajuda e respeito;

CULTURA EXISTENCIAL (DIONÍSIO) A cultura baseado na ideologia existencial; A organização existe para ajudar o individual a atingir o seu propósito; A cultura existencial é excelente quando o recurso é o talento ou habilidade do indivíduo; Não reconhecem nenhum patrão, mas é um local bom de trabalhar, tem estabilidade, garantia de independência, com dificuldade para quem vai gerenciar.

CULTURA EXISTENCIAL (DIONÍSIO) É responsabilidade de cada um o seu destino; Não tem controle; São pessoas independente que cedem temporariamente seu talento para a organização.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ”É tolice pensar que os livros mudam o mundo. Os livros não mudam o mundo; as pessoas é que mudam o mundo. Os livros só mudam as pessoas.” Caio Graco GALLAGHER, Richard S. Os segredos da cultura empresarial: como entender a alma das culturas organizacionais bem-sucedidas. – Rio de Janeiro: Campus, 2003. JOHANN, Silvio Luiz. Gestão da cultura corporativa: como as organizações de alto desempenho gerenciam sua cultura organizacional. São Paulo: Saraiva, 2004. SCHEIN, Edgar H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA KETS DE VRIES, Manfred F.R. Liderança na empresa: como o comportamento dos líderes afeta a cultura interna. – São Paulo: Atlas, 1997. HANDY CHARLES. Deuses da Administração: como enfrentar as constantes mudanças da cultura empresarial. – São Paulo: Saraiva, 2003. TAVARES, Maria da Graça de Pinto Tavares. Cultura Organizacional: Uma abordagem Antropológica da Mudança. Rio de janeiro: Qualitymark, 1993. LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de janeiro: Qualitymark, 2003.