“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.

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Transcrição da apresentação:

“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq e altura até o final do sombreado em cinza Líder: Prof(a). Dr(a). Maria do Carmo de Sousa - mdcsousa@ufscar.br 2oLíder (se houver): Prof(a). Dr(a). Wania Tedeschi - wtedeschi.ifsp@gmail.com @ufscar.br CECH – gpefcom@gmail.com Objetivo principal Desenvolver atividades investigativas que integrem os conhecimentos de pesquisadores da Universidade com os conhecimentos produzidos pelos professores da Educação Básica e licenciandos Integrantes Licenciandos, professores da Educação Básica e docentes que participam: PIBID Observatório da Educação (OBEDUC) Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) Programas de Pós-Graduação em Educação – Acadêmico (PPGE) e Profissional (PPGE) Pressuposto Tanto a Escola da Educação Básica, quanto a Universidade são lócus privilegiados de: produção de conhecimentos formação de professores Breve histórico Período: 2009 a 2012 - Docentes da UFSCar, dos Departamentos de Física, Matemática e Metodologia de Ensino, juntamente com professores da Educação Básica que ensinam Física e/ou Matemática, pós-graduandos dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e, licenciandos dos cursos de Física e Matemática Foco: problemáticas que envolviam o Ensino de Física e a Educação Matemática de estudantes da Educação Básica Projeto de Pesquisa: “Produtos educacionais no Mestrado Profissional em Ensino de Física e Matemática: itinerários de desenvolvimento, implementação e avaliação, a partir da rede de pesquisa participante Escola-Universidade” (OBEDUC- CAPES). Primeiras Questões O que vem a ser um “produto educacional” elaborado por professores da Educação Básica? Quais relações podem existir entre materiais didáticos e produtos educacionais? Como caracterizar, implementar e avaliar produtos educacionais elaborados coletivamente? Proposta Criação de uma rede compartilhada de investigação que pretende ser permanente. - Compartilhamento de informações entre a formação inicial e a formação continuada de professores. Dificuldades apresentadas e analisadas durante a constituição da rede - Jornada de trabalho dos professores, principalmente aqueles que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio é muito intensa, ultrapassando 30 horas semanais, comprometendo a qualidade do trabalho docente, refletindo- se no baixo índice de aproveitamento dos alunos, corroborando, assim, com os dados que consultamos no Inep (2003). Desenvolvimento do currículo atual, denominado “São Paulo faz escola”, elaborado pela Secretaria da Educação, em 2008. Período: a partir de 2013 Docentes da UFSCar, do Departamento de Metodologia de Ensino e do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus de São Carlos, juntamente com professores da Educação Básica que ensinam Matemática, pós-graduandos do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e, licenciandos do curso de Matemática. Foco: Análise e desenvolvimento de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, na área Educação Matemática. Análise dos trabalhos desenvolvidos Considera duas, das três concepções de conhecimento estudadas por Cochran e Lytle (1999): “em” prática “da” prática Instrumentos utilizados para a produção de escritas reflexivas produzidas no interior do Grupo Crônicas; Portifólios; Iniciações Científicas; Trabalhos de Conclusão de Curso; Dissertações de Mestrado; Teses de Doutorado Referência COCHRAN-SMITH, M., & LYTLE, S. Relationship of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of research in education. Washington, DC: American Educational Research Association. 1999. Vol. 24, p. 249-306. Tradução: GEPFPM (Grupo de estudos e pesquisas sobre formação de professores de matemática – FE/UNICAMP). a) b) Branco 100μm AISI 1040 steel BRANCO 100μm