Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Programa Intel® Educar
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Formação em ação Segundo Semestre..
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Trabalhando com Grupos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Competências e Habilidades
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1. Escreva um bom currículo Escrever um bom currículo é o primeiro passo na conquista de um emprego. Você deverá citar as informações mais importantes.
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Educação contemporânea
Docência do Ensino Superior
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Investigar, ensinar e aprender
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
The Learning Gateway and the 21 st Century Learning.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Rev. 9/13/01 © 2001 Intel Corporation. All Rights Reserved. Questões Transversais de apoio ao desenvolvimento de Currículos O que são questões transversais?
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved.
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
O computador como Meio e como Fim...
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Questões Estruturais de Currículo

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Por que utilizar Questões Essenciais? O uso de tecnologia deve permitir que os alunos: - Melhorem sua aprendizagem - Aumentem a produtividade - Promovam a criatividade O projetos devem proporcionar-lhes tarefas e questões mais desafiantes do que as dadas em projetos tradicionais. Projetos precisam incluir reflexão, avaliação, análise ou síntese do assunto em questão – não apenas identificação, definição ou reiteração de fatos. A aplicação de tecnologia para projetos tradicionais não conduz necessariamente a uma maior aprendizagem dos alunos. 2

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Por que utilizar Questões Essenciais? O conhecimento especializado é organizado... Seu conhecimento não é simplesmente uma lista de fatos e fórmulas que são relevantes para o domínio; ao invés disso, seu conhecimento é organizado em torno de conceitos centrais ou grandes ideias que guiem seu pensamento sobre o domínio. –Bransford, et. al., Como as Pessoas Aprendem, p. 24 A tecnologia é mais poderosa quando usada como uma ferramenta para a solução de problemas, desenvolvimento conceitual e pensamento crítico. Com a tecnologia, os alunos podem passar...mais tempo criando estratégias para resolver problemas complexos e desenvolver um profundo entendimento do problema em questão. –O Retorno da Aprendizagem sobre nosso Investimento na Tecnologia da Educação por Cathy Ringstaff e Loretta Kelley, WestEd 3

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Lidando com o Sim, mas… Eu tenho que ensinar para a prova. Porém... Para desenvolver competência os alunos devem: –Ter uma fundamentação profunda do conhecimento factual –Entender os fatos e ideias em uma estrutura conceitual –Organizar o conhecimento de modo a facilitar o retorno e a aplicação Eu tenho que ministrar tanta coisa. Porém... Ensinar visando o entendimento é a chave para a memorização Ao invés de uma atividade sem propósito e uma abordagem superficial, focar nos objetivos relacionados às grandes ideias e complexa atuação ou desempenho Ir além do microgerenciamento de ensino através de lições e atividades isoladas e excessivamente fragmentadas. –Do Entendimento pela Oficina do Planejamento 4

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. O que NÃO é uma pergunta essencial: Não pode ser respondida com uma resposta Sim ou Não. Não pode ser respondida por meio de uma cópia ou parafraseando outras fontes Não pode ser respondida com fatos que contenham simples relações ou seja familiares. 5 EssencialNão essencial Por que gostamos de animais?O que os animais precisam para viver? Por que somos diferentes?Como é a vida em outros países? Só pelo fato de que podemos, devemos? Quais são as implicações da engenharia genética?

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Qual é a Diferença entre Questão Essencial e de Unidade? Não é a questão em si que define se é uma Questão Essencial ou de Unidade, mas sim como você a usa. Como o conflito produz mudança? poderia ser usada tanto como uma Questão Essencial quanto de Unidade: –Seria uma Questão Essencial se usada como uma questão que direcionasse o ano todo em uma aula de Estudos Sociais que abordasse unidades como Exploradores do Mundo, a Revolução Industrial, Segunda Guerra Mundial, etc... –Seria também uma Questão Essencial se fosse usada em uma turma de forma interdisciplinar ou turmas, tais como línguas e literatura, artes/ estudos sociais que discutissem diferentes aspectos da questão. –Seria uma Questão de Unidade se usada apenas dentro de uma unidade específica, tal como evolução. 6

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Como Questões de Unidade Diferentes Dão Suporte a uma Única Questão Essencial? 7 Questão de Unidade Primeiros Exploradores: Por que alguém deixa sua casa e família para começar uma vida nova em uma terra estrangeira? Questão de Unidade Guerra Civil: Por que alguém lutaria até a morte contra o irmão, o vizinho e um amigo? Questão de Unidade da Revolução Francesa: O que poderia mover as massas a se revoltarem? Como a Revolução Francesa mudou o mundo deles e o seu?

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Dicas para Escrever Questões Essenciais e de Unidade Faça suas próprias questões para levantamento de ideias, então trabalhe com outros professores, ou seus próprios alunos para aprimorá-las. Tende a haver mais Questões Essenciais e de Unidade com Como e Por que do que aquelas que começam com O que, Quem ou Quando. –Mantenha a distância de questões pedindo definições ou o entendimento de um processo simples (deixe-as para Questões de Conteúdo). Pergunte-se se a questão tem basicamente apenas uma, ou um grupo restrito, de respostas corretasse tiver, não é uma Questão Essencial ou de Unidade.Por exemplo: –Qual é o ciclo da vida de um sapo? –Quem foi Mozart? Levará tempo pra entender totalmente e responder a questão? Se sim, ótimo. A questão ainda está sendo estudada por cientistas, filósofos ou poetas? Se sim, então você provavelmente tem uma ótima questão. 8

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. Dicas para Escrever Questões Essenciais e de Unidade Dicas nem tão simples, mas importantes… Pense porque o tópico é importante para ser ensinado. Pense sobre as questões óbvias que os alunos têm perguntado através dos tempos. Como os seres humanos adquiriram o conhecimento que nós agora queremos transmitir à nossos alunos? –Por que o universo é da maneira que é? Como este assunto se encaixa no mundo real? Que conexões você pode fazer com as vidas dos alunos? –O que faz meu corpo trabalhar? –O que posso fazer para manter meu corpo saudável e forte? 9

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros. 10 Que experiências de aprendizagem ricas, atividades e metodo- logia de ensino promoverão tal aprendizagem? Como você envolverá os seus alunos? Como os alunos evidenciarão que estão chegando ao entendimento? Como você avaliará tal evidência durante a unidade? Passo 3: Avaliação do Plano: As suas perguntas ainda são relevantes? Elas podem ser revistas de modo a serem mais eficazes ao se focarem na aprendizagem e atividades do aluno? Quais conteúdos você está objetivando? Quais habilidades de pensamento de alto nível você está objetivando? Passo 1a: Determinar Objetivos: Rever os Objetivos Passo 4: Planejar Atividades: Rever as questões: O que os alunos serão capazes de saber, fazer e entender como resulta- do desta experiência? Qual é o produto final, os objetivos de aprendizagem, que você quer que os alunos alcancem? Passo 1b: Determinar Objetivos: Que questões de final aberto poderiam ser feitas para promover as habilidades de pensamento em níveis avançados? Passo 2a: Desenvolver Questões: Que Questão Essencial geral (abrangente) poderia ser feita para promover as habilidades de pensamento em níveis avançados? Passo 2b: Desenvolver Questões: A criação de boas questões e o planejamento de uma boa Unidade é um processo contínuo

Programs of the Intel Education Initiative are funded by the Intel Foundation and Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. All rights reserved. Intel and Intel Education are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. *Other names and brands may be claimed as the property of others.