A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Advertisements

TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
A contribuição do Tribunal de Contas da União no combate à fraude e à corrupção 9º encontro da 5ª Câmara de Coordenação do Ministério Público Federal.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
Ministro Augusto Nardes Presidente do TCU
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Democracia formal e real Capital social: confiança entre pessoas e Governo.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
II Workshop de Gastos Tributários Brasília - DF Gastos Tributários no Brasil Raimundo Eloi de Carvalho Coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Excelência na Gestão Pública
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Federalismo Fiscal Brasileiro
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
Do discurso para a prática O Controle a Serviço da Governança Pública
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO CONFEA Julho/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente do TCU Saudações Iniciais Um dos objetivos principais desses diálogos é divulgar a estratégia do TCU, estimulando a sociedade e os cidadãos a promoverem um avaliação independente sobre o direcionamento e a atuação do Tribunal. Um dos principais pontos de nossa estratégia, conforme veremos na apresentação, refere-se ao aprimoramento da governança pública em prol do desenvolvimento brasileiro.

SUMÁRIO O ESTADO INDUTOR DO DESENVOLVIMENTO GOVERNANÇA DIRETRIZES DO TCU PARA MELHORIA DA GOVERNANÇA PRINCIPAIS PROJETOS REALIZADOS EM 2013 CONCLUSÃO Assim, vamos mostrar em nossa apresentação: Como o Estado é um ator importante para o Desenvolvimento e os desafios decorrentes dessa condição. Os conceitos de Governança. As diretrizes do TCU para contribuir para a melhoria da governança Os principais projetos finalizados 2013. Conclusão

O ESTADO E O DESENVOLVIMENTO PIB R$ 4,8 trilhões Gastos do Governo e rolagem da dívida R$ 2,0 trilhões (executado 2013) Brasil 2013 - o Estado é um ator importante para o desenvolvimento nacional, seja por meio de seus gastos, seja por meio de sua atividade de regulação em 2013, somente os gastos federais representaram quase 50% do PIB. Os números dos estados e municípios são igualmente impactantes. Em 2011 foram empenhados R$ 430 bilhões e R$ 350 bilhões, excetuando os encargos da dívida e transferências. Estados (R$ 430 bi) e Municípios (R$ 350 bi) gastaram R$ 780 bilhões (Fonte: IBGE - dados de 2011) Fonte: OFSS 2013 e IBGE

Orçamento Executado: 2,0 trilhões Gastos Públicos Dados provisórios de 2013 Orçamento Executado: 2,0 trilhões R$ 988 bilhões Encargos Especiais R$ 1.056 bi Demais Despesas Refinanciamento: R$ 577 bi Transferências: R$ 193 bi Juros e encargos: R$ 142 bi Outros: R$ 76 bi TOTAL: R$ 988 bi - De R$ 2 trilhões do orçamento federal executado em 2013: 48% (R$ 1,056 trilhão) financiam a entrega de bens e serviços vitais à sociedade. - desses R$ 1,056 trilhão: 42 % - previdência 10 % - energia 8% - saúde 8 % - educação E assim por diante. Fonte: OFSS 2013 e IBGE

PREVIDÊNCIA Razão de Dependência - população 65 anos ou mais sobre população em idade ativa (15-64) Dependência Brasil – 9,10% (2010) Segundo dados do Ministério da Previdência Social, a razão de dependência, que era de 9,1 % em 2006, e praticamente se manteve estável até 2010: Em 2020: saltará para 11,1 % Em 2050: alçará o patamar de 29,1 %. Essas projeções agravam o cenário atual, pois: com o atual nível de dependência já consumimos mais de 10 % do PIB com os gastos previdenciários, ou, conforme mostramos há pouco, 47% de tudo que é gasto com nossas políticas públicas no âmbito federal. Segundo o IBGE, a dependência: Em 2020: saltará para 11,1 % Em 2050: alçará o patamar de 29,1

Gastos por Natureza Total: R$ 1.056 bi Ressalta do gráfico o baixo investimento governamental. Salientar o valor refere-se apenas ao investimento do governo federal. É diferente do Investimento Total de 2013, que chegou a 18,2% do PIB (aproximadamente R$ 870 bilhões) Fonte: OFSS 2013

Execução dos INVESTIMENTOS (2013) - Além do investimento ser pequeno, O governo não consegue entregar o produto/serviço no próprio ano. Fonte: OFSS 2013

GOVERNANÇA DAS RECEITAS – ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS As renúncias tributárias por parte do Poder Executivo Federal tem crescido ao longo dos anos Em 2012 - R$ 172,6 bilhões, incremento de 50% em relação a 2008. Em 2013, chegaram a R$ 203,7 bilhões. Valor supera as despesas com Saúde e Educação. Fonte: TCU. Acórdão nº 1.205/2014, Plenário. Rel. Raimundo Carreiro. DOU, 21 mai. 2014

Renúncias tributárias – principais fragilidades ausência de normatização do Poder Executivo; falta na transparência sobre a metodologia e na elaboração do Plano Plurianual; ausência de prazo de vigência na maioria dos benefícios tributários impede a sua revisão periódica. a maioria dos ministérios não realiza qualquer tratamento dos riscos referentes à sua gestão; deficiência no monitoramento e controle; e ausência de avaliação de resultados alcançados Fonte: TCU. Acórdão nº 1.205/2014, Plenário. Rel. Raimundo Carreiro. DOU, 21 mai. 2014

DESENVOLVIMENTO NACIONAL RESPONSABILIDADE FISCAL ESTABILIDADE MONETÁRIA DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO MAIS PRODUTIVIDADE MAIS DESENVOLVIMENTO NACIONAL Melhores políticas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, etc. nas esferas federal, estadual e municipal GOVERNANÇA EDUCAÇÃO PESQUISA E INOVAÇÃO INFRAESTRUTURA INCLUSÃO SOCIAL E REGIONAL RACIONALIZAÇÃO DO GASTO PÚBLICO - Assim, temos grandes desafios postos ao nosso desenvolvimento, relacionados à atuação do Estado: a manutenção da estabilidade fiscal e monetária; maior prioridade nas áreas de educação, pesquisa e inovação, infraestrutura e inclusão social e regional; a melhoria da governança é um dos fatores chaves do desenvolvimento, permeando todos os demais desafios. ESSE DIAGNÓSTICO COINCIDE, EM BOA PARTE, COM A AVALIAÇÃO FEITA PELO GOVERNO FEDERAL, EXPRESSA NO PPA 2012-2015. DEMOCRACIA COORDENAÇÃO FEDERATIVA REFORMA TRIBUTÁRIA E POLÍTICA

MAS O QUE É GOVERNANÇA ?

CONCEITO DE GOVERNANÇA A governança pública é a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizando-se de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas. Para alcançar uma boa governança é necessário uma liderança sólida, uma estratégia segura e um controle efetivo sobre as ações dos diversos gestores que compõem determinado governo. Fonte: Referencial de Governança - TCU

PRÁTICAS DE GOVERNANÇA Planejamento Institucional (missão, objetivos, indicadores, metas e alocação de recursos) Comitês estratégicos (Negócio, RH, TI etc.) Excelência de pessoal e descentralização Gestão de Riscos, Controles internos e Auditoria Interna Publicação de planos, portfólios e resultados Avaliação de desempenho individual e institucional Controle Externo Legislativo com o auxílio dos tribunais de contas Controle Social (participação dos cidadãos e da sociedade organizada) Entre as principais práticas de governança, destacamos o controle externo. A sociedade organizada e a participação cidadão são fundamentais para a boa governança.

RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA E GESTÃO A governança direciona, monitora e avalia as ações dos gestores, garantindo que as estratégias delineadas para atender ao “principal” foram executadas. A gestão é responsável por transformar as estratégias em planos, pela sua execução e controle e por agir em caso de desvios, revendo o planejamento e reiniciando o ciclo. Fonte: Referencial de Governança - TCU

INSTITUIÇÕES x ESTÁGIOS DO iGovTI GOVERNANÇA DE TI INSTITUIÇÕES x ESTÁGIOS DO iGovTI NOSSA ATUAÇÃO NA GOVERNANÇA DE TI EM MAIS DE 300 ENTIDADES DO GOVERNO FEDERAL DEMOSNTRA QUE VALE A PENA INVESTIR NA MELHORIA DA GOVERNANÇA COMENTAR SOBRE O GRÁFICO Fonte: TCU

AUDITORIA DE GOVERNANÇA DE PESSOAL A auditoria de governança de pessoal foi a primeira a ser apreciada pelo Plenário do TCU. Foram avaliadas 305 organizações: 55,4 % das entidades analisadas estão no estágio inicial 37 % no intermediário e 7,6 % apenas no avançado. Fonte: TCU

AUDITORIA DE GOVERNANÇA DE PESSOAL OPORTUNIDADES DE MELHORIA 49% não aprovam plano de auditoria para avaliar os riscos. 65% não avaliam o desempenho dos gestores. 76% não desenvolvem processo sucessório. 75% escolhem gestores sem ser baseado em competência. 46% não avaliam o desempenho dos servidores. 76% não identificam lacunas de competências dos servidores. 60% não conhecem sua força de trabalho detalhadamente. 83% não reconhecem servidores de alto desempenho. - Detalhando um pouco mais, essas foram as oportunidades de melhoria identificadas. Fonte: TCU

VÍDEO SOBRE GOVERNANÇA Vamos ver agora um vídeo sobre governança, disponível na página do TCU no facebook e no youtube. ATENÇÃO!!! EMBORA A ADMINSTRAÇÃO DE MUNICÍPIOS, ESTADOS E DO PAÍS SEJA MUITÍSSIMO MAIS COMPLEXA DO QUE DE UM CONDOMÍNIO, FIZEMOS NO VÍDEO, UMA SIMPLIFICAÇÃO PROPOSITAL PARA QUE O CONCEITO DE GOVERNANÇA POSSA SER ENTENDIDO PELAS PESSOAS MAIS SIMPLES, POIS CREMOS QUE O CONTROLE SOCIAL TAMBÉM É PEÇA CHAVE DA GOVERNANÇA.

ESTRATÉGIA DO TCU PARA MELHORIA DA GOVERNANÇA PÚBLICA Vamos ver agora por que e como priorizamos a melhoria da governança pública, sem descuidar da legalidade e conformidade.

PLANO ESTRATÉGICO TCU 2011-2015 MISSÃO Controlar a Administração Pública para contribuir com seu aperfeiçoamento em benefício da sociedade. VISÃO Ser reconhecido como instituição de excelência no controle e no aperfeiçoamento da Administração Pública. Primeiramente, o TCU definiu como missão em seu plano estratégico: contribuir para o aperfeiçoamento da administração, em benefício da sociedade.

PRINCIPAIS DIRETRIZES DE ATUAÇÃO Maior especialização do Tribunal por função de governo (saúde, educação, meio ambiente, etc.); Contribuir para o aprimoramento da gestão e governança corporativa pública, sem descuidar da avaliação da legalidade e conformidade dos atos administrativos; Realização de auditorias coordenadas; Maior aproximação com organismos internacionais. Para cumprir sua missão e alcançar a visão de futuro pretendida, uma das principais diretrizes estratégicas está relacionada à melhoria da governança, que permite: Atuação preventiva – identificação das causas estruturais dos problemas que se repetem ano após ano, acarretando custos maiores que os previstos e atrasos na entrega de serviços vitais à população; Não obstante, continuaremos avaliando a conformidade e a legalidade e informando à Justiça Eleitoral o nome dos gestores inelegíveis. (Ficha Limpa)

ESPECIALIZAÇÃO Vamos ver agora um conjunto de práticas de governança implementadas em 2013 para aumentar nossa capacidade de avaliar, direcionar e monitorar nossas ações e cumprir, assim, nossos objetivos estratégicos.

EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA DO TCU (COORDENAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO) Os focos da reestruturação foram a especialização de nossas secretarias e sua coordenação por áreas temáticas, que permitirá: melhoria da governança interna e indução da governança e transparência governamental. O encaminhamento de relatórios sistêmicos para o Congresso e sociedade sobre a qualidade dos serviços essenciais prestados ao cidadão (FIS-SAÚDE; FIS-EDUCAÇÃO, ETC.)

SERVIÇOS ESSENCIAIS AO ESTADO TEMÁTICAS SERVIÇOS ESSENCIAIS AO ESTADO Defesa Nacional e Segurança Pública Adminis-tração do Estado Pessoal Tecnologia da Informação Aquisições Logísticas Para se ter uma ideia da nova estrutura, são as seguintes Secretarias que atuam na área de Serviços essenciais ao Estado Secretarias nos Estados: Regiões Centro-Oeste e Sul

TEMÁTICAS - ÁREA SOCIAL Educação, Cultura e Desporto Previdência, Trabalho e Assistência Social Saúde Essas são as Secretarias que atuam na área Social Secretarias nos Estados: Região Nordeste

TEMÁTICAS - DESENVOLVIMENTO NACIONAL Desenvol-vimento Econômico Meio Ambiente e Agricultura Fazenda Nacional Macroava-liação Governa-mental (Contas de Governo) As que atuam na área de Desenvolvimento Nacional Secretarias nos Estados: Região Norte

TEMÁTICAS – INFRAESTRUTURA Obras Aero-por-tuárias e de Edifica-ção Obras Rodovi-árias Obras de Energia e Sanea-mento Obras Portuá-rias, Hídricas e Ferro-viárias Deses-tatiza-ção e Regula-ção de Trans-portes Desesta-tização e Regula-ção de Energia e Comuni-cações Admi-nistra-ção Indire-ta no Rio de Janeiro E as secretarias de Infraestrutura Secretarias nos Estados: Região Sudeste

COORDENAÇÕES-GERAIS Codesenvolvimento Cosocial (12) Coinfra Coestado (11) Cosocial (12) Codesenvolvimento Coinfra

REFERENCIAL BÁSICO DE GOVERNANÇA Documento que reúne e organiza boas práticas de governança pública. Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública. Bem observadas, as práticas do Referencial podem incrementar a qualidade e a efetividade de políticas públicas e de serviços prestados aos cidadãos. Em 2013 instituímos grupo de trabalho para propor referencial básico de governança. Resultou deste esforço documento que pretendemos que seja um guia para a melhoria da governança no próprio TCU e nos órgãos e entidades da administração pública que se interessarem em aplicá-lo.

PRINCIPAIS PROJETOS E REALIZAÇÕES DE 2013

Principais Realizações do TCU Realizamos diversos trabalhos relevantes relativos: às obras públicas e à Copa de 2014, Olimpíadas de 2016; concessões de rodovias, aeroportos e postos de petróleo; processos na área de pessoal e compras governamentais diversas. Mostraremos no vídeo a seguir um resumo dos principais trabalhos. VÍDEO Mostraremos um vídeo com algumas das principais realizações de 2013, embora, repito, foram inúmeros trabalhos complexos e relevantes realizados por todas as equipes do Tribunal.

CONCLUSÃO O Brasil, se consolidar com um dos líderes mundiais em termos de desenvolvimento, tem que estabelecer um grande pacto para fortalecer a governança pública. O Controle Externo tem papel fundamental, nas esferas federal, estadual e municipal como indutor da governança pública, em prol do desenvolvimento, sem descuidar do controle da legalidade e conformidade e do combate à corrupção.

OBRIGADO!