Estratégias informais de cálculo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Didáctica da Matemática
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
ESTUDO ACOMPANHADO.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Currículo : Noções introdutórias
César Coll. César Coll Juan Ignácio Pozo Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Sequência Didáctica.
Actividade 3 – trabalho de grupo Analise uma ferramenta ou recurso TIC
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Pederneiras- São Paulo
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Santarém Março a Julho de 2007
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Análise de uma ferramenta ou recurso
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
O Cálculo Mental no Currículo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Cortinas.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Variante de Cozinha - Pastelaria
UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
OS CONTEÚDOS NA REFORMA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA esev &
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Situação de Aprendizagem
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Trabalho realizado por:
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
Transcrição da apresentação:

Estratégias informais de cálculo Tarefa: Estratégias informais de cálculo

Objectivos Desenvolver o sentido de número Utilizar as propriedades das operações com um objectivo útil Desenvolver formas práticas de fazer cálculos sem recorrer aos algoritmos Aplicar diferentes estratégias de cálculo Desenvolver a comunicação matemática Desenvolver o cálculo mental Trabalhar com os números e não com os algarismos

Estratégias utilizadas • De compensação • De partição • De decomposição

O que os alunos aprenderam... ... a comunicar ideias matemáticas com rigor ... a desenvolver uma atitude mais positiva relativamente à Matemática ... a exercitar o raciocínio matemático ... a desenvolver a confiança relativamente à utilização de um procedimento ... a realizar tarefas que envolvam desafios

Aspectos mais significativos da actividade Importância de proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diversificadas Necessidade de encontrar novos métodos de trabalhar conteúdos matemáticos Valorização da comunicação matemática Importância da experimentação e da descoberta na realização das aprendizagens matemáticas Desenvolvimento de uma atitude positiva relativamente à Matemática. Promoção da autoconfiança do professor relativamente às suas capacidades enquanto docente de Matemática

Algumas produções dos alunos...