DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Administração Estratégica
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Princípios do SCO.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Comportamento Organizacional
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
Alexandre de Araújo Pereira
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Administração de Recursos Humanos II
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Teoria Geral da Administração I
TRABALHO EM EQUIPE I.
Aspectos Éticos na relação com a equipe profissional
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização – conceitos introdutórios
Planejamento do Processo de enfermagem
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Perspectiva estratégica da qualidade
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Comportamento Organizacional
Fases Metodológicas do Planejamento Social
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Fases Metodológicas do Planejamento Social
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA EQUIPE DE SAÚDE DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA

EQUIPE A proposta do trabalho em equipe é utilizada como estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização na área da saúde. Esse processo tende a aprofundar verticalmente o conhecimento e a intervenção em aspectos individualizados das necessidades de saúde, sem contemplar simultaneamente a articulação das ações e dos saberes.

EQUIPE As equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamentos e experiência, pelo fato de serem mais flexíveis, reagindo melhor às mudanças.

EQUIPE Os pontos cruciais que estão na base de formação de qualquer equipe podem ser identificados como: Desempenho coletivo, Responsabilidade coletiva, Tomada de decisão coletiva, Uso de habilidades e conhecimentos complementares...

EQUIPE Critérios para a descrição de 1 bom funcionamento das equipes de trabalho: Estabelecimento de metas e como elas estão acordadas; Liderança e como ela está organizada; Comunicação; Processo de grupo; Sistemas de valores e normas; Tomada de decisão na equipe; Auto desenvolvimento; Exame regular do trabalho em equipe.

EQUIPE Características da equipe de sucesso: Objetivos comuns; Clara definição de papéis; Suporte e engajamento; Respeito; Comunicação; Competência e habilidades; Aptidão dos membros da equipe para funcionar como UNIDADE e não como grupo de indivíduos.

EQUIPE DE SAÚDE Trabalho em equipe na área da saúde: Devido a complexidade crescente das práticas; A eficiência, eficácia e efetividade das intervenções resulta de 1 produção coletiva. Requer: Coordenação e articulação de 1 conjunto muito diversificado de ações, executadas por 1 elenco também variado de agentes.

EQUIPE DE SAÚDE Dentre as proposições que buscam novos modelos de organização dos serviços e dos processos de trabalho, evidencia-se: A necessidade de substituir o trabalho isolado e independente de cada área profissional e de cada trabalhador... Pelo trabalho em equipe, tanto a equipe multiprofissional como as equipes de profissionais de uma mesma área de atuação.

EQUIPE DE SAÚDE Há diferentes concepções sobre trabalho em equipe... Noção predominante nos serviços de saúde: coexistência de vários profissionais numa mesma situação de trabalho, compartilhando o mesmo espaço físico e a mesma clientela. ...O que não se traduz automaticamente em integração dos trabalhos especializados.

EQUIPE DE SAÚDE Portanto, cabe discutir e analisar outras possibilidades de definição do tema, mais abrangentes, que ultrapassem o mero agrupamento de profissionais, e que contemplem o princípio da integralidade...

EQUIPE DE SAÚDE O campo dos empreendimentos coletivos na área de saúde, sofreu o impacto com a introdução do conceito de qualidade, e ainda hoje se constitui num objeto de discussão e investimento. Esta busca pela qualidade deveu-se, em parte, pela introdução da integralidade da assistência, “entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema” (LEI 8080/90).

EQUIPE DE SAÚDE A integralidade foi responsável por alterar as configurações das interações profissionais. Com isso, 1 grande destaque foi concedido ao trabalho em equipe, porque os profissionais de saúde foram levados a reconhecer a necessidade de diferentes contribuições profissionais no cuidado ao paciente de maneira eficiente e eficaz...

EQUIPE DE SAÚDE Planejamento de serviços; Estabelecimento de prioridades; Redução da duplicação dos serviços; Geração de intervenções mais criativas; Redução de intervenções desnecessárias pela falta de comunicação entre os profissionais; Redução da rotatividade, resultando na redução de custos, com a possibilidade de aplicação e investimentos em outros processos...

EQUIPE DE SAÚDE Pressupostos básicos: Que os membros das equipes tenham uma compreensão compartilhada de regras, normas e valores dentro da equipe. Que as funções da equipe ocorram de maneira independente, igualitária e cooperativa. Que os efeitos da tomada de decisão cooperativa constituam benefício para o paciente (na saúde, cliente no geral) e não somente produzam efeito sobre o conhecimento que suas disciplinas possam ter sobre ele....

TIPOLOGIA DE EQUIPE Existem 2 modalidades de trabalho em equipe: EQUIPE AGRUPAMENTO, em que ocorre a justaposição das ações e o agrupamento dos agentes; EQUIPE INTEGRAÇÃO, em que ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes.

TIPOLOGIA DE EQUIPE Do Latim: Inter: entre 1 e outro, entre 2; Multi: muitos, múltiplos, diversos; Trans: transferência, transformação, trânsito.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, MULTIDISCIPLINAR OU PLURIDISCIPLINAR Diferentes profissionais que trabalham dentro de sua especificidade de forma complementar, sem permuta de saberes ou práticas, sem áreas de interseção.

EQUIPE INTERDISCIPLINAR Diferentes profissionais que trabalham juntos, mantendo suas atuações  específicas, com troca de informações dentro de áreas de interseção, o que permite a construção de novos saberes.

EQUIPE TRANSDISCIPLINAR Transdisciplinaridade é 1 “transgressão das fronteiras entre as disciplinas” A equipe transdisciplinar deve ser entendida como composta por profissionais que atuam em transição com outras disciplinas.

BENEFÍCIOS DO TRABALHO EM EQUIPE A permuta freqüente de informações e a organização das ações de forma conjunta permite que os diferentes profissionais se apóiem e que o paciente seja abordado de forma integral.