MC - exemplos - F.Giorno Estratégia e Criação de Conhecimento [Krogh et al., cap. 4, 2001] von Krogh,G. et al., Facilitando a Criação de Conhecimento,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Empresas Criadoras de Conhecimento
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
Conceito Trabalhado: Idealismo
Gestão de pessoas: gestão estratégica de pessoas
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Metodologia de Pesquisa
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Modelagem de Processos com BPM
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Transferência de Tecnologia: Green Technologies – Ati-Gel.
Gerenciando Conhecimento SBGC
O Aluno a Distância.
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
REPENSANDO A LOGÍSTICA
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BAZAR ECOLÓGICO  Mediadores: Fernanda Rocha de Sousa - Lic. Ciências Naturais Biologia.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Modelo de Excelência em Gestão
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Estrutura da Cadeia de Logística Unidade 3
Revisão 2 b.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
B a s e s d a D o u t r i n a E s p í r i t a
Tema Gestão do Conhecimento:.
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Formação Profissional IV
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Gabriel Bastos Machado
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Seminário Avançado - Eletiva A
Professor Douglas Pereira da Silva
Profª. Ivna Herbênia Souza
Estratégia Organizacional
GESTÃO DO CONHECIMENTO GRUPO JOANA LINARA ROGÉRIO VANESSA.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Comportamento Organizacional
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
UNIDADE 2 – Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública.
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

MC - exemplos - F.Giorno Estratégia e Criação de Conhecimento [Krogh et al., cap. 4, 2001] von Krogh,G. et al., Facilitando a Criação de Conhecimento, Campus, 2001.

MC - exemplos - F.Giorno Estrat/ NegsCapacit/ p/ K

MC - exemplos - F.Giorno Estrat/ NegsCapacit/ p/ K deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ Ativo Intangível K Organizacional Org/ Transferência de K Processo de K Vantagem Competitiva Sustentável Futura deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ Ativo Intangível K Organizacional Org/ Transferência de K Processo de K Vantagem Competitiva Sustentável Futura pode-ser deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ Ativo Intangível K Organizacional Org/ Transferência de K Processo de K Vantagem Competitiva Sustentável Futura pode-ser envolve deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ Ativo Intangível K Organizacional Org/ Transferência de K Processo de K Vantagem Competitiva Sustentável Futura pode-ser envolve proporciona formula deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ 1. Compartilham/ K Tácito 2. Criação de Conceitos 3. Justificação de Conceitos 4. Construção de Protótipos 5. Nivelação de K pode-depender-de tem-como-foco envolve proporciona é-um formula pode-ser Ativo Intangível K Organizacional Org/ pode-ser Transferência de K tem-como-parte tem-como-foco pode-depender-de Processo de K é-um Vantagem Competitiva Sustentável Futura possibilita- desenvolvimento-de tem-como-parte von Krogh,G. et al., Facilitando a Criação de Conhecimento, Campus, Estratégia e Criação de Conhecimento (cap. 4) deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno Direção Estrat/ NegsCapacit/ p/ K K Tácito K Explícito Estrat/ de Sobreviv Estrat/ de Avanço Criação Novo K Utilização K Exist/ 1. Compartilham/ K Tácito 2. Criação de Conceitos 3. Justificação de Conceitos 4. Construção de Protótipos 5. Nivelação de K pode-depender-de tem-como-foco envolve proporciona é-um formula pode-ser Ativo Intangível K Organizacional Org/ pode-ser Transferência de K tem-como-parte tem-como-foco pode-depender-de Processo de K é-um Vantagem Competitiva Sustentável Futura possibilita- desenvolvimento-de tem-como-parte von Krogh,G. et al., Facilitando a Criação de Conhecimento, Campus, Estratégia e Criação de Conhecimento (cap. 4) deve conectar-se com

MC - exemplos - F.Giorno O QUE É UMA UNIVERSIDADE TESE DE DOUTORAMENTO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO LUIZ JEAN LAUAND USP (com base na obra do filósofo católico alemão Josef Pieper) V. Barbieri F. Giorno T. Lima F. Mori

MC - exemplos - F.Giorno Constantes do Filosofar de Pieper (Estrutura do Filosofar - 3/3) Filosofar Estrutura da Existência Humana Estrutura da Educação Univer. Estrutura do Filosofar Fenômeno Quaestio Disputata Linguagem Comum Base Filósofos Antigos e Medievais é a mesma que tem

MC - exemplos - F.Giorno FILOSOFAR Filosofar Experiência Filosofia como Matéria Atitude Interior Fundamental Essência do Homem distingue-se da acessa Essência da Univ é Ser é perguntar pelo Totalidade do Real Mundo do Trabalho envolve considerar transcende acessa procede da