07/05/09 Lei n.º 12.813/2013 O Conflito de Interesses sob a ótica de Entidades de Direito Privado Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Advertisements

Regulamenta o processo de certificação ocupacional da função GOE
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Consulta à Comunidade Interna
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
Avaliação do Plano Plurianual
DESAFIOS DO CONTROLE INTERNO E DA GESTÃO Secretário-Executivo
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
Administração de Conflitos de Interesses. 2 Portaria nº , de Estabelece requisitos para a concessão de licença para tratar de interesses.
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Reunião dos Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Saúde do Trabalhador no SUS
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
COORDENADORIA DE OUVIDORIA / CGE
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
APLICAÇÃO DO DECRETO Nº , DE 26 DE MAIO DE 2009
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
Controladoria Geral da União - CGU
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Administração de Recursos Humanos II
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Mês.2013 – GTPDRH – Avaliação de Desempenho e Treinamento Instrução CRH/PRAd nº 01, de 24/01/2013 Avaliação Especial de Desempenh o do servidor CLT.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Lei de Conflito de Interesses
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Controladoria-Geral da União CGU São Paulo - Novembro/2014 Responsabilização de PJs por Corrupção e Lei /2013 Waldir João Ferreira da Silva Júnior.
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
Controladoria-Geral da União CGU Fórum SPOA Brasília - Novembro/2014 LEI Nº /2013 Responsabilização de Pessoas Jurídicas Carlos Higino Ribeiro de.
Superintendência de Colegiados
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
DIREITO ADMINISTRATIVO
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
Transcrição da apresentação:

07/05/09 Lei n.º 12.813/2013 O Conflito de Interesses sob a ótica de Entidades de Direito Privado Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo Controladoria-Geral da União VIII Encontro de Gestores e Auditores do Sistema “S” 1 1

Competências

O que é conflito de interesses? “Situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública”.

Toda interação entre público e privado configura conflito de interesses ? A simples interação entre o público e o privado NÃO configura, de imediato, uma situação de conflito É necessária a caracterização de prejuízo, não necessariamente material, para o interesse coletivo ou para o desempenho da função pública A Lei define, nos artigos 5º e 6º, as situações em que se caracteriza esse prejuízo

Quais são as situações que geram conflito de interesses durante o exercício de cargo ou emprego? I – divulgar ou usar informação privilegiada, em proveito próprio ou de terceiro II – prestar serviços ou negociar com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em decisão do agente público ou de colegiado de que participe III – exercer atividades incompatíveis com as atribuições do cargo ou emprego

Quais são as situações que geram conflito de interesses durante o exercício de cargo ou emprego? IV – atuar como procurador ou intermediário de interesses privados junto a órgão/entidade público V – praticar atos que beneficiem pessoa jurídica da qual participe o próprio agente, seu cônjuge ou parentes (até o 3º grau)

Quais são as situações que geram conflito de interesses durante o exercício de cargo ou emprego? VI – receber presente de quem tenha interesse em decisão de agente público ou de colegiado do qual este participe, fora dos limites e condições do regulamento VII – prestar serviços a empresa cuja atividade seja controlada, fiscalizada ou regulada pelo ente ao qual o agente público está vinculado

E depois que o agente público se desliga do cargo E depois que o agente público se desliga do cargo? Existe algum impedimento? Todo e qualquer ocupante de cargo ou emprego deve resguardar as informações privilegiadas a que tiveram acesso durante o exercício do cargo ou emprego. Essa obrigação se mantém mesmo depois do término do vínculo do servidor ou empregado com o órgão ou entidade em que trabalhava. Além disso, alguns agentes públicos ficam impedidos , durante período de 6 (seis) meses, de exercer algumas atividades, salvo quando expressamente autorizado pela Comissão de Ética Pública ou CGU Quais agentes públicos? Eles recebem remuneração compensatória? Atenção para o PL 6.303/2013

Quais são as punições? Como PREVENIR o conflito de interesses? A Lei prevê punições severas àquele que se encontrar em situação de conflito de interesses, por isso é muito importante que os agentes públicos se utilizem de todos os meios disponíveis para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Punição Prevenção Orientação Pedidos de autorização Consultas Lei de Improbidade Demissão

Consultas e pedidos de autorização de atividade privada Foco preventivo Consultas e pedidos de autorização de atividade privada Referem-se a situações concretas, individualizadas, que digam respeito ao servidor ou empregado, e que sejam por eles, primeiramente, dirigidas ao órgão/entidade. Portaria Interministerial MP-CGU nº 333/2013: “Não será apreciada consulta ou pedido de autorização em tese ou com referência a fato genérico.” Portaria CGU nº 1.911, de 04 de outubro de 2013.

Consultas e pedidos de autorização de atividade privada Foco preventivo Consultas e pedidos de autorização de atividade privada ÓRGÃO Quando o órgão ou entidade identificar a inexistência de conflito de interesses, não há remessa automática para a CGU. CGU Seguem para a CGU se o órgão/entidade evidenciar potencial conflito de interesses Recurso Servidor ou empregado tem o direito de recorrer do posicionamento da CGU

Foco preventivo Orientação CGU vai emitir algumas orientações normativas (especialmente sobre situações que, a princípio, não configuram conflito de interesses) Seção específica no site da CGU (www.cgu.gov.br) sobre conflito de interesses

Obrigado! secretaria.executiva@cgu.gov.br www.cgu.gov.br