Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade

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Transcrição da apresentação:

Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade Sumário da Sessão 1. Apresentação de documentos orientadores no pré-escolar e no 1º ciclo do EB; Articulação com as práticas de sala; Definição de conceitos Literacia e literacia emergente;

Documentos Orientadores - 1º Ciclo do EB Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Documentos Orientadores – Educação Pré-Escolar - Apresentam um conjunto de indicações para o educador - Não é o conjunto de aprendizagens esperadas para as crianças Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997) Documentos Orientadores - 1º Ciclo do EB Define competências gerais e específicas para cada área disciplinar Instrumento do currículo; conjunto de matérias a ensinar num determinado período de tempo Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) Programas do Ensino Básico (1991, com alterações em 1998)

Perfis Específicos de Desempenho Profissional Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Perfis Específicos de Desempenho Profissional Dec-Lei n.º 24/2001, 30/08 Concepção e desenvolvimento do Currículo Educador de Infância Professor do 1º ciclo EB Organiza o espaço e os materiais Disponibiliza e utiliza materiais estimulantes e diversificados; Procede a uma organização do tempo de forma flexível e diversificada Mobiliza e gere recursos educativos Desenvolve aprendizagens, mobilizando saberes; Organiza, desenvolve e avalia o processo de ensino; Promove a integração de todas as vertentes do currículo e a articulação de aprendizagens coma as da e. ré escolar e com as do 2º ciclo; Fomenta a aquisição integrada de métodos de estudo e de trabalho; Promove a autonomia dos alunos

Integração do Currículo Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Integração do Currículo Educador de Infância Professor do 1º ciclo EB NO ÂMBITO DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Organiza um ambiente de estimulação comunicativa; Promove o desenvolvimento da linguagem oral Favorece o aparecimento de comportamentos emergentes da leitura e escrita (exploração de materiais escritos); NO ÂMBITO DA LÍNGUA PORTUGUESA Desenvolve nos alunos as competências de compreensão e expressão oral; Promove a aprendizagem de competências de escrita e de leitura; Incentiva a produção de textos escritos; Incentiva os alunos a utilizar diversas estratégias de aprendizagem e de desenvolvimento da leitura em variados tipos de texto e com diferentes finalidades; - Fomenta hábitos de reflexão conducentes ao conhecimento explícito de aspectos básicos da estrutura e do uso da língua. concepção e desenvolvimento do currículo

Áreas de Conteúdo – Pré Escolar Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Áreas de Conteúdo – Pré Escolar Área de Formação Pessoal e Social – é uma área transversal; estão incluídas actividades que permitam o desenvolvimento do saber fazer e estimulam a progressiva autonomia; Área de Conhecimento do Mundo – preconiza / intensifica o contacto com novas e diferentes situações que promovam a exploração e descoberta do mundo que os rodeia Área de Expressão / Comunicação - permite a apropriação pela criança de diferentes meios de expressão e comunicação Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (domínio da linguagem oral; emergência da escrita) Domínio das Expressões (motora, dramática, plástica e musical); Domínio da Matemática

Áreas Curriculares – 1º ciclo EB Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Áreas Curriculares – 1º ciclo EB Áreas Curriculares Disciplinares Língua Portuguesa; Matemática; Estudo do Meio; Expressões (artísticas e físico motoras). Área Curriculares Não Disciplinares Área de Projecto; Estudo Acompanhado; Formação Cívica.

Competências Específicas em Língua Portuguesa – 1º Ciclo Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Competências Específicas em Língua Portuguesa – 1º Ciclo Competências – conjunto de conhecimentos e capacidades que permitem a realização de acções, bem como a compreensão dos comportamentos de outrem; é o saber em uso. Conteúdos – são de natureza conceptual e descritiva e activam competências metalinguísticas, metatextuais e metadiscursivas. Podem ser de natureza - Declarativa (aponta para a noção de “saber”); - Procedimental (aponta para a noção de “saber fazer”); - Simultaneamente Declarativas e Procedimentais (implica a noção do conceito e o domínio da acção)

Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Compreensão Oral Expressão Oral Leitura Escrita Conhecimento Explícito da Língua 1º e 2º anos de escolaridade 3º e 4º anos de escolaridade Compreensão do Oral; Capacidade de reconhecimento da informação linguística Leitura; Expressão Oral; Capacidade de produção de informação linguística Expressão Escrita; Capacidade de elaboração sobre o conhecimento intuitivo da língua Conhecimento Explícito

Articulação entre Pré Escolar e 1º ciclo EB Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Articulação entre Pré Escolar e 1º ciclo EB Mudança do ambiente educativo Adaptação por parte da criança Transição entre ciclos PRÉ ESCOLAR Comportamento: Regras de convivência Aprendizagens: Domínio da compreensão e da Comunicação Oral, funções da escrita e correspondência entre o código oral e escrito Atitudes facilitadoras à transição: Curiosidade e o desejo de aprender 1º CICLO Priorizar a continuidade com o pré-escolar atendendo ao desenvolvimento do curriculo: organização da sala e dos materiais, organização do tempo, actividades,… Fazer o diagnóstico das aprendizagens dos alunos …

Continuidade Educativa Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Continuidade Educativa Estratégias de trabalho entre docentes: Conhecimento e compreensão das diferentes etapas (especificidades de cada uma delas – o que se faz e como se aprende); Análise e debate de propostas curriculares; Continuidade no trabalho / pedagogias de intervenção. “(...) na educação pré-escolar as crianças aprendem a aprender” (Orientações Curriculares, 1997) “(...) as aprendizagens devem ser relevantes para os alunos, desafiadores e fundamentados naquilo que ele já conhece.” (Fernando Azevedo, 2009)

Aprender a ler, Aprender a escrever Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Aprender a ler, Aprender a escrever Conceitos: Literacia – capacidade que a criança tem de compreender a informação escrita (ler e escrever); “capacidade de ler o mundo de uma forma não ingénua” (Fernando Azevedo, 2009) Literacia Emergente – conjunto de comportamentos e actividades desenvolvidas relacionados com a linguagem escrita anteriores e facilitadores da aprendizagem formal Escrita Emergente – actividades e conhecimentos anteriores à aprendizagem formal da escrita, mas com ela relacionados. Inclui a escrita inventada, a produção de “textos” ou ainda a escrita por parte de adultos de ditados feitos pela criança Leitura Emergente – actividades e comportamentos realizados pela criança antes da aprendizagem formal da leitura. Inclui o “ouvir ler”, folhear um livro, “ler” textos/livros.

A literacia não se adquire de forma espontânea. Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade A literacia não se adquire de forma espontânea. Requer: planificação consistente; práticas intencionais e sistemáticas; processos de monitorização constantes avaliação, com espírito de abertura à inovação. O desejo de ler estimula-se através da existência/contacto de materiais escritos Os materiais escritos devem ser criteriosamente seleccionados; devem ser relevantes e significativos Quanto maiores forem as expectativas face às aprendizagens dos alunos, maior será o empenho do docente

organização do espaço; actividades dinamizadas; rotinas estabelecidas; Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Trabalho Individual Reflectir sobre o trabalho realizado no âmbito promoção da literacia/literacia emergente organização do espaço; actividades dinamizadas; rotinas estabelecidas; projectos; outros ... Apresentação ao grupo no início da sessão 2.

Bibliografia e Webgrafia Língua e Literacia nos primeiros anos de escolaridade Bibliografia e Webgrafia ROLDÂO, Mª do Céu. (2005). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências. Editorial Presença ABRANTES, Paulo (coord.). (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. ME - DEB SILVA, Mª ISABEL e outros. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. ME – DEB, GED MARQUES, R. (1993). Ensinar a Ler, Aprender a Ler, um guia para pais e educadores. Texto Editora (5ª edição) AZEVEDO, F. e SARDINHA, Mª da Graça. (2009). Modelos e Práticas em Literacia. Lidel NACIONAL RESEARCH COUCIL. (2008). Começar com Pé Direito: um guia para promover o sucesso da Leitura. Porto Editora