OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SEAPE para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Seção 1: Matriz de Referência
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Aspectos a serem considerados em uma Matriz Constitui um parâmetro de orientação; Apresenta o objeto da avaliação; Caráter de universalidade; Orientação na elaboração de itens.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura. Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas: Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Aspectos a considerar sobre Descritores Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Das Matrizes aos itens dos testes de proficiência
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATIVIDADE 1 ESTUDO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA Fazer o detalhamento de alguns descritores.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 3 EF
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 5 EF
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 9 EF
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 3 EM
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O ITEM E SUAS PARTES
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATIVIDADE 2 Dinâmica dos itens
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados
Formas de Apresentação dos Resultados APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Formas de Apresentação dos Resultados
3 EF
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Município Escola Regional
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 1049 alunos 981 alunos 171 alunos 23 alunos
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 24 alunos 7 alunos 6 alunos 2 alunos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATÉ 725
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 725 A 800 PONTOS
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 800 A 850 PONTOS
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ACIMA DE 850
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
3 EM
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Município Regional Escola
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APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 20 alunos 511 alunos 427 alunos 115 alunos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 66 alunos 90 alunos 38 alunos 5 alunos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Até 250 pontos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 250 a 300 pontos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 300 a 350 pontos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Acima de 350 pontos
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011
Uso dos Resultados Professor Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire
APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Muito obrigada! dayane@caed.ufjf.br