OFICINA DE APROPRIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Compreendendo os resultados do SAERJ/2011
Advertisements

O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Avaliação Institucional
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Oficina Divulgação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Oficina de Apropriação de Resultados
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Oficina de Apropriação de Resultados – Saethe 2014
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Atividade complementar 04 e 05
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Gestores PROVA SALVADOR 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Considerações iniciais
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SEAPE para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da UFJF, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escola públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas (como por exemplo, os projetos SisLame e SIMADE) com o objetivo de modernizar a gestão educacional. O CAEd também presta serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos educacionais promovidos por iniciativas privadas, a exemplo de algumas ações da Fundação Roberto Marinho, do Instituto Unibanco e da Fundação Oi Futuro.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Seção 1: Matriz de Referência

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Aspectos a serem considerados em uma Matriz Constitui um parâmetro de orientação; Apresenta o objeto da avaliação; Caráter de universalidade; Orientação na elaboração de itens.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 É bom ressaltar que as matrizes de referência não englobam todo o currículo escolar. É feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo de instrumento de medida utilizado na avaliação e que, ao mesmo tempo, é representativo do que está contemplado nos currículos. Vejamos um exemplo:

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Em Matemática, as competências englobam três níveis. Veja um exemplo em Geometria. 1)Firmar conceitos e reconhecer figuras geométricas planas ou espaciais. Conceituação 2)Mobilizar conceitos e propriedades geométricas para estabelecer relações ou efetuar cálculos envolvendo elementos de uma figura. Manipulação 3) Utilizar conceitos e propriedades geométricas para resolver problemas. Aplicação

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 A Matriz de Matemática está estruturada em quatro temas: Tratamento da Informação Números, Operações e Álgebra Grandezas e Medidas Espaço e Forma

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Aspectos a considerar sobre Descritores Os descritores têm origem na associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelo aluno que se traduzem em certas habilidades. Constituem uma sumária “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado Implicam, como fundamento, aspectos conceituais ou teóricos relacionados a diferentes áreas do conhecimento a serem avaliadas.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Das Matrizes aos itens dos testes de proficiência

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATIVIDADE 1 ESTUDO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA Fazer o detalhamento de alguns descritores.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 3 EF

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 5 EF

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 9 EF

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de referência 3 EM

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O QUE É UM ITEM? O item é uma questão do teste de larga escala, que avalia uma única habilidade. Portanto o item é unidimensional.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O ITEM E SUAS PARTES

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATIVIDADE 2 Dinâmica dos itens

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Seção 2: Interpretação pedagógica dos resultados

Formas de Apresentação dos Resultados APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Formas de Apresentação dos Resultados

3 EF

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

Município Escola Regional

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 1049 alunos 981 alunos 171 alunos 23 alunos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 24 alunos 7 alunos 6 alunos 2 alunos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ATÉ 725

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 725 A 800 PONTOS

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 800 A 850 PONTOS

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 ACIMA DE 850

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

3 EM

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Município Regional Escola

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 20 alunos 511 alunos 427 alunos 115 alunos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 66 alunos 90 alunos 38 alunos 5 alunos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Até 250 pontos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 250 a 300 pontos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 300 a 350 pontos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Acima de 350 pontos

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

Uso dos Resultados Professor Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Muito obrigada! dayane@caed.ufjf.br