Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações

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Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações Módulo 5: Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações

Desenvolvimento de atividades de monitoração na farmácia 1) Qual a relação entre você e o dono da farmácia ? 2) Qual a relação entre você e o gerente da farmácia ? 3) Qual a relação entre você e o balconista da farmácia ? 4) Quais os fatores que podem dificultar este processo ? 5) Quais os fatores que podem facilitar este processo ? 6) Que ações devem ser feitas por você para iniciar este processo ?

Atendimento Farmacêutico Escuta ativa Identificação das necessidades Análise da situação Tomada de decisões Definição de condutas Documentação e avaliação

Dispensação Aconselhamento farmacêutico baseado na prescrição médica Detecções de situações de risco

Aconselhamento farmacêutico baseado no produto Orientação Farmacêutica Aconselhamento farmacêutico baseado no produto Prevenção do risco

INTERFACE ENTRE ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMACOVIGILÂNCIA NOTIFICAÇÃO APLICAÇÃO DA CAUSALIDADE “CASO-A-CASO” ANÁLISE DE SINAIS E PROCESSAMENTO DA GESTÃO DO RISCO REGULAÇÃO DO MERCADO FARMACÊUTICO E DISSEMINAÇÃO DE NOVA INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO DISPENSAÇÃO ATENDIMENTO SEGUIMENTO INTERVENÇÃO RETRO-ALIMENTAÇÃO PARA A PRÁTICA FARMACÊUTICA IDENTIFICAÇÃO DE PRM NÍVEL SAÚDE PÚBLICA NÍVEL INDIVIDUAL COMUNICAÇÃO

Quando promover Busca Ativa em nível local ? Publicação de alertas pela GFARM/ANVISA Solicitação de informações restritas para fortalecimento de sinal Publicação de artigos científicos que relatam casos específicos de RAM Informação indireta do usuário que lhe cause uma suspeita

Quando promover Busca Ativa em nível local ? Substituições de medicamentos prescritos anteriormente Não adesão ao tratamento, percebido no atendimento Falta ao trabalho ou escola Uso de medicamentos paliativos em conjunto com outros medicamentos (anti-histamínicos, antiácidos, analgésicos etc.)

Fluxo de Informações – Reação Adversa como queixa do paciente 2 Visita à Farmácia Aquisição do medicamento 1 3 4 Prescrição médica Atendimento médico Suspeita de RAM pelo paciente 9 VISA 5 7 8 6 Recebimento, processamento e transmissão da notificação da RAM Atendimento farmacêutico – Triagem

Fluxo de Informações : Reação Adversa como suspeita pelo Farmacêutico 3 Visita à Farmácia 1 4 Automedicação (Paciente já em uso de outros medicamentos) Suspeita de RAM pelo farmacêutico 2 7 VISA Atendimento farmacêutico – Triagem 5 6 Recebimento, processamento e transmissão da notificação de RAM

Fluxo de Informações – Desvio da qualidade de medicamentos como queixa do paciente 3 Visita à Farmácia com o medicamento 1 Suspeita de Desvio da qualidade pelo paciente 2 Atendimento farmacêutico – Triagem 5 4 VISA Recebimento, processamento e transmissão da notificação do DQ

Fluxo de Informações – D: Desvio da qualidade de medicamentos percebida pelo farmacêutico 2 1 Suspeita de Desvio da qualidade – Avaliação Técnica Recebimento de mercadoria 4 3 VISA Recebimento, processamento e transmissão da notificação de DQ

Fluxo de Informações – E: Outros problemas relacionados com medicamentos detectado pelo farmacêutico Erro de prescrição 1 Interação clinicamente significante Uso incorreto Abuso/dependência 3 Visita à Farmácia Atendimento farmacêutico – Triagem (Detecção de padrão de repetição) 2 5 4 VISA Recebimento, processamento e transmissão do relato dos casos por tipo de PRM

VISA Fluxo de Informações: Alertas e Informes oficiais 1 Divulgação de Alertas, Informes Técnicos e Medidas Sanitárias 2 Farmácias Notificadoras (recebimento e avaliação da nova informação) 3 VISA Atendimento farmacêutico (Incorporação da nova informação na prática profissional)

Exercício Considerando os fluxos apresentados, responda às seguintes perguntas: 1- O que faria o farmacêutico suspeitar que um paciente está apresentando RAM? 2- Como deveria ser feita a abordagem ao paciente? 3- Quais informações devem ser levantadas durante o atendimento farmacêutico devido à suspeita de RAM? 4- De que forma o farmacêutico pode ser proativo no monitoramento de RAM nos pacientes que chegam à sua farmácia?