Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental

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Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental

A avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental visa apontar quais os critérios de avaliação são os mais adequados para que se avalie de forma eficaz os alunos, os tipos de avaliações, a importância de se ter objetivos educacionais bem definidos como forma de instrumentalizar o momento da avaliação, da maneira que precisamos compreender a aplicação prática da avaliação, bem como demonstrar dificuldades encontradas na feitura de uma avaliação consequente, durante o processo de construção da aprendizagem.

Para termos melhor compreensão do assunto, iremos considerar tópicos que contribuem para esclarecer algumas questões que discutidas, devem ser refletidas, estas são: Avaliação Democrática e Emancipadora, por Ana Maria Saul; Avaliação Mediadora, por Jussara Hoffmann; Avaliação Formativa, por Philippe Perrenoud; Avaliação Democrática, por Celso Vasconcelos; e Objetivos Educacionais, por Bloom, Hastings e Madaus.

1 Avaliação Democrática ou Emancipadora: Avaliação Democrática sugere uma classificação política dos estudos avaliativos, cujos conceitos chaves são: sigilo, negociação e acessibilidade, ou seja, direito do usuário à informação e à utilização dos resultados da avaliação para melhorar ou redirecionar as próprias atividades. Sobre a Avaliação Democrática

Nas práticas pedagógicas preocupadas com a transformação, a avaliação é utilizada como um mecanismo de diagnóstico da situação enxergando o avanço e o crescimento e não a estagnação disciplinadora. Sendo assim, para romper com o modelo de sociedade devemos romper com a pedagogia que o traduz!

2 Avaliação Mediadora : De acordo com a autora , Jussara Hoffmann a avaliação ainda é essencial à educação desde que tenha perspectiva de ser problematizadora e que vise o questionamento e a reflexão sobre a ação. Diz também que “o significado básico da avaliação é a investigação e dinamização do processo de conhecimento”. A professora questiona, entre outras coisas, o que significa testar e medir na avaliação, aparecendo, então, através de suas pesquisas, discussões variadas e constantes embates entre os professores.

3 Avaliação Formativa : O estudo de Perrenoud (1999) inicia apontando o principal ponto do sistema educacional como um todo, não apenas o da avaliação, que é a necessidade de haver uma conscientização geral de que para que haja mudanças no processo avaliativo é imprescindível que se iniciem mudanças significativas em todo sistema educativo, pois a avaliação regula diferentes relações tais como o trabalho, a autoridade e a cooperação em sala de aula.

4 Avaliação Democrática por: Celso Vasconcelos A avaliação desempenha um papel significativo para o modelo social liberal-conservador, ou seja, o papel disciplinador. Os “dados relevantes” que devem ser considerados para o julgamento de valor, tornam-se “irrelevantes”, sendo que o padrão de exigência fica ao livre arbítrio do professor. O professor ao planejar suas atividades não estabelece o mínimo necessário a ser aprendido efetivamente pelo aluno, utilizando-se da “média” de notas, o que não expressa a competência do aluno, não permitindo a sua reorientação.

5 Objetivos educacionais: Bloom, Hastings e Madaus (1983, p.5-46) nos dizem que os objetivos educacionais ou metas de ensino são, na verdade, a manifestação do desejo das autoridades escolares de definir tipos de mudanças que esperam que se processe nos alunos. Taxonomia de objetivos educacionais é o resultado do trabalho de um grupo de examinadores que atuavam no nível colegial e que desenvolveram o sistema de classificação de objetivos educacionais, a fim de facilitar a comunicação entre si mesmo e com seus colegas a respeito dos objetivos.