Nosso pacto com o futuro sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
Advertisements

Alguns elementos para reflexão:
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
A segregação socioespacial e a exclusão social
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
PEA 5730 Planejamento Integrado de Recursos30/08/2006 MARCUS VINICIUS HERNANDEZ Estudo dos impactos ambientais envolvidos no uso final de energia da região.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
25 DE AGOSTO DE 2009 Marcelo Pereira de Souza Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande.
ASSOREAMENTO DO LAGO PARANOÁ
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Outubro-2006.
Voto e cidadania.
Estatuto da Cidade.
Quem somos O que fazemos Slide 1
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Forum Nacional de Reforma Urbana
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
O QUE É PLANO DIRETOR ?. O QUE É PLANO DIRETOR ?
Planos Diretores Participativos.
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Gestão Estratégica na Política Pública
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
A importância dos Planos Participativos para o Desenvolvimento Urbano
Sistemas de Abastecimento de Água:
Plano diretor de Avaré lei complementar 154/11
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
Prefeitura Municipal de Santo André
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Plano de Bacia do Rio Caí
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
ATIVIDADE URBANISTICA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Urbanização mundial e brasileira
Workshop de Melhoria Contínua
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
O que é PLANO DIRETOR MUNICIPAL? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Transcrição da apresentação:

Nosso pacto com o futuro sustentável

Nosso pacto com o futuro sustentável O que é o Plano Diretor ?

O que é o Plano Diretor ? Nosso pacto com o futuro sustentável Nos termos do Estatuto da Cidade, o Plano Diretor está definido como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Assim o Plano Diretor é uma importante ferramenta para que a cidade se desenvolva de maneira organizada. Afinal, num município do porte de São Bernardo não há mais lugar para o improviso. Por isso, o Plano Diretor é imprescindível para o planejamento e a gestão do município, devendo ser aprovado por Lei. O que é o Plano Diretor ?

O que é o Plano Diretor ? Nosso pacto com o futuro sustentável O Plano Diretor também deverá ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a Sociedade e os poderes Executivo e Legislativo. O que é o Plano Diretor ?

O que é o Estatuto da Cidade ? Nosso pacto com o futuro sustentável O que é o Estatuto da Cidade ?

O que é o Estatuto da Cidade ? Nosso pacto com o futuro sustentável O Estatuto da Cidade é uma Lei Federal (no 10.257 de 10/07/2001) que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Ele possibilita a utilização de instrumentos de política urbana para que sejam efetivamente cumpridas as funções sociais da cidade e da propriedade, de forma que os interesses coletivos estejam acima dos individuais. O que é o Estatuto da Cidade ?

O que é o Estatuto da Cidade ? Nosso pacto com o futuro sustentável Para que estes instrumentos possam ser utilizados pelo Município há necessidade do Plano Diretor dizer onde eles serão usados para concretizar a cidade que queremos. Entre outras orientações, o Estatuto da Cidade estabelece diretrizes para a participação direta dos cidadãos nos processos decisórios através de audiências públicas, plebiscitos, referendos, estudos de impacto de vizinhança e orçamentos participativos. O que é o Estatuto da Cidade ?

O que é o Estatuto da Cidade ? Nosso pacto com o futuro sustentável Com base nessas premissas a Administração Pública do Município de São Bernardo do Campo está realizando audiências públicas de debate para realização do novo Plano Diretor. O que é o Estatuto da Cidade ?

Nosso pacto com o futuro sustentável Nosso Plano Diretor

a etapa de Participação Nosso pacto com o futuro sustentável Estamos realizando a etapa de Participação Novo Plano Diretor de São Bernardo

Participação no Novo Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Participação no Novo Plano Diretor Definir novos rumos para a cidade dentro do Plano Diretor também depende de você ! Apresente propostas para o desenvolvimento sustentável de nosso município. Novo Plano Diretor de São Bernardo

Participação no Novo Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Participação no Novo Plano Diretor Deste debate com você e com os seus vizinhos surgirão às idéias para construirmos o futuro de nossa cidade. As propostas serão debatidas e as escolhidas passarão a integrar o novo Plano Diretor Afinal ninguém conhece melhor nossa cidade do que as pessoas que vivem nela Novo Plano Diretor de São Bernardo

Nosso Pacto com o Futuro Sustentável Novo Plano Diretor de São Bernardo

Novo Plano Diretor de São Bernardo Nosso pacto com o futuro sustentável Antes de identificar os problemas e debatermos as possíveis soluções vamos estabelecer 4 pactos que irão nortear as alternativas de solução mais adequadas Na nossa cidade não há mais espaço para o improviso. Novo Plano Diretor de São Bernardo

Novo Plano Diretor de São Bernardo Nosso pacto com o futuro sustentável 1o Pacto Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 1o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas ambientais do município O respeito às nossas condições físicas ambientais contribuirá para a inclusão social e ao respeito à qualidade de vida de todos Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 1o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas ambientais do município O respeito às nossas condições físicas ambientais contribuirá para a utilização sustentável de nosso território. Novo Plano Diretor de São Bernardo

Novo Plano Diretor de São Bernardo Nosso pacto com o futuro sustentável 2o Pacto Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 2o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas construídas, a capacidade da nossa infra-estrutura e equipamentos urbanos em suportar a demanda atual e futura. Não podemos mais forçar nossa infra-estrutura existente Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 2o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas construídas, a capacidade da nossa infra-estrutura e equipamentos urbanos em suportar a demanda atual e futura. Não podemos mais crescer desordenadamente Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 2o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas construídas, a capacidade da nossa infra-estrutura e equipamentos urbanos em suportar a demanda atual e futura. Vamos planejar nossa infra-estrutura respeitando a qualidade de vida Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 2o Pacto - Vamos respeitar as condições físicas construídas, a capacidade da nossa infra-estrutura e equipamentos urbanos em suportar a demanda atual e futura. Parte do Programa de Transporte Urbano - PTU - antes e depois Vamos planejar nossa infra-estrutura respeitando nosso desenvolvimento Novo Plano Diretor de São Bernardo

Novo Plano Diretor de São Bernardo Nosso pacto com o futuro sustentável 3o Pacto Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Vamos planejar a cidade que queremos Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 3o Pacto - Vamos respeitar a convivência entre as diversas funções da cidade INDÚSTRIA Vamos planejar a cidade que queremos Novo Plano Diretor de São Bernardo

Novo Plano Diretor de São Bernardo Nosso pacto com o futuro sustentável 4o Pacto Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 4o Pacto - Vamos respeitar o suporte econômico de nossa cidade Gráfico de atividades econômicas presentes no município Fonte: DIPAM/SEC. FINANÇAS SBC, 2003 Vamos planejar a viabilidade econômica de nossa cidade Novo Plano Diretor de São Bernardo

Pacto com o Futuro Sustentável Nosso pacto com o futuro sustentável Pacto com o Futuro Sustentável 4o Pacto - Vamos respeitar o suporte econômico de nossa cidade Somos ainda um dos poucos municípios classificados na Região Metropolitana como Industrial de Renda Média Alta Segundo levantamento da FAU/USP 2004 Novo Plano Diretor de São Bernardo

Nosso pacto com o futuro sustentável Nossa Cidade

Diagnóstico Físico Ambiental Macrozoneamento do município Nosso pacto com o futuro sustentável Diagnóstico Físico Ambiental Apresentaremos agora um breve diagnóstico de nossa cidade através do mapeamento físico ambiental e uma apresentação de proposta para o Macrozoneamento do município Nossa Cidade

Nosso pacto com o futuro sustentável Nossa Cidade

Nossa Cidade Nosso pacto com o futuro sustentável Área Urbana Área de Proteção Ambiental Nossa Cidade

Nossa Cidade Nosso pacto com o futuro sustentável Tamanduateí Billings Vertente Oceanica Mapa de Bacias Hidrográficas 2005 Mapa de uso do solo da Emplasa 2005 Nossa Cidade

Nossa Cidade Nosso pacto com o futuro sustentável Áreas de adensamento urbano Áreas onde se localizam as indústrias do município Áreas de ocupação urbana irregular Áreas de ocupação irregular em áreas de mananciais Áreas de ocupação Urbana em área de mananciais Mapa de uso do solo da EMPLASA 2005 Nossa Cidade

mapa de restrição física Mapa de restrições Físicas à ocupação Nosso pacto com o futuro sustentável Mapa de ocupação sobre mapa de restrição física Áreas de adensamento urbano Áreas de ocupação Urbana em área de mananciais Áreas onde se localizam as indústrias do município Áreas de ocupação urbana irregular Áreas de ocupação irregular em áreas de mananciais Mapa de Restrições Físicas - IPT 2005 Mapa de Restrições Físicas - IPT 2005 Mapa de restrições Físicas à ocupação Áreas com restrições localizadas Áreas de Parques e reservas Áreas urbana edificada Áreas com severas restrições Áreas passíveis de ocupação com sérias restrições Áreas favoráveis Mapa de uso do solo da Emplasa 2005 Nossa Cidade

Nossa Cidade Programas de intervenção urbana extensa que devem ser Nosso pacto com o futuro sustentável Programas de intervenção urbana extensa que devem ser conhecidos para o debate do Plano Diretor Programa de Transporte Urbano - PTU Programa de melhoria ambiental da Billings - JICA Nossa Cidade

Programa de Transporte Urbano - PTU Nosso pacto com o futuro sustentável Programa de Transporte Urbano - PTU Trata-se do programa de readequação do transporte urbano mais extenso a ser executado nos últimos anos na cidade e um dos principais projetos de transporte na região metropolitana de São Paulo. Nossa Cidade

Nossa Cidade - Sistema Viário Nosso pacto com o futuro sustentável Nossa Cidade - Sistema Viário

Detalhe do Sistema Viário Nosso pacto com o futuro sustentável Detalhe do Sistema Viário Nossa Cidade - Sistema Viário

Cargas no sistema de transporte público Nosso pacto com o futuro sustentável Cargas no sistema de transporte público Nossa Cidade - Sistema Viário

Nossa Cidade - Sistema Viário Nosso pacto com o futuro sustentável Obras do PTU Nossa Cidade - Sistema Viário

Programa de Melhoria ambiental da Billings JICA Nosso pacto com o futuro sustentável Programa de Melhoria ambiental da Billings JICA Trata-se de programa extenso que abrange toda a área da represa Billings, divide-se em etapas, a primeira é a de levantamento e pesquisa técnica, ambiental, econômica e social completa, a etapa posterior é a de viabilização econômica das propostas a serem apresentadas inicialmente e por último a etapa de execução propriamente dita. JICA é a sigla do convênio Brasil / Japão através de São Bernardo, que viabiliza o estudo e posteriormente instrumentaliza a viabilidade do programa, significa, Japan International Cooperation Agency Nossa Cidade - JICA

O Manancial Billings corresponde à 218,4 Km2 do território municipal Nosso pacto com o futuro sustentável Manancial Billings em São Bernardo Área onde serão aplicadas as propostas da JICA em São Bernardo O Manancial Billings corresponde à 218,4 Km2 do território municipal Nossa Cidade - JICA

Nossa Cidade - JICA Nosso pacto com o futuro sustentável Em 2005 o programa apresentou em Workshop Público seu primeiro relatório de trabalho Nossa Cidade - JICA

Macrozoneamento proposto Nosso pacto com o futuro sustentável Macrozoneamento proposto para o Plano Diretor

Macrozoneamento Macrozoneamento Nosso pacto com o futuro sustentável Macrozoneamento Define inicialmente grandes áreas de ocupação por exemplo: zona urbana (onde localiza-se a maior oferta de infra-estrutura para residências, industrias, comércio, serviços e equipamentos públicos) e zona ambiental (onde se definem critérios de ocupação segundo vocações de proteção e desenvolvimento ambiental). Macrozoneamento

Macrozoneamento proposto Nosso pacto com o futuro sustentável Macrozoneamento proposto para o Plano Diretor AVU Área de Vocação Urbana AURA Área Urbana de Recuperação Ambiental AOD Área de Ocupação Dirigida ARO Área de Restrição à Ocupação Macrozoneamento

AVU - Área de Vocação Urbana Nosso pacto com o futuro sustentável AVU - Área de Vocação Urbana AVU Área de Vocação Urbana Caracterizada pela área com maior oferta de infra-estrutura e equipamentos urbanos Macrozoneamento

AURA - Área Urbana Recuperação Ambiental Nosso pacto com o futuro sustentável AURA - Área Urbana Recuperação Ambiental Caracterizada pela ocupação urbana irregular na área de proteção aos mananciais Macrozoneamento

AOD - Área de Ocupação Dirigida Nosso pacto com o futuro sustentável AOD - Área de Ocupação Dirigida Localizada ao Sul da Represa Billings, é caracterizada pela importância estratégica ambiental, socio-econômico para o município Macrozoneamento

ARO - Área de Restrição à Ocupação Nosso pacto com o futuro sustentável ARO - Área de Restrição à Ocupação Localizada no extremo sul do município, é caracterizada por sérias restrições à ocupação em razão de fatores geomorfológicos e fragilidade ambiental. Esta área detêm 29,5% da área do município que se destina à preservação Macrozoneamento

Material disponível para o Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Material disponível para o Plano Diretor

Material disponível para o Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Material disponível para o Plano Diretor - Relatórios sobre a cidade: Cenário Futuro, Leitura da Cidade e Diagnóstico Mapeamento atualizado do município (gráfico e digital) Home page do Plano Diretor no site www.saobernardo.sp.gov.br Espaço para o Plano Diretor no Poupatempo São Bernardo Material de trabalho

Material disponível para o Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Material disponível para o Plano Diretor Folder informativo Filipeta com as informações referentes às reuniões regionais e temáticas Cartilha do Plano Diretor Fórum e local de postagem e acesso público on-line de propostas e sugestões na home page do Plano Diretor - Locais de reuniões e suporte (equipamentos, apresentações, etc) Material de trabalho

Acesso aos dados do Plano Diretor Nosso pacto com o futuro sustentável Acesso aos dados O detalhamento do Macrozoneamento proposto assim como os relatórios completos da cidade e o mapeamento georreferenciado se encontram na home page do Plano Diretor no site da prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br e em cópias impressas no Poupatempo. Acesso aos dados do Plano Diretor