IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS

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1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Transcrição da apresentação:

IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

CADEIAS DE VALOR A análise estruturada das cadeias de valor possibilita vantagem competitiva para a empresa pela análise de custos e da forma de execução da operação do negócio. Porter (1994)

VALOR , segundo . . . Aristóteles (7 classes) Dicionário Aurélio econômico social político ético estético religioso judicial “equivalente justo em dinheiro, mercadoria etc., especialmente de coisa que pode ser comprada ou vendida.” Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

VALOR OBTEVE VALOR = CUSTO Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

VALOR Valores de : Uso: medida monetária das propriedades que possibilitam o desempenho de uso; Estima: medida monetária das propriedades que tornam desejáveis sua posse. Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

VALOR VALOR ECONOMICO = OBTEVE ( USO + ESTIMA) CUSTO Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

Benefícios Percebidos VALOR Função VFornecedor = Custo FUNÇÃO VALOR = CUSTO Benefícios Percebidos VPercebido = Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

VALOR VALOR FUNÇÃO BENEFÍCIOS CUSTO ESFORÇO Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

VALOR VALOR ATRAI CLIENTES VALOR ENERGIZA ORGANIZAÇÕES VALOR EXIGE DOMÍNIO DOS PROCESSOS & OBJETIVOS VALOR ESTÁ NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

RELAÇÃO ENTRE VALOR E QUALIDADE Benefícios Percebidos Determinantes da Qualidade em Serviços Benefícios Percebidos VPercebido = Sacrifícios Percebidos Preço, Tempo, Esforço, Energia etc. Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

Necessidades do Cliente FLUXO DE VALOR Conjunto de atividades, do início ao fim, que cria um resultado a um cliente. A meta é satisfazer este cliente. Necessidades do Cliente Satisfação do Cliente FLUXO DE VALOR Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR Sistema Tradicional Orientado ao Produto Criar o Produto Fazer o Produto Vender o Produto Marketing Obtenção Serviço Design Produto Design Processo Distribuição Vendas Pesquisa Promoção Manufatura Propaganda Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

O SISTEMA DE NEGÓCIOS COMO UM SISTEMA AGREGADOR DE VALOR Definir Valor Prover Valor Comunicar Valor Entender Desejos de Valor Design Processo Produto Conceito de Vendas Obtenção, manufatura Propaganda Definir Alvo Distribuição Promoção Definir Benefícios / Preço Serviço Relações Públicas Preço Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

A CRIAÇÃO DE VALOR NUMA EMPRESA ESTÁ BASEADA EM PROPÓSITOS E PROCESSOS Bem Intencionadas (motivadas, ineficazes) CRIADORAS DE VALOR Propósitos Adversárias (empresa estática, barreiras ao cliente) Burocráticas (burocráticas, chatas) Processos Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

EMPRESAS CRIADORAS DE VALOR Sendo a satisfação do cliente o principal objetivo de um fluxo de valor, faz-se necessário o pleno entendimento de suas atividades, inicial e final. Fluxo de Valor Início Fim Atendimento de Pedidos Pedido do cliente Entrega do Pedido Determinação das exigências Pagamento Compras Desenvolvimento Estratégico Exigências de mercado Estratégia de Negócios Processamento de Reclamações Notificação do acidente Solução do Problema Fonte: VARVAKIS, G. J., UFSC

CADEIAS DE VALOR Exemplos de benefícios: 1 – Terceirização Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E Macro Processo de de suporte (atividades de apoio) Macro Processos chave (atividades primárias) Fonte: FGV Exemplos de benefícios: 1 – Terceirização 2 – Priorização de investimentos

CADEIAS DE VALOR: Exemplos

CADEIAS DE VALOR: Exemplos MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Gestão Ciclo do pedido Gestão de Marketing de Produto Funil de Tecnologia Gestão do Planejamento estratégico Gestão da Marca Gestão de Marketing do Canal Planejamento de novas operações Funil de Produto Gestão Comercial do Ciclo Governança Corporativa Gestão da Sustentabili-dade Funil de Inovação Comercial Ciclo de disponibilização de produto/ manufatura Serviços de atendimento aos clientes e força de vendas Processos de Apoio Gestão Financeira Gestão da adequação legal Tecnologia e Sistemas de Informação Cadeia de Fornecimento Infra-estrutura Desenvolvi-mento organizacional Gestão de Riscos Gestão de Pessoas Auditoria Gestão do Conhecimento Relações externas/ internas

CADEIAS DE VALOR: Exemplos MERCADO Clientes Processos Principais Processos de Gestão Processos que estabelecem diretrizes e práticas de gestão para os processos principais e de apoio, em sintonia com o ambiente externo/interno. Processos que agregam valor ao cliente. Esses processos recebem requisitos, diretrizes e políticas dos processos de gestão e são suportados pelos processos de apoio. Processos de Apoio Processos que agregam valor aos processos principais (apóiam e dão suporte aos processos principais).

CADEIAS DE VALOR: Exemplos Processos Principais Funil de Tecnologia Ciclo do pedido Gestão de Marketing de Produto Funil de Produto Gestão Comercial do Ciclo Gestão de Marketing do Canal Funil de Inovação Comercial Ciclo de disponibilização de produto/ manufatura SAC e vendas Funil de Produto LEVEL 0 Definir ideia Realizar briefing Avaliar Viabilidade técnica Avaliar Viabilidade financeira Realizar plano executivo Liberar lançamento Avaliar lançamento LEVEL 1

COMO IDENTIFICAR PROCESSOS PRIMÁRIOS? Isso faz parte da razão de ser da empresa ? O cliente se importa diretamente com a forma de execução do processo? Falhas na execução podem ocasionar prejuízos irreversíveis? Pelo menos um SIM Atividades Primárias ! Fonte: Piemonte, L.A.

Distribuidoras de bebidas ATIVIDADES PRIMÁRIAS Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E Cada tipo de processo pode ser vital para a organização obter a vantagem competitiva Logística interna e externa Distribuidoras de bebidas Operações e Logística interna Restaurantes Marketing, vendas Bancos Serviços pós venda Copiadoras (XEROX)

ATIVIDADES DE APOIO Compras Infra-estrutura Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade, etc.) M A R G E Recursos Humanos Tecnologia da Informação Conforme o negócio da empresa, atividades, tradicionalmente classificadas como de apoio podem ser classificadas como primárias dentro da cadeia de Valor da Organização. Fabricantes de chocolate (compras ) RH afeta a vantagem competitiva ( Desenvolvimento de RH) Bancos (finanças)

ELEMENTOS DAS CADEIAS DE VALOR Cadeia de valor Conjuntos de processos e atividades Razão de existir da instituição Um responsável Produtos e serviços gerados Clientes e fornecedores Nonono estets nononon AAC 2,25 -econom.SR.-

CADEIAS DE VALOR  A cadeia de valor representa a base da operação de uma empresa;  As cadeias de valor são dividas em dois grandes grupos (macro processos chaves e macro processos de suporte);  Uma cadeia de valor estruturada permite uma análise melhor de investimento, mais direcionada !  É possível que o produto de uma cadeia de valor de uma empresa torne-se parte da cadeia de valor de uma outra empresa;  Induz à práxis da Organização por processos.

RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR Cadeia de valor da Empresa Cadeia de valor do Cliente Elos da Cadeias Cadeia de valor da Empresa Cadeia de valor da Fornecedor

RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR  As cadeias de valor se relacionam entre si por meio de elos, não só para a troca de informações como também para o fornecimento de recursos.  A utilização correta dos elos das cadeias de valor pode representar vantagens competitivas, principalmente entre as cadeias de valor Empresa e Cliente e Empresa e Fornecedor

GESTÃO DE RECURSOS DA EMPRESA (ERP) FINANÇAS PRODUÇÃO ERP RECURSOS HUMANOS VENDAS ERP= Entreprise Resource Planning

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM) PREVISÃO PRODUÇÃO SCM SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO SCM= Supply Chain Manegement

RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR Lado do Fornecimento Fornecedores de Primeira Camada de Segunda Clientes de Primeira Camada Clientes de Segunda Camada Fábrica Lado da Demanda

RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR fornecedor fábrica distribuidor varejista Períodos Demanda Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. Est. In. Est. Fin. produção produção compras compras 1 100 2 20 60 80 90 95 100 3 180 120 100 95 60 80 90 4 60 90 95 120 100 5 100 95 90 6 95

Incerteza da demanda = ineficiências na cadeia RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR Efeito Chicote Produção 1 2 3 4 5 6 Período fornecedor fábrica distribuidor varejista demanda Incerteza da demanda = ineficiências na cadeia

SUBSTITUIR ESTOQUES POR INFORMAÇÃO RELACIONAMENTOS ENTRE CADEIAS DE VALOR SUBSTITUIR ESTOQUES POR INFORMAÇÃO

Propor a cadeia de valor da empresa Grupo Fácil Créditos. X O R C Í I Propor a cadeia de valor da empresa Grupo Fácil Créditos. Logística Interna Operações Externa Marketing Vendas Serviço Aquisição Recursos Humanos Tecnologia da Informação Infra-Estrutura (Administração, Contabilidade etc.) M A R G E