Administração Estratégica

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Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica Módulo II – Contextualização e objetivos Prof. MsC Wilter Furtado – fev 2014 (34) 9973.3455 – wilter@com4.com.br

Vamos falar sério ? !

Esse, é um Porra-loca !

Significado de Porra-loca Dicionário inFormal – Google   Pessoa espontânea, extravagante; que age e reage aos fatos e circunstâncias de forma livre; de acordo com o próprio jeito e vontade. Pessoa sem preconceito, que se comporta de modo não formal; não comum. Pessoa que não se preocupa com a opinião dos outros na hora de tomar uma atitude. Dicionário Aulete (por.ra-lou.ca) s2g. Bras. Vulg. Pessoa inconsequente, irresponsável; que costuma agir de forma inconsequente ou irresponsável.

O Contexto

Influências sobre os negócios O Contexto Influências sobre os negócios

O Contexto mundial Marcha da Globalização: maior mobilidade social e econômica; consolidação do capitalismo (novas oportunidades e fragilidades); O mundo interconectado (negócios, mídias sociais, etc). Rápidos avanços tecnológicos (informação e conhecimento); Incertezas políticas e econômicas no mundo (dividas fora do controle; medidas de austeridade na zona do Euro e nos EUA, contaminando o resto do mundo; distúrbios políticos globais). Nova rota dos mercados globais. A China, saindo dos países em desenvolvimento, com grandes recursos naturais, voltando-se para a Europa e para a América do Norte. Vulnerabilidade dos BRICS (Brasil, Russia, India, China e África do Sul) – O Mercosul não decolou.

O Contexto mundial Novas configurações do mundo produtivo qualidade, racionalidade, produtividade; investimentos em capital humano e retenção de talentos Investimentos em inovação e em retenção de talentos Redução ciclo de vida dos produtos, Tipo do cliente, Responsabilidade socioempresarial; Investimentos maciços em pesquisas e inovação Novas configurações do mundo do trabalho Inserção da mulher no mundo do trabalho longevidade, competição, Desemprego, Novas características da mão de obra disponível, Educação avançada e continuada;

Contexto socio-econômico local Sérios problemas com o desenvolvimento econômico e com fatores inibidores de investimentos. Inflação em alta Juros elevados Carga tributária elevada Falta de investimentos públicos produtivos (foco nos programas sociais) Descontrole das contas públicas (importação/exportação) Descontrole nos gastos públicos; Desemprego estrutural (industrial) Crescimento focado no consumo – modelo esgotado; Crescimento econômico (PIB) ínfimo, nos últimos 3 anos. Ilusão de uma classe média mais forte; mas mais exigente, e com maior influência política;

Contexto socio-econômico local 3. População mais velha e mais urbanizada, gerando sérios problemas econômicos e sociais. Êxodo rural e aviltamento da qualidade de vida e renda do trabalhador que migra do campo Redução da mão-de-obra qualificada,ativa e produtiva; Maior desigualdade e disparidade na renda; Redução nas taxas da poupança e dos investimentos; 4. Inversão nos papeis e no tamanho do estado, provocado pelo envelhecimento da população e pelos programas sociais: Maiores Gastos com a saúde, educação, moradia, segurança, infra-estruturas, etc. Gastos com os programas sociais Redução da produtividade;

Contexto socio-econômico local 5. Desalinho entre o setor produtivo e o governo. Carga tributária elevada; Falta de políticas setoriais claras e consistentes; Falta de confiança na política econômica do governo que não consegue provocar o crescimento; Retração forte na produção industrial mesmo com benefícios protecionistas; Burocracia e dificuldades de crédito; Câmbio desajustado – Baixa competitivade da indústria; O fiasco dos incentivos fiscais e para o consumo; 6. Inversão nos papeis e no tamanho do estado, provocado pelo envelhecimento da população e pelos programas sociais: Maiores Gastos com a saúde, educação, moradia, segurança, infra-estruturas, etc. Gastos com os programas sociais Redução da produtividade;

Contexto socio-econômico local 7. Perfil do ingressante na universidade – Geração da pressa da inquietude e da superficialidade; 8. Concorrência e competitividade no setor educacional, e de outros negócios (qualidade e inserção); universalização-EAD; especialização, tecnológicos e superiores profissionalizantes; mudança de métodos de ensino (PBL e casos); inclusão de novas tecnologias; 9. Aumento do desemprego, via redução dos investimentos públicos e privados, e da mão de obra qualificada; 10. Surgimento, de um mundo de jovens desiludidos, face o desemprego, os custos do estudo, a qualidade do ensino, e o custo de vida;

O Papel Central da Universidade Mediação Reflexiva Transformações sociais concretas, e os indivíduos O que está acontecendo na sociedade como um todo, e os indivíduos

A Disciplina

Arquitetura da Disciplina Objetivo Geral: (disciplina, esperamos): A partir do conceito de estratégia organizacional, o curso objetiva levar o aluno a conhecer, compreender, avaliar e aplicar, os aspectos teóricos e práticos que envolvem o processo de elaboração e implementação do Planejamento Estratégico, bem como, de explorar as etapas mais usuais e as principais ferramentas de controle e avaliação do processo de planejar estrategicamente. As abordagens devem privilegiar a integração de diversas áreas do conhecimento aplicados à realidade empresarial.

Arquitetura da Disciplina Específicos: (Ao final do curso, espera-se que os participantes): Conhecer e discutir os vários ambientes organizacionais e os fundamentos de estratégia organizacional, no sentido de entender as relações causais existentes, assim como, conhecer, visualizar, e entender o caráter sistêmico das organizações. Desenvolver a compreensão sobre os conceitos e abordagens da Administração Estratégica e sobre o processo de formulação e implementação das estratégias organizacionais, Compreender e desenvolver as principais metodologias e técnicas de análise estratégica, de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico.

Arquitetura da Disciplina Específicos: (Ao final do curso, espera-se que os participantes): Sintetizar e aplicar as técnicas e os conhecimentos sobre estratégias empresariais, sobre o planejamento estratégico, para usá-los com propriedade na gestão empresarial, orientando a organização na busca de uma vantagem competitiva. 5. Ser capaz, de dimensionar com propriedade, uma situação apresentada, identificar problemas, pesquisar e propor soluções estratégicas; 6. Contextualizar e aplicar os conhecimentos da gestão estratégica, como ferramenta de inserção profissional nas dinâmicas dos ambientes globalizados e competitivos;