Treinamento, Desenvolvimento e Educação Cleide Sousa FEV/2011.

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Transcrição da apresentação:

Treinamento, Desenvolvimento e Educação Cleide Sousa FEV/2011

Chris Paul Gardner (1954, EUA) Desempregado, despejado várias vezes. Viveu em abrigos e dormiu até no banheiro da estação do metrô Abandonado pela esposa; ficou com um filho pequeno Tinha $ 21,39 dólares no bolso, viu um homem estacionar uma ferrari.... “O que faz? E como se faz?” 2

Chris Paul Gardner (1954, EUA) Tornou-se corretor e um mito em Wall Street O mendigo que comprou a ferrari de Michael Jordan Tranformou $ 21,39 dólares em uma fortuna avaliada em $ 600 milhões dólares Sua vida é contada em um livro e em um filme, intitulado “Em busca da felicidade” 3

4

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O que foi fundamental? CapacitaçãoEstudoQualificação EsforçoMeta

Estudo dirigido 1.Qual a base histórica da criação da área de T&D? 2.Discuta a seguinte afirmação: “Nas organizações, a aprendizagem humana pode se dá de várias maneiras.” 3. Defina treinamento, desenvolvimento e educação. 4. Dê exemplo de uma situação de treinamento, desenvolvimento e educação no trabalho. Forneça detalhes que indique porque se trata de T, D ou E.

Treinamento Posição atual do cargo Melhorar desempenho Responsabilidades atuais

Desenvolvimento Não relacionado com o cargo atual Oportunidade CrescimentoDesenvolvimento Carreira

Educação Experiências de aprendizagem Preparo para o futuro Deveres na organização

Educação Processos mais profundos Formação da personalidade Conhecimento Compreender Interpretar

T&D Foco no presente Cargo atual Desenvolvimento de habilidades Treinamento Foco no futuro Carreira Desenvolvimento da pessoa Desenvolvimento

Aprendizagem organizacional Novas competênciasNovos insigthsNovos horizontes Recompensa e comprometimento

Desenvolvimento de Carreira Carreira Sucessão ou sequência de cargos ocupados por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Foco: funcionários que têm potencial para ocupar cargos mais elevados Envolve necessidades da organização e das pessoas

Ferramentas Avaliação do desempenho Testes psi AconselhamentoInformação Inventário de habilidades Centro de avaliação

Programas de Trainees Enriquecimento planejado do capital humano Longo prazo Investimento no sucesso futuro

Características Estágio programado Treinamento contínuo Profissionais de alto nível Universitários Monitoração Avaliação

Crise da empregabilidade Falta de qualificação “Analfabetismo profissional” Inadaptação à mudança

Exercício: planejamento estratégico Como se auto-avalia? Objetivos? Como alcançá-los?