Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 6 Gestão de Documentos I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recepção, registo e circuito da correspondência
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Aula 4 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
PROCEDIMENTOS DE PROTOCOLO IF
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Técnica de Representação Gráfica
Documentos Digitais Aula 6.
SepNet - Sistema Eletrônico de Protocolo
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DRE-IQ
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Apresentação do item: 1.Gargalos no relacionamento Anvisa e Setor Industrial Farmacêutico Dr. Lauro Moretto.
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Fluxograma.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 5
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
Fundamentos Arquivísticos
Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.
Pontos fortes  Registrará e acompanhará todo o expediente administrativo  Cadastro e tramitação de documentos físicos e virtuais  Autuação e tramitação.
Diagrama de Atividades
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Administração Contratual
OFICINA ANS Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
Os Novos Marcos Regulatórios
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
FLUXOGRAMAS.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
MANUAIS NA EMPRESA
Engenharia de Software
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO AMBIENTE FLORESTAL.
Fundamentos do Comércio Exterior
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
INSTRUÇÃO PROCESSUAL Portaria Normativa nº 05 de 19 de Dezembro de Secretaria-Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento,
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
SISTEMA ÚNICO DE PROTOCOLO-SUP
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
SEP Novo Sistema Eletrônico de Protocolo. 2 Consulta a Processos na Internet  Facilitar o acesso as informações referente aos processos autuados e tramitados.
GESTÃO DOCUMENTAL Karla Dias
Gestão de Documentos e Arquivos
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento
PROCEDIMENTO DESLIGAMENTO DE USUÁRIO ONE
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Sistema de Prestação de Contas
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
Especificação de processos Ademar Aguiar & Gabriel David 1 Desenho de Workflow Gabriel David, Ademar Aguiar
 Decreto n , de 5/2/2013  Resolução SEMAD n. 89, de 6/2/2013.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
Transcrição da apresentação:

Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 6 Gestão de Documentos I

Protocolo e Tramitação Protocolo do grego Protôkollon do latim Protocollu: – Primeira folha ‘colada’ aos rolos de papiro, e na qual se escrevia um resumo do conteúdo. – É a condição para a validade jurídica dos documen- tos. Estes registros poderia ser a transcrição integral do documento em livros apropriados: livros de registros. A partir do período napoleônico tem-se adotado o registro de elementos essenciais tanto na che- gada quanto na saída do documento.

Protocolo e Tramitação Registro de documentos coloniais: – Transcrevia-se todos os documentos que circulava entre Portugal e o Brasil: Conselho Ultramarino e Secretarias de Governo das Capitanias. – O registro fazia parte da orientação burocrática e ficavam nas respectivas instituições que produziam e recebiam documentos. Exemplos de livros de registros: – Registro do termo de posse (governador); – Registro de cartas e ofícios (enviados e recebidos); – Registro de provisões (do governador e do rei) – Registro de Sesmarias, etc.

Protocolo e Tramitação Conceito: – Conjunto de operações visando o controle, a tramitação, assegurando a imediata localização e recuperação do documento, garantindo assim o acesso à informação. O registro de protocolo consiste na colocação de uma numeração progressiva e a anotação de alguns elementos essenciais, segundo formulário preestabelecido. O registro de protocolo tem uma dupla função: – Controla a tramitação e permite encontrar os documentos, seguindo os passos de um determinado expediente; – Função jurídica de determinar as datas certas de chegada e saída dos documentos.

Rotinas do Protocolo Recebimento e registro (sistemas eletrônicos): – Receber e separar a correspondência (ostensivo e sigi- losa,oficial e particular – não registrada); – Digitar os elementos identificadores de cada documen- tos e sua tramitação; – Verificação de antecedentes (em caso positivo proceder juntada – anexação ou apensação. No primeiro caso as folhas são renumeradas, no segundo não há necessida- de); – Codificar, resumir e encaminhar. Autuação: – Recebimento para constituição de processos em sua forma jurídica.

Tramitação É a atividade de circular documentos entre uni- dades organizacionais interna ou externas. – Deve ser observado o recebimento pelos setores de destino; – Todos os setores e o protocolo deve verificar o nú- mero de página dos processos.

Tramitação No processo de tramitação podemos desenvolver um WORKFLOW: O que é o WorkFlow – É o movimento de documentos e/ou tarefas através de um pro- cesso de trabalho: como as ta- refas são estruturadas, quem as executa, suas ordens de execu- ção, como elas são sincroniza- das, como estas tarefas estão sendo acompanhadas. Workflow permite sin- tetizar os fluxos de trabalho, tornando-os simples e transparen- tes.

Tramitação O processo de workflow apresenta quem é quem no desenvolvimento dos trabalhos. – Analisar cada profissional e suas atividades; – Identificar que tipos documentais cada um deles produz ou recebe; – Determinar os níveis de segurança. – Se o processo estiver informatizado (documentos di- gitais) permite a um gerente cuidar da equipe e das etapas dos negócios.