Professora Rafaela Ferreira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Aula de Química Junho de 2013
Ligações Covalentes Aula de Química Maio de 2013.
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações Metálicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Substâncias: simples e compostas
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Químicas.
Revisão 9º ano Ligações química.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Ligação Metálica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Características dos retículos
REGRA DO OCTETO.
Ligações Químicas I A visão clássica.
As Implicações do Modelo Quântico
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Ligações iônicas e metálicas
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Conceitos básicos de ligação química
Tipos de Ligação química
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Leonardo.
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
LIGAÇÕES QUÍMICAS FÓRMULAS DE LEWIS REGRA DO OCTETO  Ligação iônica Forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas contrárias. Íons formados a.
Conceitos Básicos de Ligação Química
Ligações Químicas.
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
Aula de Química – Perito Criminal Maio de 2015
AULA 2 CONCLUSÕES.
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
As Ligações Químicas.
2º ANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Aula 11 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Exercícios de Fixação GABARITO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Compostos Moleculares / Covalentes e
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Professora Rafaela Ferreira dos Santos Ligações Químicas Professora Rafaela Ferreira dos Santos

Valência Camada de Valência Número de ligações que o átomo deve fazer para alcançar a estabilidade. Camada de Valência Ultima camada que contem elétrons. Irá determinar se o átomo ganha ou perde e-

TEORIA DO OCTETO: A maioria dos átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.

Notação de Lewis - Colocar o símbolo do elemento Representar os elétrons de valência de pontos ou cruzes; Verificou-se que os átomos tendem a ganhar, perder ou partilhar elétrons de modo a ter na camada de valência 8 elétrons ficando com a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo na Tabela Periódica. Regra do Octeto.

Ligação Química São as forças de atração que ligam os átomos de modo a formar substâncias mais complexas. Podem-se classificar em 3 grandes grupos: Ligação iônica: refere-se às forças eletrostáticas que existem entre íons de carga oposta. As substâncias iônicas geralmente resultam da interação de metais do lado esquerdo da Tabela Periódica com elementos não metálicos do lado direito da Tabela (excluindo os gases nobre, grupo 18).

Ligação covalente: resultam da partilha de elétrons Ligação covalente: resultam da partilha de elétrons. Os exemplos mais comuns é a ligação entre elementos não metálicos. Ligação metálica: encontra-se em metais sólidos como o cobre, o ferro e o alumínio. Nos metais, cada átomo liga-se a vários outros átomos vizinhos.

Ligação Iônica

Propriedades de compostos Iônicos Possuem elevados pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE); São solúveis em solventes polares; Conduzem a corrente elétrica quando fundidos (fase líquida) ou em solução Sólidos em temperatura ambiente; Formam cristais quebradiços. Apresenta, estrutura cristalina definida

Ligação Covalente ou Molecular É a ligação química que se forma por partilha de elétrons - H:H; Cl:Cl. Existem: as ligações simples (1 par de elétrons garante a ligação) duplas (2 pares de elétrons garantem a ligação) triplas (3 pares de elétrons estabelecem a ligação).

Propriedades dos compostos moleculares: São sólidos, líquidos ou gasosos nas condições ambiente Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição (comparados aos iônicos) São maus condutores de eletricidade, alguns podem conduzir quando em meio aquoso (ionização). A maioria dos compostos são solúveis em solventes orgânicos.

Ligação Metálica O metal seria um aglomerado de átomos nêutrons e cátions, mergulhados numa “nuvem” ou “mar” de elétrons livres. A “nuvem” estaria então funcionando como LIGAÇÃO METÁLICA, mantendo os átomos colados entre si.

Ligação Metálica São uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Ligas metálicas: Aço- Fe-C Aço inoxidável- Fe-C, contém também Ni e Cr. Bronze- Cu-Sn Latão- Cu-Zn

Propriedade dos metais Brilho metálico característico; Resistência a tração; Condutibilidade elétrica e térmica elevadas; Alta densidade; Ponto de fusão e ponto de ebulição elevado.