VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Letramento: um tema em três gêneros
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais

Teoria Psicogenética de Piaget

Conceitos de aprendizagem
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical

VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker

CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.


Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação

MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Aprendizagem e desenvolvimento Aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos. O desenvolvimento da criança não pode ser visto de forma isolada em relação ao processo de aprendizagem. Escrever significa conscientizar-se da própria fala. Tornar-se consciente de seus próprios atos e poder representar objetos ausentes. A criança tem que aprender a transformar uma capacidade em si numa capacidade para os outros. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Aprendizagem e desenvolvimento Desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino- aprendizagem. Não se pode ensinar diretamente o desenvolvimento cognitivo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial. A área de desenvolvimento potencial permite-nos ver o amanhã da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. A partir do que já foi aprendido levar o aluno ao desenvolvimento. O bom ensino é o que adianta ao desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

com um questionamento da função da escola e do papel do professor. Esta mudança acontece... com um questionamento da função da escola e do papel do professor. A ênfase deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Foco no Ensino Foco na Aprendizagem Professor ENCICLOPÉDIA Professor PARCEIRO ESPECIAL Preparado para colaborar com a construção de SIGNIFICADOS Preparado para organizar conteúdo e INFORMAÇÃO Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

O desenvolvimento da linguagem Linguagem – meio de comunicação entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Convertida em linguagem interna, transforma-se em função mental e torna- se o meio principal do pensamento da própria criança. A linguagem interior e o pensamento nascem do complexo de inter-relações entre a criança e as pessoas que a rodeiam. Assim estas inter-relações são a origem dos processos volitivos. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex Linguagem – designa os objetos do mundo externo ( Ex.faca designa um utensílio usado na alimentação...), ações (como cortar, ferver, andar), qualidades do objeto (afiado, áspero) e as se referem às relações entre objetos ( tais como abaixo, acima, próximo). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

O surgimento da linguagem e as três mudanças essenciais: Lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles estão ausentes. Processo de abstração e generalização – é possível analisar, abstrair e generalizar as características dos objetos, eventos e situações presentes na realidade. Função de comunicação entre os homens - garante como conseqüência, a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem é um sistema de signos que possibilita o intercâmbio social entre indivíduos que compartilhem desse sistema de representação da realidade. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Criança A criança incorpora ativamente as formas de comportamento já consolidadas na experiência humana, à partir de sua inserção num dado contexto cultural, sua interação com membros de seu grupo e sua participação em práticas historicamente construídas. Os membros da sociedade estão num constante movimento de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Desenvolvimento infantil A importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. O indivíduo para se humanizar precisa crescer num ambiente social e interagir com outras pessoas.Quando isolado, privado do contato com outros seres, entregue apenas a suas próprias condições e a favor dos recursos da natureza, o homem é indefeso e despreparado para lidar com os desafios de seu meio. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Aprendizagem É um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde está inserido. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

O processo ensino - aprendizagem Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo de ensino-aprendizagem. A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Tipos de aprendizagens de conceitos: Espontâneos: adquiridos no contextos cotidianos de atividade da criança. Científicos: adquiridos por meio do ensino, exemplo, os conceitos matemáticos de números decimais, conjuntos, variáveis e os conceitos de verbo adjetivo, vinculados à compreensão da linguagem escrita. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Importância das praticas educacionais; Relação entre desenvolvimento e aprendizagem: Importância das praticas educacionais; Anterior ao ensino escolarizado a criança traz uma pré-história de conhecimento - ao entrar em contato com as noções de matemática ou da escrita, a criança já experimentou na vida cotidiana essas noções - por ex. já contou ou fez hipóteses sobre a escrita presente numa sociedade letrada. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dificuldade da criança frente à aprendizagem da escrita A atividade espontânea da criança, como saber o nome de seus familiares, é impulsionada por motivos, necessidades, enquanto a escrita formal demanda habilidades que envolvem mecanismos de abstração complexos. A escola tem um papel essencial no desenvolvimento de funções psicológicas mais avançada. Ex: construção de conceitos necessários ao domínio de uma escrita sistemática. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Bibliografia: REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis, RJ: Vozes,1995. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000. NUNES, Ana Ignez B. L.e SILVEIRA, Rosemary do N. Psicologia da Aprendizagem processos, teorias e contextos. Brasília: Liber livro, 2009. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira Profª Drª: Teresa Cristina Barbo Siqueira