Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial do Meu EBSCOhost
Advertisements

ESQUEMAS EM PIRÂMIDE Têm como objectivo ganhar dinheiro. Recrutam pessoas, ao invés de de vender um produto legítimo ou de fornecer um serviço. O consumidor.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Caso Paggo Talita Amaral.
1) Cadeia de valor da Paggo
Modelo de Negócios e Receitas
O futuro da publicidade no jornal
E-card.
OPORTUNIDADES.
Aula 7: Portais de Noticias
Algar Mídia.
ASSINATURA DIGITAL ASSINATURA digital.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Setembro/2013. Comunicado: A partir de 02/09 estará suspensa a opção de parcelamento em 18x e 24x.
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Empresa Empresarial Pontes Corporate Center Recife - PE - Boa Viagem - Sala 1710 e 1607.
Ações propostas para o cenário Propaganda Como funciona essa empresa?
O QUE OFERECEMOS? Oferecemos aos candidatos nas Eleições Municipais de 2012, a oportunidade de exporem suas propostas e ideias. Apresentarem sua história.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
__________________________________________
TREINAMENTO E Avaliação por desempenho BEM-VINDOS !!!
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Oferta de cargas online Rápido e fácil. Cadastro gratuito.
Como funciona a imprensa
Mídia Kit Algar Mídia. Mídia Kit Algar Mídia Quem Somos A Algar Mídia oferece soluções transmídia que aumentam a visibilidade da marca do cliente,
Tutorial Área Restrita do Anunciante Tutorial Área Restrita do Anunciante.
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Quem Somos Um grupo empresarial focado
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
O Perfil do consumidor mudou na última década. As vendas via e-commerce no Brasil passaram de R$0,54 bilhão em 2001 para R$18,7 bilhões em 2011, caracterizando.
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
o mais bem sucedido start up de web 2.0 do mercado brasileiro.
Publicidade e Propaganda
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
J O R N A L I S M O M Ó V E L. Circulação de jornais - No mundo, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011, graças aos smartphones e tablets.
Rede de amigos, diversão e informação Somos uma rede social para pessoas que possuem animais de estimação, pretendem ser donos de.
Compra coletiva via internet
Oferecemos Publicidade via banners marketing para toda a base de cadastrados Divulgação via jornal PlugPet, com chamada na.
O profissional de marketing enfrenta o problema da abundância de informações em países de alta renda e falta delas em países de baixa renda.
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
AMBIENTES DE MARKETING
Informações técnicas Assuntos: Barcos, esportes, turismo e outros Distribuição Gratuita : Brasil Tiragem: exemplares Periodicidade: Bimestral Especificações:
RENDA ATIVA SOLUÇÕES FINANCEIRAS 1)AUMENTE SUA RENDA E NÃO SUAS DESPESAS. 2)CRIE MULTIPLAS FONTES DE RENDA ON LINE 3)PROGRAMAS DE AFILIADOS 4)PLATAFORMA.
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
iPad 3.0 Além da Edição Digital do jornal impresso e do acesso ao novo site do Globo, a versão 3.0 do aplicativo do Globo para iPad traz um produto.
POLÍTICAS PARA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NO CENÁRIO DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA.
Mídia Kit.
 ComprasFácil Novo Ambiente Organizacional. Desenvolvimento  Integrantes Bruno Machado Santos João Gustavo Mattos Lucas Gaio Thiago Nascimento.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Proposta de Google Adwords
Designe Product E-commerce Partner Oportunity Technology.
Marketing Carlos Freire – Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 De maneira geral, a maior parte da verba de marketing, em todo tipo de negócio,
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Muito prazer! A YEP é uma agência que planeja e desenvolve estratégias de comunicação e marketing. Desde 2009, trabalhamos com o intangível, juntamos um.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Uma Estratégia Integrada Agenda de Convergência: Plano de Comunicação Convergente.
Apresentação versão 1.3 Apresentação v1.0 Consumo Inteligente Familiar.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
Divulgação científica e contribuição da internet para diminuir distâncias entre ciência e sociedade Bernardo Esteves Editor da Ciência Hoje On-line
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.
Transcrição da apresentação:

Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara

Jornalismo digital Rosental Alves, no artigo “Jornalismo Digital: 10 anos de web” aponta para o fato de as novas tecnologias serem sempre encaradas como uma ameaça ao jornalismo e que os últimos 10 anos foram marcados pelo esforço de transformar essas ameaças aos meios de comunicação tradicionais em oportunidades de criação de um novo jornalismo. Esse novo jornalismo incluiria, dentre outros fatores: - A percepção dos leitores “online” como um novo mercado; - A adaptação dos conteúdos às novas possibilidades de formato e linguagem; - A criação de novos modelos de negócio que abarquem esse novo público e ofereçam atrativos para o leitor “tradicional” (do impresso).

Novos valores e preocupações Pagar ou não pagar deixa de ser uma questão apenas financeira. Está associada a novos valores e preocupações. “dinheiro por notícia” x contribuição Essa contribuição funciona a partir do momento em que o leitor se preocupa com sua associação e identificação com o produto e/ou produtor daquele conteúdo.

Novos valores e preocupações Os usuários buscam pela informação com “mais valor” e não pela informação mais barata. Isso faz com que os produtores de conteúdo para o online se preocupem em criar e/ou descobrir valores que atraiam o interesse e posteriormente a fidelidade do público-leitor. Pagar por conteúdo online é uma questão cada vez mais ligada ao tipo de usuário – base de consumidores mais leais –, do que ao tipo de conteúdo oferecido (generalista ou analítico, hardnews ou matérias de fôlego, global ou local, etc).

Novos modelos de negócio Dados retirados da pesquisa da Nielsen “Changing models: a global perspective on paying for content online”: 85% dos entrevistados prefere que o conteúdo se mantenha gratuito 50% se consideram propensos a pagar por conteúdos online como filmes, games e músicas. 78% dos entrevistados disseram que, quando assinam um jornal, revista ou TV, desejam que o seu conteúdo esteja disponível em outro dispositivo (na web), sem a obrigação de pagar duas vezes Na propensão de pagar por conteúdos online, o destaque é para consumidores de conteúdos sobre o setor financeiro e sobre esportes

Novos modelos de negócio

Paywall: sistema de cobrança que bloqueia o acesso à página exigindo o pagamento. 1) Assinatura integral 2) Assinatura parcial (quantidade, horário, tipo) 3) Micropagamentos (avulsos) Freemium: sistema em que se oferece conteúdos gratuitos (free) e, pagando, o usuário tem acesso a conteúdos diferenciados, exclusivos (“prêmio”).

Novos modelos de negócio “Pague o que quiser” Newspass – Google Proposta de sistema de cobrança que concentraria micropagamentos (Apple) e assinaturas de sites jornalísticos, evitando que o usuário seja obrigado a fazer vários cadastros, em vários sistemas diferentes, digitando várias vezes o mesmo número de cartão de crédito, etc. Crowdsourcing Um sistema que funciona mais ou menos como o princípio da doação, mas que em casos como no jornalismo, é uma doação revertida em prestação de serviço, produção de conteúdo. * Jornalismo investigativo

Crowdsourcing

Qualidade dos conteúdos Conteúdo pago: Exclusivo Aprofundado Complementar Especializado Conteúdo free: Repetitivo Básico Incompleto Não-especializado

Qualidade dos conteúdos Internet como um espaço aberto = conteúdo gratuito Gratuidade = conteúdo sem valor Oferta maior x Cobrar por esse serviço (Leis de mercado) Jornal impresso ou online = produto = deve ser pago Novas fronteiras para a publicidade = perda de investimento Micropagamentos e os “valores” do conteúdo

The New York Times - Micropagamentos - Quantidade de itens consumidos Financial Times - Freemium Folha de São Paulo - Planos/pacotes por dias da semana, Estado ou periodicidade - Versão digital

FOLHA DE SÃO PAULO

THE NEW YORK TIMES

FINANCIAL TIMES