Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
MÉTODO CIENTÍFICO.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ENCCEJA MATEMÁTICA.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Como elaborar um texto Argumentativo
Núcleo Regional de Educação de Toledo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
A compreensão em Leitura
Diretrizes para leitura e análise de textos
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Prof.ª Irislane Figueiredo
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação

BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A Construção da Ciência
Hermenêutica Jurídica
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Investigar, ensinar e aprender
O que é metodologia científica? Aluno/a (pesquisar e sistematizar)
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
SITUAÇÕES.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
Os PCN e o Ensino Médio.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Programação em Scratch
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL ATUAL Esclarecendo um pouco mais...
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005

Comentários (PUC-Rio) Alunos entram via ENEM e via Vestibular. O ENEM considera mais as competências gerais, o Vestibular é calcado na exigência de conhecimentos específicos. A PUC-Rio vem tendo excelentes resultados com os alunos admitidos via ENEM, salvo este ano! A menor nota de Matemática no Vestibular para Economia foi 9,5; e para Engenharia foi 3,5...

Maturidade Pode ser descrita na forma de competências, habilidades e atitudes. Vamos apresentá-las por categorias: Raciocínio Capacidade de abstração Uso de representações Uso de modelagem Leitura e escrita Compreensão Conhecimento Processo de trabalho Atitudes Capacidade crítica

Leitura e escrita Dificuldade em ler com rapidez e compreensão. Grande dificuldade em ler textos não narrativos. Dificuldade em usar elementos de textos não narrativos ou de representações gráficas em raciocínios. Incapacidade de desenvolver uma argumentação ou um raciocínio coerente, tudo se transforma em narrativas: “tipo assim”. Produzem narrativas, descrições, ou ainda explicações ingênuas; sem chegar a definições, explicações convincentes, argumentações ou deduções. Aliás, não separam “explicação” de “raciocínio”. Vocabulário reduzido e usado de forma imprecisa.

Dificuldades lógico-cognitivas Usar e relacionar representações e registros diversos. Argumentação: incipiente, sem controle ou justificativa. Formar conceitos e modelos (abstração): trabalham por exemplos (instâncias particulares) e analogias, resolvem problemas-tipo. Relacionar modelos e realidade concreta, modelagem de situações reais e seu usos para explicações. Desconhecem o raciocínio lógico formal. Confundem A  B com B  A, hipótese com tese, necessidade com suficiência. Dificuldade de passar à negação e de usar contra- exemplos.

Compreensão “Conhecimento é saber resolver todos os exercícios do livro” X Saber resolver novos problemas “O conhecimento dura dois meses” X “Conhecimento é o que sobra depois que se esquece o que o professor falou”. O conhecimento não é cumulativo: “O que importa para a minha profissão será aprendido na hora de usar”. “Raciocinam” por exemplos, não por conceitos.

Exemplos A tragédia da esponja e de outras metáforas concretas. “Corpos mais pesados caem mais rápido”. “Quem está em órbita não sofre a ação da gravidade”. “A Mecânica não passa de 32 fórmulas”. A regra de três: obstáculo para a noção de linearidade e daí para a modelagem. A teoria molecular axiomática torna incompreensível “mol” e “número de Avogrado”.

Processo de trabalho “Estudar é fazer exercícios”. Não suportam a solidão do trabalho intelectual. Poucos organizam sua agenda. O estudo é deixado para pouco antes da prova. Iluminam frases, não ficham ou montam esquemas explicativos. Não admitem “misturar” disciplinas ou assuntos. O importante é o resultado, o processo lhes parece irrelevante. Não sabem trabalhar em grupo.

Tecnologia e ciência Metodologia científica ingênua: a ciência chega à verdade, à certeza: não admitem incertezas ou o papel do acaso (contingência); tudo é determinado e conhecido. Poucos já enfrentaram algum problema concreto. Tecnologia, para eles, é imediata. Não tem noção da utilidade da Matemática, da Química, da Física. Terão da Biologia?

Atitudes, etc. Queda de auto-estima às primeiras notas baixas (de acordo, muito baixas...). Nunca passaram por isto. Ética rígida e infantil: cada um deve agir de acordo com um papel pré-estabelecido, senão é falso ou traidor. Dificuldade em trabalhar com regras: elas são sempre absolutas, e sua aplicação é intencional. A certeza do já sabido e o medo do “mico” impede a crítica: não há crítica a ser feita & não se expõem. Não possuem ferramentas para realizar julgamentos racionais e fundamentados. Atitude passiva, esperam as respostas. Mesmo em desafios.