Por que estudar sistemas de informação?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informações Gerenciais
O ambiente organizacional
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação Capítulo 3
Sistemas de Informação Capítulo 6
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
CAPA.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Gildo de Almeida Leonel
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Profissional de GC / Função de GC
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Princípios de Sistemas de Informação
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Capítulo 6
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Gabriel Bastos Machado
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
Sistemas de Informação Gerencial
E-commerce e E-business
Sistemas de Informação para Operações
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Processos Administrativos Aula 1
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Professora Roberta Peracio
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Por que estudar sistemas de informação?

Por que estudar sistemas de informação? Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer outra grande função organizacional. Sistemas e tecnologias da informação se tornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações.

Por que estudar sistemas de informação? O envolvimento dos administradores em todas os aspectos dos sistemas de informação é fundamental para o sucesso da empresa.

Por que estudar sistemas de informação? O campo de sistemas de informação engloba muitas tecnologias complexas, conceitos comportamentais abstratos e aplicações especializadas em inúmeras áreas empresariais e não empresariais.

Cinco áreas do conhecimento: ·        Conceitos Básicos ·       Tecnologias da Informação ·        Aplicações Empresariais ·        Processos de Desenvolvimento ·        Desafios Gerenciais

Conceitos Básicos Conceitos fundamentais sobre os componentes e papéis dos sistemas de informação, derivados da teoria geral dos sistemas ou conceitos da estratégia competitiva utilizados para desenvolver sistemas de informação em busca de vantagem competitiva.

Tecnologias da Informação Os principais conceitos, avanços e questões gerenciais na informática (hardware, software, redes, gerenciamento de banco de dados e outras tecnologias de processamento de informação).

Aplicações Empresariais As principais utilizações dos sistemas de informação para as operações, administração e vantagem competitiva de um empreendimento (SPT, SIG, SAD, SIE, SE), incluindo comércio eletrônico e colaboração, utilizando a Internet, intranets e extranets.

Processos de Desenvolvimento Como os usuários finais ou especialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação para problemas nas empresas utilizando metodologias específicas.

Desafios Gerenciais Os desafios de administrar efetiva e eticamente os recursos e estratégias de negócios envolvidas na utilização da tecnologia da informação ao nível do usuário e do empreendimento e ao nível global de um negócio. Qual é o uso correto dos recursos de informação de uma organização? O que é necessário para ser um usuário final responsável? Como você pode se proteger do crime com o uso do computador e outros riscos?

Formação em Computadores e Sistemas de Informação: Um SI não é composto apenas por computadores, ele é apenas a ferramenta mais eficiente para manipular todos os dados gerados na organização. Tecnologia, processos organizacionais, práticas, transações e políticas geradoras de dados, bem como as pessoas envolvidas nessa geração de dados e no uso das informações.

O aprendizado em computadores ou em informática ou em TI É um conhecimento de sistemas e equipamentos de computadores e seus modos de funcionamento. Enfatiza o uso de equipamentos e dispositivos (hardware), programas e instruções (software), banco de dados e telecomunicações.

O aprendizado em sistemas de informação É o conhecimento de como usar o hardware e o software para aumentar os lucros, cortar os custos, melhorar a produtividade e aumentar a satisfação dos clientes. O mais importante, é que engloba o como e o por que essa tecnologia é aplicada em empresas.

Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos SI, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam SI e conhecimentos técnicos sobre computadores. Capacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computador

Um administrador deve saber como identificar problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização.

Para isso é necessário o entendimento da natureza dos problemas enfrentados pelas organizações Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? De onde eles vêm? Quem está mais envolvido na configuração das soluções do sistema? Como o trabalho pode ser coordenado? (LAUDON e LAUDON, 1999)

Conhecimento de SI consiste: Conhecimento e habilidade prática com as tecnologias da informação mais atuais. Compreensão ampla de organizações e seus relacionamentos com indivíduos que a compõe, com uma perspectiva comportamental. Compreensão ampla de como analisar e resolver problemas

Nesse contexto, conclui-se que o profissional de administração de SI deve estar apto a administrar os relacionamentos a partir das três perspectivas existentes nas empresas: organização, tecnologia e pessoas.

Como os SI atuam nas áreas funcionais: FINANÇAS: prever receitas, determinar as melhores fontes e uso de fundos, administrar o dinheiro, contas a pagar e a receber. MARKETING: desenvolver novos produtos, projeções de vendas, análise de dados do mercado, determinar as melhores abordagens de propagandas e de vendas.

Como os SI atuam nas áreas funcionais: INDÚSTRIA/PRODUÇÃO: projetar produtos (CAD), fabricar itens (CAM), e integrar várias partes de equipamentos ou máquinas (CIM), planejamento da capacidade, controle da qualidade. RECURSOS HUMANOS: prever necessidade de mão-de-obra, avaliar desempenho, treinar empregados, atender requisitos legais, monitorar a produtividade dos empregados.