Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
ESTUDO ACOMPANHADO.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
Plano de Ação Pedagógica
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Pederneiras- São Paulo
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Gestão da Educação Infantil
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
O brincar e a matemática
Ciberinfante criativo
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS DO CEFAI
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Análise de uma ferramenta ou recurso
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Projeto Brincar para Vencer
TECNOLOGIA ASSISTIVA Deficiência Intelectual Mari Zulian 2013.
PSICOMOTRICIDADE.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
MEDIAÇÃO.
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Linguagem Oral e Escrita
Planejamento da Rotina Semanal
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
Projeto de Orientação de Estudo - 1º ano (EF)
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Transcrição da apresentação:

Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down Reginária Araújo

Síndrome de Down: o que o professor precisa saber?

Trissomia do 21 Deficiência não é doença Deficiência intelectual –atraso no desenvolvimento cognitivo A hipotonia muscular e o atraso na aquisição da linguagem Linguagem compreensiva x linguagem expressiva Birra e regras de convivência

A criança com Síndrome de Down na educação infantil Educar e cuidar diferença de ritmo de aprendizagem autonomia nas pequenas coisas do dia-a-dia Rotina escolar e autonomia: estratégias Sistematização dos procedimentos, constância Atribuição de tarefas Oportunizar a todos Identificar aptidões e estimular a cooperação

A criança com Síndrome de Down na educação infantil Comunicação: estratégias Exploração oral Músicas para completar Álbum seriado Brincadeiras

A criança com Síndrome de Down na educação infantil Aprendizagem: estratégias Produzir o material com o aluno Contato diário com suportes de escrita Situações-problema com material concreto/ relação com a rotina Jogos individuais, em dupla, coletivos As paredes da sala são um livro inacabado Combinados – pode ou não pode?

Vamos brincar de ser criança?