Ricardo Rego (2010) www.ricardorego.weebly.com Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.

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Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 2 F.P.I.F - O Formador face aos Sistemas e Contextos da Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 3 Caracterizar os sistemas de formação Compreender como a formação profissional está inserida nos sistemas: Educação; Formação; Trabalho Entender a Legislação de Enquadramento da formação profissional Definir o Perfil do Formador: Capacidades e Competências OBJECTIVOS: OBJECTIVOSOBJECTIVOS

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 4 1.Definição 2.Sistema de Formação 3.Ensino VS Formação 4.Modalidades de Formação 5.Níveis de Qualificação 6.Enquadramento legal 7.Vantagens da Formação CONTEÚDOS: OBJECTIVOSOBJECTIVOS DefiniçãoDefinição

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 5 “... processo global e permanente através do qual, jovens e adultos a inserir na vida activa, se preparam para o exercício de uma actividade profissional” in De. Lei 405/91 “... processo organizado de educação com a finalidade de proporcionar a oportunidade e os meios essenciais ao desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes ou comportamentos necessários ao exercício de determinadas profissões...” in Análise de Trabalho Abordagem Sistémica Acácio P. Duarte – IEFP DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos DEFINIÇÃO:

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 6 Formação = preparação de jovens e adultos para o desempenho de uma actividade profissional Conhecimentos Capacidades Atitudes saber-saber saber-fazersaber-estar DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere A formação assume-se, por isso mesmo, num contexto no qual se desenvolve necessariamente o processo de aprendizagem. Perfil De Entrada Perfil De Saída Saber Saber Fazer Saber Ser Mudanças DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere ANDRAGOGIAPEDAGOGIA Os Formandos na Formação Profissional são ADULTOS 9 DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 10 ENSINAR O QUE PRECISA SABER PEDAGOGIA PAPEL DO PROFESSOR : AJUDAR A APRENDER O QUE QUER SABER PAPEL DO MONITOR : ANDRAGOGIA DEFINIÇÃODEFINIÇÃO ObjectivosObjectivos

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 11 EDUCAÇÃO Desenvolvimento pessoal Aquisição de competências para a vida em sociedade Preparação para a vida Entrada  Processo de Transformação  Saída FORMAÇÃO PROFISSIONAL Aquisição de competências transferíveis para o exercício profissional Preparação para a vida activa ObjectivosObjectivos S. FORMAÇÃO DefiniçãoDefinição

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 12 O ciclo da formação ObjectivosObjectivos S. FORMAÇÃO DefiniçãoDefinição

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 13 O fundamental não é o que se ensina, mas o que se aprende. ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 15 Ensino EscolarFormação Profissional Objectivo Dotar as crianças ou jovens de um conjunto vasto de conhecimentos teóricos e abstractos, sem aplicação imediata, que lhes permita tornarem-se membros aptos de uma sociedade e de uma cultura. – preparar para a vida: SOCIABILIZAÇÃO Dotar os formandos de competências que permitam prosperar ou melhorar a produção. Centra-se no meio específico do trabalho – preparar para a vida activa: INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 16 Ensino Escolar Formação Profissional Cenário Escola e sala de aula – disposição em circunferência, anfiteatro Sala de formação teórica – mesas dispostas em U Posto de trabalho (na empresa ou num centro de formação) ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 17 Ensino Escolar Formação Profissional Mensagem - Transmissão de conteúdos teóricos com grau de abstracção considerável. - Traduzem o saber generalizado e as orientações para a definição de um projecto de vida, de forma a assumir um papel e um estatuto na sociedade. Os conteúdos são mais operativos e complementados com competências práticas que incrementam o nível técnico e relacional do trabalhador, respondendo a necessidades muito específicas ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 18 Ensino EscolarFormação Profissional Métodos e técnicas Pedagógicas Métodos sobretudo expositivos. Muito embora os recursos possam ser os mesmos (quadro, manuais, videoprojector...), na formação deverá imprimir-se um ambiente o mais participativo e activo quanto possível. Para tal recorrem-se a métodos activos e demonstrativos. ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere Ensino Escolar Formação Profissional Avaliação Recai sobre o aluno. Recai sobre o próprio sistema e resultados atingidos. ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 20 Ensino EscolarFormação Profissional Actores Professores e Alunos Formador / Animador e formandos (num estado de desenvolvimento mais maturo). ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição EDUCAÇÃO VS FORMAÇÃO FORMAÇÃO S. Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 21 Integração e realização socioprofissional dos indivíduos; Adequação entre o trabalhador e o posto de trabalho; Promoção da igualdade de oportunidades, no acesso à profissão, ao emprego e à progressão na carreira; Modernização e desenvolvimento integrado das organizações da sociedade e da economia; Fomento da criatividade, inovação e espírito de iniciativa; Fomento da capacidade de relacionamento; ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição S. Formação FINALIDADES DA FORMAÇÃO FORMAÇÃO Edu./Form.Edu./Form. Finalidades da Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 22 Formação Inicial  Específica de curta duração  Estrutural de longa duração Formação Contínua (pressupõe a existência de um período prévio de aprendizagem)  Actualização / Reciclagem - Reaquisição de competências para evolução  Especialização - competências requeridas para progressão  Reconversão - aquisição de competências requeridas para uma nova função; ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição S. Formação Edu./Form.Edu./Form. MODALIDADES DE FORMAÇÃO MODALIDADES FINALIDADESFINALIDADES Modalidades de Formação

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere ObjectivosObjectivosDefiniçãoDefinição S. Formação Edu./Form.Edu./Form. MODALIDADES DE FORMAÇÃO MODALIDADES FINALIDADESFINALIDADES

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 24 Nível I Nível II Nível III Nível IV Nível V DefiniçãoDefinição S. Formação Edu./Form.Edu./Form.FINALIDADESFINALIDADES NÍVEIS DE FORMAÇÃO MODALIDADESMODALIDADES

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 25 DefiniçãoDefinição S. Formação Edu./Form.Edu./Form.FinalidadesFinalidades NÍVEIS DE FORMAÇÃO ModalidadesModalidades

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 26 “ É reconhecida à Formação Profissional uma importância estratégica, enquanto espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos, técnicas e comportamentos, exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão ou grupo de profissões e capazes de assegurar a mobilidade e a capacidade de adaptação a novas organizações de trabalho e a novas profissões. Neste processo a qualidade dos formadores é unanimemente considerada um pilar fundamental no desenvolvimento das formações. DECRETO-LEI N.º405/91 regula a Formação Profissional inserida no mercado de trabalho. NíveisNíveis S. Formação Edu./Form.Edu./Form.FinalidadesFinalidades ENQ. LEGAL ModalidadesModalidades

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 27 O IEFP é a entidade que certifica a aptidão pedagógica e reconhece a capacidade técnica; bolsa de formadores CAP - Obrigatório a partir de 1998 Validade de 5 anos Para a renovação: 300 horas de experiência formativa 60 horas de formação de actualização pedagógica NíveisNíveis S. Formação Edu./Form.Edu./Form.FinalidadesFinalidades ENQ. LEGAL ModalidadesModalidades

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 28 Melhoria de desempenho a todos os níveis Contributo para o aumento da produtividade e da competitividade Aproximação dos objectivos pessoais e organizacionais Facilitação do relacionamento entre níveis hierárquicos e entre pares Melhoria dos níveis de motivação e participação Facilitação da comunicação e da resolução de conflitos Melhoria da imagem da organização Instrumento de desenvolvimento organizacional Contributo para a informação e intercomunicabilidade Para a organização NíveisNíveis Enq. Legal Edu./Form.Edu./Form.FinalidadesFinalidades VANTAGENSVANTAGENS ModalidadesModalidades

Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere 29 Motivação Conhecimentos, Aptidões/Perícias, Atitudes Disponibilidade para a mudança Capacidade para tomar decisões Autoconfiança e realização pessoal Sentimento de pertença à organização Sentimento de progresso na aprendizagem Controlo de tensões e conflitos Conhecer-se a si próprio e aos outros Minimização da frustração Relações interpessoais Trabalho / espírito de equipa Para os indivíduos NíveisNíveis Enq. Legal Edu./Form.Edu./Form.FinalidadesFinalidades VANTAGENSVANTAGENS ModalidadesModalidades