Ciclo da perícia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERÍCIA X AUDITORIA José Corsino
Advertisements

PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO
HONORÁRIOS PERICIAIS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Relatórios Periciais
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
Exame Suficiência - CFC Perícia Contábil
Exame Suficiência - CFC Perícia Contábil
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
ESPAÇO DÚVIDAS.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Legislação sobre Perícias - Processo Civil
Liquidação de sentença
As semelhanças e diferenças entre Auditorias e Perícias Ambientais
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Ms. Jovane M. Zago
Cumprimento de Sentença
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Perícia Médica Fundamentos
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Introdução A perícia contábil é uma ferramenta utilizada pelo sistema judiciário quando é necessário o esclarecimento de questões de natureza contábeis.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
AUDITORIA OPERACIONAL
Ação de Prestação de Contas
Prof. Fabiana Guedes PERÍCIA E AUDITORIA CONTÁBIL Prof. Fabiana Guedes
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
Tema: DA PROVA PERICIAL (estudo dos arts CPC)
Um mecanismo e um meio de Prova.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA
Chocolates Garoto x Sérgio de Laura
Direito Processual Civil II Inspeção Judicial(CPC, arts. 440 a 443) CEAP – Profº. Francisco Arrelias Especialista em Direito Processual.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Documentos Médico-legais
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Fernando Antonio Costa de Sá
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Campus VII – Departamento de Educação Colegiado de Ciências Contábeis
Disciplina: Perícia Contábil Professor: Carlos Jones
LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
Curso de Cálculos Trabalhistas
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
PERÍCIAS Márcio Aleixo Márcio Aleixo Engenheiro de Segurança do Trabalho.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
PLANO SEQÜÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
PERÍCIA CONTÁBIL.
PERICIAL CONTÁBIL.
Diligências.
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
Responsabilidade, ética e zelo
PARECER PERICIAL CONTÁBIL
PLANEJAMENTO.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
PERÍCIA CONTÁBIL AULA 4.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
Apresentação Profª. Emanuelly Melo Teixeira Dias Borges CRC/MG /O – Aspejudi 524 – TRT 1133 Contadora – Formada pela PUC/Minas Pos-graduada em Docencia.
Documentos Médico-Legais
PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Valéria Brites. IMPUGNAÇÃO DO LAUDO A manifestação das partes, deve ser encarada pelo perito como um pedido de esclarecimentos.
PLANO DE TRABALHO EM PERÍCIA CONTÁBIL
Transcrição da apresentação:

Ciclo da perícia

1. Ciclo normal da perícia judicial Podemos dizer que o ciclo da perícia judicial envolve seu curso, em suas fases: preliminar, operacional e final.

1.1 FASE PRELIMINAR: A perícia é requerida ao juiz, pela parte interessada na mesma; 2. O juiz defere a perícia e escolhe seu perito; 3. As partes formulam quesitos e indicam seus assistentes; 4. Os peritos são cientificados da indicação; 5. Os peritos propõem honorários e requerem depósito; 6. O juiz estabelece prazo, local e hora para início.

1.2 FASE OPERACIONAL 7. Início da perícia e diligências; 8. Curso do trabalho; 9. Elaboração do laudo.

1.3 FASE FINAL 10. Assinatura do laudo; 11. Entrega do laudo ou laudos; 12. Levantamento dos honorários; 13. Esclarecimentos (se requeridos). Em todas as fases, existem prazos e formalidades a serem cumpridas. Há, pois, todo um conjunto de fases que formam o ciclo da perícia judicial

Ciclo da perícia O ciclo da perícia judicial compõe-se das fases inicial, operacional e final, e estas de eventos distintos que formam todo o conjunto de ocorrências que caracterizam tais tarefas. (Sá, 2008 – pág. 59)

Quesitos

Quesitos São perguntas(indagações) formuladas a um especialista, portanto devem ser feitas com natureza técnica ou científica para serem respondidas pelo perito contador com objetividade, justificação, rigor tecnológico, precisão e clareza.

Resposta ao quesito Como o Prof. Dor. Antônio Lopes de Sá, cita em seu livro, Fundamentos da Contabilidade Geral (2008), Juruá editora: “O valor da resposta do quesito depende da qualidade da pergunta, ou seja, quesitos mal formulados podem gerar opiniões duvidosas e atém sem efeito para o fim desejado”.

Quesitos O quesito em perícia contábil está atrelado a busca de uma realidade patrimonial que deve desenvolver-se em uma sequência lógica de raciocínios.

Quesitos Não se trata, pois de uma simples pergunta mas sim de uma indagação objetiva que deve gerar todo um conjunto de verificações para que a opinião do perito contador seja confiável

Quem pode propor quesitos? Os quesitos podem ser propostos pelo juiz ou pelas partes.

Onde deve ser respondido o quesito? No laudo; a) havendo quesito no processo, estes devem ser transcritos e respondidos, primeiros os oficiais (do Juízo) e na sequencia os das partes, na ordem em que forem juntados nos autos. E b) não havendo quesitos, a perícia deverá ser orientada pelo objeto da matéria, se assim decidir quem a determinou. Ver a postagem da NBC PP01 e NBC que fala de quesitos.

Onde deve ser respondido o quesito? Muitas vezes, os quesitos não são suficientes para esclarecer, tecnicamente, a demanda, devendo o perito, em suas conclusões, prestar os esclarecimentos adicionais necessários, sem contudo, extrapolar sua pesquisa além do que está sendo questionado nos autos, ou seja deve manter seu trabalho circunscrito ao objeto da perícia.

Lógica dos quesitos Segundo SÁ (1994, p.81), os quesitos devem se pertinentes à matéria que forma o motivo da ação; devem ser formulados em "seqüência lógica", de modo a conduzir-se à conclusão desejada como provas.

Exemplos de quesitos A empresa possui escrita regular, na forma da legislação do país e de acordo com preceitos contábeis? Realizou registro de aumento de capital? Tal registro está lastreado em documento hábil? O registro está feito de acordo com as normas contábeis usuais? O capital integralizado foi integralizado? A integralização processou-se em dinheiro? As contas usadas para o registro são adequadas? O aumento de capital está regularmente comprovado e registrado na forma contábil?

Quesitos procura mostrar que... 1. Que a empresa tem escrita regular – logo com força de prova perante terceiros. 2. Que realizou aumento de capital. 3. Que a documentação pertinente é a adequada. 4. Que o registro contábil foi feito corretamente.

Quesitos procuram mostrar que... 5. Que o capital foi integralizado. 6. Que as contas usadas para o registro da integralização foram as corretas e que se processou em dinheiro. 7. Que o registro em dinheiro está registrado nas contas devidas. Logo: 8. O aumento de capital foi regular, o registro também regular, logo, produzindo plena prova.

Quesitos pertinentes Os quesitos pertinentes têm por objetivo esclarecer as questões técnicas contábeis.

Quesitos impertinentes Tais quesitos são ditos Impertinentes, ou seja, não se referem à matéria da capacidade profissional do Contador. Se um quesito é formulado no sentido, por exemplo, de avaliar o "estado de saúde" de um empregado, tal matéria foge ao campo contábil, devendo ser dirigida a um medico. .

Quesitos suplementares Quesitos Suplementares não são uma "nova perícia", não se trata de estabelecer um novo exame, mas de adicionar ao já feito elementos que se fazem necessários..

Quesitos suplementares Após a entrega dos laudos, o juiz abre às partes o exame dos mesmos, podendo surgir a necessidade de complementar, em razão das "respostas" surgirem novos exames pertinentes.

Ausência de quesitos e esclarecimentos Uma das partes poderá deixar de apresentar quesitos para a perícia, isto se for de seu interesse ou se o prazo por perdido. Isto porém, não impede de ao examinar o laudo produzido e entregue, pedir esclarecimentos.