Síntese do artigo de MARIA JOÃO GOMES UNIVERSIDADE DO MINHO 2005 Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade.

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síntese do artigo de MARIA JOÃO GOMES UNIVERSIDADE DO MINHO 2005 Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se G1

Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade conclusão Assim questiona-se  Léxico  Léxico (os termos utilizados têm significado diferente para os diferentes intervenientes no processo formação/educação); Aplicação Produção  A Aplicação e a Produção conceptual restritiva devido à interpretação do léxico. voltar

seguinte Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se O papel das TIC no cumprimento dos objectivos que são propostos no tipo de ensino/formação em estudo; O caminho a percorrer, que deve ou não, deve contemplar o avanço tecnológico e garantir aos formandos e formadores as respostas necessárias ao seu pleno desenvolvimento. N o vector tecnológico “todas as modalidades de utilização das TIC na educação têm a sua validade e o seu potencial específico, podendo coexistir de forma harmónica e complementar”, podendo ser “adoptadas aos modelos pedagógicos e comunicacionais preconizados no desenho de iniciativas de educação a distância.” voltar

voltar “Assim questiona-se” I Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se E- learning ENSINO PRESENCIAL COM RECURSO A TECNOLOGIAS EXTENSÃO “VIRTUAL” DA SALA DE AULA PRESENCIAL AUTO-ESTUDO COM BASE EM DOCUMENTOS ELECTRÓNICOS EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA FIGURA 1- Vertentes de utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação voltar

“Exploração”, na medida em que necessita de um vasto leque de recursos disponíveis na Internet; “Experiências”, uma vez que obriga à partilha de informação entre todos os participantes; “Envolvimento”, pois a participação de todos os intervenientes decorre num espaço de aprendizagem virtual; “Empreendorista”, pois os protagonistas têm assumir um papel autónomo e criativo; e por último “Empática”, dado que o processo será tanto mais fácil, quanto maior for a relação de amizade estabelecida com a Web. seguinte Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se voltar

Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se voltar Figura 2 – Algumas das acepções do “E” de E-Learning (baseado nas ideias apresentadas em Usbancorp- Piper Jaffray, Helping Investors Climb the e-Learning Curve; Nov. 1999: 13, citado em LearnFrame,2000) voltar “Pertinência de conceitos”I

Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se voltar O que se sabe sobre quem está, realmente, “do outro lado”? Como se substitui o olhar de dúvida dos formandos?

Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se voltar T odo o esforço deve centrar-se na vertente pedagógica, na compensação da proximidade, na dinâmica interactiva e comunicacional. São necessárias respostas nesse sentido.

Problemáticas do e-learning Pertinência dos econceitos Dificuldades de aplicabilidade Conclusão Assim questiona-se voltar Ana Rita Silva Goreti Sá Maria João Santos Rui Soares Walter Santos