QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005
ORGANIZAÇÃO Criação ... Gestão ... Posicionamento e manutenção no mercado.
Ser competitiva ... Estar em condições de igualdade ou de superioridade em qualidade, função, custo, confiabilidade, disponibilidade e serviços, aos produtos ou serviços similares oferecidos no mercado. Dicionário de Termos da Qualidade Paulo Mundin Prazeres
Considerações 1- Condições exigidas por clientes (Petrobrás, setor automotivo etc). 2- Exportação: certificação de produtos. 3- Diferencial em relação à concorrência (ainda !!!).
Qualidade NBR ISO 9000:2000/3.1.1 Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
Determinar objetivos e metas Ciclo PDCA Determinar objetivos e metas Determinar métodos Educar e treinar Executar o trabalho Verificar os efeitos Agir apropriadamente
P D C A P D C A CLIENTE CLIENTE EXTERNO EXTERNO P D C A A A P P C C D Input E Ouput E PROCESSO E PROCESS E P D C A Input A Output A PROCESSO A Input C Input D PROCESSO D Ouput D PROCESSO C Output C Output B Output B Input B Input B PROCESSO B PROCESS B A A P P Cliente Interno Input F Output F Cliente Interno C C D D PROCESSO F Feedback Fonte: ISO/TC 176/SC 2/N 544R - ISO 9000 Introduction and Support Package Guidance on the Process Approach to quality management systems
EVOLUÇÃO DAS NORMAS ISO 9000 BS 5750
ISO 9000 traz vocabulário e conceitos FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos ISO 9000:2000 ISO 9004:2000 ISO 9001:2000 Estruturas iguais entre ISO 9001 e ISO 9004 Fim da ISO 9002 e ISO 9003
Prevenção de não-conformidades OBJETIVO SATISFAÇÃO DO CLIENTE Prevenção de não-conformidades Melhoria contínua Atendimento aos requisitos Sistema de Gestão da Qualidade
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Requisitos gerais Manual da Qualidade Controle de Registros Controle de documentos
RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Comprometimento da Direção Análise Crítica do SGQ Foco no Cliente Responsabilidade e Autoridade Objetivos da Qualidade Política da Qualidade
GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Ambiente de Trabalho Infra-Estrutura
Calibração de Instrumentos REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planejamento Calibração de Instrumentos Requisitos do Cliente Realização Projeto e Desenvolvimento Aquisição
MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA Satisfação do Cliente Ações Corretivas e Preventivas Auditorias Internas Melhoria Contínua Produto Não-Conforme Monitoramento dos Processos Medição do Produto
DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESCOPO DO SGQ Exemplo: Fornecimento de Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, com foco em Qualidade, Produtividade e Inovação.
DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS POLÍTICA DA QUALIDADE A EMPRESA busca permanentemente a satisfação de seus parceiros, num ambiente que proporcione a melhoria contínua de seus processos. OBJETIVOS DA QUALIDADE Satisfação dos parceiros (clientes, fornecedores e funcionários); Melhoria contínua dos processos.
DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alta Direção Representante da Direção Facilitadores
PLANO DE IMPLANTAÇÃO ATIVIDADE Levantamento de Processos Redação Manual da Qualidade Elaboração / Adequação Documentos Programa de Auditorias Análise Critica do SGQ Ações para Certificação ATIVIDADE out nov dez jan fev mar Avaliação Inicial Treinamento ISO 9001:2000 Implementação Documentos Treinamento Auditores Palestra de Preparação p Auditorias Reunião de Estruturação Palestra de Sensibilização Workshop com Diretores e Gerentes
Nós trabalhamos com qualidade!!! Vamos demonstrar ao MERCADO!!!
Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado. Os clientes são leais à qualidade, e não à empresa.
Consultoria e Treinamento Ltda. QUALYSUL Consultoria e Treinamento Ltda. www.qualysul.com.br qualysul@qualysul.com.br 41 3027-1030 41 9967-9000 Beatriz Belfort – Diretora Executiva