QUALIDADE EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maintaining the Nuclear Option in Latin America
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
NORMA ABNT ISO 9000.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Workshop EJRos – 27 de Fevereiro de 2008
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Sistemas Integrados de Gestão
Programas de Garantia da Qualidade em Serviços de Saúde
Qualidade de Processo A Série ISO 9000
REALIZAÇÃO. REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS.
Vagner José Diegas ISO 9001.
Selma Ramos de Cerqueira
Qualidade – ISO 9000.
Visão Geral das Normas ISO
Empresa certificada ISO 9001:2000
INTRODUÇÃO – ISO 9000 ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização)   I - ORIGEM   SURGIMENTO - Durante.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
O QUE É A ISO ? , ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização ( International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suiça.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
Auditoria da Qualidade
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Introdução à Qualidade
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
International Organization for Standardization(ISO) 14000
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Qualidade na Manutenção
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Instrutor: Objetivos:.
Sistema de Gestão da Qualidade
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Evolução das Normas série ISO 9000
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ISO O que é a ISO? Histórico do Escritório ISO A primeira equipe de Qualidade já desejava... GuilhermeRicardo Lucas.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
Sistemas de Gestão da Qualidade
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Qualidade e a ISO 9001.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Sistema de Gestão da Qualidade
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
Sistemas de Gestão da Qualidade
Curso de Administração Disciplina: TGA
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE EMPRESARIAL QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA A COMPETITIVIDADE 05/10/2005

ORGANIZAÇÃO Criação ... Gestão ... Posicionamento e manutenção no mercado.

Ser competitiva ... Estar em condições de igualdade ou de superioridade em qualidade, função, custo, confiabilidade, disponibilidade e serviços, aos produtos ou serviços similares oferecidos no mercado. Dicionário de Termos da Qualidade Paulo Mundin Prazeres

Considerações 1- Condições exigidas por clientes (Petrobrás, setor automotivo etc). 2- Exportação: certificação de produtos. 3- Diferencial em relação à concorrência (ainda !!!).

Qualidade NBR ISO 9000:2000/3.1.1 Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Determinar objetivos e metas Ciclo PDCA Determinar objetivos e metas Determinar métodos Educar e treinar Executar o trabalho Verificar os efeitos Agir apropriadamente

P D C A P D C A CLIENTE CLIENTE EXTERNO EXTERNO P D C A A A P P C C D Input E Ouput E PROCESSO E PROCESS E P D C A Input A Output A PROCESSO A Input C Input D PROCESSO D Ouput D PROCESSO C Output C Output B Output B Input B Input B PROCESSO B PROCESS B A A P P Cliente Interno Input F Output F Cliente Interno C C D D PROCESSO F Feedback Fonte: ISO/TC 176/SC 2/N 544R - ISO 9000 Introduction and Support Package Guidance on the Process Approach to quality management systems

EVOLUÇÃO DAS NORMAS ISO 9000 BS 5750

ISO 9000 traz vocabulário e conceitos FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000 traz vocabulário e conceitos ISO 9000:2000 ISO 9004:2000 ISO 9001:2000 Estruturas iguais entre ISO 9001 e ISO 9004 Fim da ISO 9002 e ISO 9003

Prevenção de não-conformidades OBJETIVO SATISFAÇÃO DO CLIENTE Prevenção de não-conformidades Melhoria contínua Atendimento aos requisitos Sistema de Gestão da Qualidade

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Requisitos gerais Manual da Qualidade Controle de Registros Controle de documentos

RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Comprometimento da Direção Análise Crítica do SGQ Foco no Cliente Responsabilidade e Autoridade Objetivos da Qualidade Política da Qualidade

GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Ambiente de Trabalho Infra-Estrutura

Calibração de Instrumentos REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planejamento Calibração de Instrumentos Requisitos do Cliente Realização Projeto e Desenvolvimento Aquisição

MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA Satisfação do Cliente Ações Corretivas e Preventivas Auditorias Internas Melhoria Contínua Produto Não-Conforme Monitoramento dos Processos Medição do Produto

DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESCOPO DO SGQ Exemplo: Fornecimento de Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, com foco em Qualidade, Produtividade e Inovação.

DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS POLÍTICA DA QUALIDADE A EMPRESA busca permanentemente a satisfação de seus parceiros, num ambiente que proporcione a melhoria contínua de seus processos. OBJETIVOS DA QUALIDADE Satisfação dos parceiros (clientes, fornecedores e funcionários); Melhoria contínua dos processos.

DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Alta Direção Representante da Direção Facilitadores

PLANO DE IMPLANTAÇÃO ATIVIDADE Levantamento de Processos Redação Manual da Qualidade Elaboração / Adequação Documentos Programa de Auditorias Análise Critica do SGQ Ações para Certificação ATIVIDADE out nov dez jan fev mar Avaliação Inicial Treinamento ISO 9001:2000 Implementação Documentos Treinamento Auditores Palestra de Preparação p Auditorias Reunião de Estruturação Palestra de Sensibilização Workshop com Diretores e Gerentes

Nós trabalhamos com qualidade!!! Vamos demonstrar ao MERCADO!!!

Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado Qualquer evento ou ação que reduz a qualidade pode ser evitado. Os clientes são leais à qualidade, e não à empresa.

Consultoria e Treinamento Ltda. QUALYSUL Consultoria e Treinamento Ltda. www.qualysul.com.br qualysul@qualysul.com.br 41 3027-1030 41 9967-9000 Beatriz Belfort – Diretora Executiva