ELIANE PEREIRA DE BRITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
A LEITURA E A ESCRITA NO COLÉGIO JK
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Edna Maria Barbosa Arrebola
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Essa é minha escola.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
Currículo como organização social
Relatório de Proposta de Projeto
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
DAISY ALVES JUY SELINGER ELIZANGELA C.B.CONTRERAS
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
MEDIAÇÃO.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
O Poder na Escola 2007.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“Um país se faz de homens e livros”
Crítica à concepção de currículo cristalizado
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

ELIANE PEREIRA DE BRITO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DE SEU HÁBITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ELIANI PEREIRA DE BRITO TELESSALA: TAPURAH MT

Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. ESPECIFICIDADE: EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS Telessala : TAPURAH Professor Orientador:Desirê Luciane Dominschek

Este projeto será apresentado pela acadêmica Eliani Pereira de Brito, formada em Letras pela é professora à anos

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Joaquimm Barbosa dos Santos, localizada no município de Itanhangá - MT

TEMA: A importância da leitura e o desenvolvimento de seu hábito na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. PROBLEMA Quais são as alternativas que o professor poderia proporcionar para obter uma metodologia adequada na formação de um aluno leitor?

JUSTIFICATIVA TODO SER HUMANO SE DESENVOLVE A PARTIR DE NECESSIDADES QUE SURGEM AO LONGO DA VIDA, NESTE SENTIDO, FICA EXPLICITADA A NECESSIDADE DE JÁ NAS SÉRIES INICIAIS HAVER INCENTIVO POR PARTE DE PROFESSORES E FAMÍLIA AO ACESSO A LEITURAS DIVERSAS, POIS A PRÁTICA DA LEITURA LEVA AO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO.

OBJETIVOS Identificar alternativas para proporcionar ao professor uma metodologia adequada, a fim de subsidiar a ação pedagógica incentivando o aluno a adquirir o hábito da leitura.

Objetivos específicos - Verificar alternativas de proporcionar ao professor metodologia adequada na formação do aluno leitor; - Analisar formas criativas que levem o aluno a perceber a fundamental importância da leitura pra sua formação; - Verificar junto aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental procedimentos metodológicos adequadas nas aulas de leitura;

2.1 – A leitura “...a leitura é um processo de interlocução entre leitor/autor,mediado pelo texto e, ainda, que o ato de ler não é um decifrar como jogo de adivinhações o sentido de um texto...”( LAJOLO, 1985)

2.1.2 – Escola e Leitura ...a importância do papel da escola em relação à leitura, que é o de oferecer aos alunos mecanismos e situações em que eles aprendam a ler e, lendo,aprendam algo.”

3- Leitura na escola: compromisso de todas as áreas 3- Leitura na escola: compromisso de todas as áreas? Leitura e escrita, devem ser entendidas como processo discursivo e de produção de sentido, se percebe que devem englobar todas as disciplinas e todos os níveis de ensino, onde através da apropriação do conhecimento hsitoricamente constituido, o aluno esteja inserido nesta construção e produção de conhecimento como elemento nuclear.

4- Análise do livro didático e sua relevância na formação do leitor 4- Análise do livro didático e sua relevância na formação do leitor. ... O livro didático institui-se, historicamente, bem antes que o estabelecido em Programas e Currículos, como instrumento para assegurar a aquisição de saberes escolares. ...o professor como sendo grande responsável pelo processo ensino/aprendizagem dos alunos e pela adoção da leitura que estes fazem em sala de aula, devem atentar também para a qualidade das aulas, através de praticas criativas e dinâmicas, em que se torne interessante incentivar e implementar a pesquisa dos alunos de mais de um livro.

5- A importância da escola na formação de leitores 5- A importância da escola na formação de leitores. A escola deve estar atenta a concepção de leitura como fonte do conhecimento e de sua responsabilidade na formação do leitor.

“ Se educar é preparar para a vida, despertar a consciencia, compreender e transformar a realidade, entao a leitura só pode ser compreendida numa perspesptiva critica. Ler criticamente é admitir pluralidade de interpretação, desvelar significados ocultos, resgatrara consciencia do mundo, estabelecendo, por meio dela, uma relação dialética com o texto...” (INDURSKY e ZINN. 1985, P.23)

“. o livro desempenha papel importante na vida e na “...o livro desempenha papel importante na vida e na formação do ser humano, pois através dele nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações.”

Tornar o livro um objeto “ amigo” do aluno oportunizando o contato com o belo, com o imaginário e com a arte da palavra, são condições que reforçarão o estabelecimento do habito de ler por prazer e entretenimento.

6- Leitura como fonte de informação e prazer 6- Leitura como fonte de informação e prazer. Além da leitura como informação e, consequentemente, como fonte de acesso ao conhecimento e ao poder, o mais importante é a capacidade de se aliar isso ao prazer e entretenimento, pois é de se deduzir, por essa linha de pensamento que, ao contrario sensu, o prazer na pratica da leitura levara automaticamente o leitor ao conhecimento.

7- Literatura infantil “É importante que a criança viva em seu mundo, sem ser perturbada, para que ela seja criança enquanto for criança. Lobato realizou uma obra onde a criança, desinibida e autentica, é livre para ser criança.”( LAJOLA, 1991)

8- A Literatura e a criança Em seu descobrimento da vida, a criança esta ávida por descobrir e entender a realidade circundante, deslumbrando os mistérios que a aproximam do mundo exterior através de símbolos, da literatura infantil.

OS PAIS SÃO O PRIMEIRO ESPELHO PARA OS FILHOS INCENTIVANDO-OS A BUSCAREM NA LEITURA RICA FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, ALEM DO BEM-ESTAR FISICO E MENTAL.