Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Informática na Educação
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
SEMINÁRIO.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A utilização da sala de informática
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE PESQUISA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
Ricardo M. Pinto-Coelho Depto. Biologia Geral ICB – UFMG Julho 2003
Sistema Web para Departamentos
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
Por que computadores no laboartório didático de Física ?
Cristina F. F. Assunção Elderclei R. Reami Marcelo Knörich Zuffo
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Este material é parte integrante da disciplina
I3GeoSaúde Visão geral.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Eng. Luiz Francisco Bozo
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Inclusão Digital
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Plano de Aula O Processo de Pesquisa Pesquisa e Desenvolvimento
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
Elaboração de relatório
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
O que é pesquisa científica?
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Professora Michelle Luz
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
O computador como Meio e como Fim...
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação: Eleutério Viegas de Mello Neto

INTRODUÇÃO O projeto consistiu em sua etapa inicial no levantamento de funcionalidades do Projeto LABPEX, o design do portal WEB e o desenvolvimento do mesmo para uso do Laboratório de Estudos Cognitivos do Curso de Psicologia da U.C.P. A idéia do Portal atende à nova concepção de ensino como ferramenta de ampliação e universalização de acesso à informação, sendo também objetivo deste portal o de facilitar o intercâmbio entre professores e alunos de cursos de Psicologia, mas principal e inicialmente para servir de acesso remoto aos experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição.

Evidentemente, sendo a tendência atual os EAD’s, o projeto que inicialmente tinha uma proposta auxiliar e vinculada especificamente ao projeto de reprodução de experimentos clássicos em psicologia, passou a ser observado com toda sua amplitude como ferramenta de acesso à informação, determinando a nova proposta de “projeto autônomo” que visa a função de acesso aos experimentos, mas principalmente a todo um conjunto de conteúdos de interesse da comunidade de psicologia.

OBJETIVOS: - Implantar a acessibilidade remota ao Laboratório de Psicologia Cognitiva Experimental na UCP, para fins de apoio ao ensino de psicologia experimental, psicometria e métodos de pesquisa. - Difundir o desenvolvimento de toda a integração entre hardwares, softwares (macros para transferência de dados para openoffice, programas de reprodução de experimentos, tratamento de dados) e aplicação, assim como orientar a aplicação dessa nova tecnologia aplicada aos estudos experimentais em psicologia em todo Brasil. - Apresentar demais conteúdos de interesse da comunidade científica e acadêmica a partir das funcionalidades do portal.

MATERIAL E MÉTODO O material utilizado nesta linha de pesquisa está dividido em Hadware e Software: I - Na parte de Hardware: Dezesseis microcomputadores em rede;Dezesseis microcomputadores em rede; Um servidor externo;Um servidor externo; II - Na parte de software: Os experimentos clássicos de psicologia cognitiva desenvolvidos no laboratório de informática através do programa E-Prime 2.0;Os experimentos clássicos de psicologia cognitiva desenvolvidos no laboratório de informática através do programa E-Prime 2.0; Banco de dados: ACCESS e SQL;Banco de dados: ACCESS e SQL; Ferramenta de desenvolvimento de página da WEB: JoomlaFerramenta de desenvolvimento de página da WEB: Joomla

MATERIAL E MÉTODO O instrumento que atualmente está sendo utilizado para o desenvolvimento do portal é o Joomla, pois ele é um software grátis e de fácil utilização, sendo seu desenvolvimento em HTML, que é uma linguagem simples e extremamente utilizada para desenvolvimento de páginas da WEB, o que é de grande utilidade caso exista a necessidade de o portal sofrer manutenção por outro desenvolvedor.O instrumento que atualmente está sendo utilizado para o desenvolvimento do portal é o Joomla, pois ele é um software grátis e de fácil utilização, sendo seu desenvolvimento em HTML, que é uma linguagem simples e extremamente utilizada para desenvolvimento de páginas da WEB, o que é de grande utilidade caso exista a necessidade de o portal sofrer manutenção por outro desenvolvedor.

MATERIAL E MÉTODO Através do portal se fará o acesso remoto aos vários experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição.Através do portal se fará o acesso remoto aos vários experimentos clássicos de psicologia cognitiva que estão sendo desenvolvidos e replicados no Laboratório de cognição. Através do portal será então possibilitado acesso a demais conteúdos em funcionalidades específicas, como download, upload de monografias, dissertações, artigos, eventos e demais materiais de interesse acadêmico e científico.

RESULTADOS Nesta fase do projeto, consolidada a pesquisa bibliográfica do projeto LABPEX e do projeto de psicologia cognitiva e informática educativa, o mesmo apresenta resultados na testagem de experimentos, discussão para ampliação de funcionalidades e desenvolvimento de templates.Nesta fase do projeto, consolidada a pesquisa bibliográfica do projeto LABPEX e do projeto de psicologia cognitiva e informática educativa, o mesmo apresenta resultados na testagem de experimentos, discussão para ampliação de funcionalidades e desenvolvimento de templates.

RESULTADOS As funcionalidades do portal para fins de testagem não pode ainda no momento ser feita a partir de acesso indiscriminado, para o que foram eleitos alunos e professores ligados à área de pesquisa na condição de Beta-teste.As funcionalidades do portal para fins de testagem não pode ainda no momento ser feita a partir de acesso indiscriminado, para o que foram eleitos alunos e professores ligados à área de pesquisa na condição de Beta-teste. A partir desta testagem controlada pretendemos verificar o desempenho das funcionalidades, para fins de ajustes, correções, ampliações e desenvolvimento. A partir desta testagem controlada pretendemos verificar o desempenho das funcionalidades, para fins de ajustes, correções, ampliações e desenvolvimento.

RESULTADOS O principal resultado do portal de psicologia que se pode demonstrar neste momento é que a apresentação desse projeto está sendo acessado através da internet, via portal. Além disso existem alguns outros poucos materiais já incluídos para fins de acesso via portal, mas somente a título de testagem.

Ao término desta apresentação o próximo bolsista de pesquisa apresentará também seu projeto “flexibilidade pessoal e estrutura lógica do sistema de crenças”.

CONCLUSÃO O portal sofreu algumas adaptações em seu desenvolvimento no tocante às suas funcionalidades, assim como no método, mas mantém seus objetivos originais. Isso deveu-se principalmente pela observação de que tal ferramenta é muito importante, recomendando que a mesma seja mais bem explorada no tocante a oferecer conteúdos além dos experimentos clássicos de psicologia reproduzidos em ambiente virtual.O portal sofreu algumas adaptações em seu desenvolvimento no tocante às suas funcionalidades, assim como no método, mas mantém seus objetivos originais. Isso deveu-se principalmente pela observação de que tal ferramenta é muito importante, recomendando que a mesma seja mais bem explorada no tocante a oferecer conteúdos além dos experimentos clássicos de psicologia reproduzidos em ambiente virtual.

O projeto foi apresentado com sucesso na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, onde teve boa receptividade na medida em que se apresenta como ferramenta de ampliação e universalização de acesso a informação.O projeto foi apresentado com sucesso na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, onde teve boa receptividade na medida em que se apresenta como ferramenta de ampliação e universalização de acesso a informação. A partir do feedback recebido neste evento, passamos a avaliar a possibilidade de buscar software próprio para desenvolvimento de projetos, visando adaptá-los na utilização de desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras unidades acadêmicas ou até outros seguimentos da sociedade.A partir do feedback recebido neste evento, passamos a avaliar a possibilidade de buscar software próprio para desenvolvimento de projetos, visando adaptá-los na utilização de desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras unidades acadêmicas ou até outros seguimentos da sociedade.

Atualmente o problema para reprodução dos experimentos via internet, reside no tempo de latência relacionado ao tráfego de dados no momento da realização dos experimentos através da rede.Atualmente o problema para reprodução dos experimentos via internet, reside no tempo de latência relacionado ao tráfego de dados no momento da realização dos experimentos através da rede. Essa questão tem fundamental relevância já que os experimentos mensuram tempo de reação, não podendo o tempo de tráfego de dados influir nos resultados dos experimentos que estão sendo replicados e adaptados para a nossa realidade.Essa questão tem fundamental relevância já que os experimentos mensuram tempo de reação, não podendo o tempo de tráfego de dados influir nos resultados dos experimentos que estão sendo replicados e adaptados para a nossa realidade.

A questão da latência encontra solução na preparação de experimentos para serem executados no computador remoto, coleta de dados no computador remoto e retorno das informações via invocação remota, que estão no momento sendo avaliadas pelo orientador do projeto.A questão da latência encontra solução na preparação de experimentos para serem executados no computador remoto, coleta de dados no computador remoto e retorno das informações via invocação remota, que estão no momento sendo avaliadas pelo orientador do projeto.