Unidade de negócios Batata Frita - UBF

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Estudo de Mercados.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS
BLINDAGEM DA CADEIA LOGÍSTICA
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
EMPRESA TRANSNACIONAL.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PERDIGÃO Redesigning the Logistic Operation of its Supply Chain
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Marketing no Século XXI
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Análise do Meio Ambiente
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
Operação Convencional
Logística e Gerenciamento da
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
TRADE MARKETING.
Projeto de competitividade
Angélica Aparecida Marin
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Premissas Básicas COMERCIAL
Novos modelos de negócios
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
Capítulo 8 Distribuição
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Indústria de Conservas Besen Ltda
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Apresentação Institucional Yoki Alimentos S/A
O Armazenamento.
Doce sentimento. Doce sabor.
COMO OBTER SUCESSO EM VENDAS
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Empreendedorismo ________________________________________
Logística de alimentos
DISTRIBUIDOR OFICIAL
Vamos começar o trabalho
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
DISTRIBUIÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Unidade de negócios Batata Frita - UBF Estrada de acesso ao Parque de Exposições Dario Macedo s/n 84.165-970 Castro PR Tel.: (42) 3234-1548

MISSÃO “Industrializar e comercializar produtos de alta qualidade, agregando valor a matéria prima, gerando maior rentabilidade ao cooperado e buscando a harmonia entre os colaboradores, o negócio batata frita e o meio ambiente.” VISÃO “Destacar-se nacionalmente na produção e comercialização de batata frita com elevados padrões de qualidade, satisfazendo as expectativas dos cooperados, colaboradores e consumidores.” VALORES Foco no cliente e nos resultados, comprometimento, transparência, criatividade.

Equipe: Cristiano Ferreira da Cruz Fagner Ubiratam Canavarro Fernando Jefferson Ferraz Geraldo Rudolfo Van Arragon Junior Zub Raichman Penafiel do Lago Valdemir Zahdi

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA São vários os concorrentes de salgadinhos presentes no estado do Paraná. Dentre eles, estão a PepsiCo (com a marca Elma Chips), Yoki, Tip Top, La Valle, D´Müller (com a marca Slice) e a Bauducco (com a marca Visconti). Os concorrentes de maior potencial são, sem dúvida, a PepsiCo, Yoki, D’Müller e Bauducco.

DESCRIÇÃO DOS CONCORRENTES Pepsico Yoki Tip Top D´Müller La Valle Bauducco

DESCRIÇÃO DOS CONCORRENTES Pepsico A PepsiCo é uma multinacional americana que atua no Brasil desde 1953. A empresa ingressou no mercado brasileiro de salgadinhos a partir da compra da American Potato Chips e a Elma Salgadinhos, cuja fusão originou a marca Elma Chips (1974). Hoje, possui um faturamento anual médio de R$ 2 bilhões no país. A PepsiCo também atua no ramo de bebidas (Pepsi e outras), achocolatados, condimentos e outros alimentos. No ramo de salgadinhos, a Elma Chips possui um sistema de distribuição e vendas próprio, onde o vendedor sai do depósito com a carga, entrega os pedidos anteriores, e realiza os próximos pedidos. A frota da Elma Chips é de 400 caminhões. Seus pontos de venda chegam a 160 mil em todo o Brasil.

b) Yoki A Yoki é uma empresa brasileira e familiar sucessora da Kitano S/A. Fundada por Yoshizo Kitano em 1960, a empresa acompanhou as transformações do setor alimentício, investindo na oferta de produtos que atendem às necessidades dos consumidores. Atualmente a empresa fatura R$ 850 milhões e está nos ramos de snacks, produtos naturais, chás, misturas para bolo, sobremesas, confeitos, sopas, refrescos, cereais, farináceos e pet food. A logística da Yoki é realizada pela própria empresa. Ela possui 13 centros de distribuição espalhados por todo o país, que garantem a qualidade da entrega dos produtos até o ponto de venda.

c) Tip Top Fundada em 1970, a Tip Top é uma companhia que está nos ramos de produção e distribuição de snacks massas e biscoitos. Sua matriz é em Curitiba e sua área de atuação está limitada aos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A empresa tem um sistema de distribuição próprio e conta com a ação de representantes comerciais. O volume de batata ondulada produzido pela Tip Top é relativamente pequeno.

d) D´Müller A D´Müller começou em 1967 como um atacado de doces em Itajaí-SC. Em 1973, sua razão social foi alterada, tornando-se uma distribuidora. A região de atuação da D´Müller compreende praticamente todo o sul do Brasil. Seu modelo de trabalho vai além da venda e logística. A distribuidora também cria e promove marcas a partir da compra de produtos de terceiros, o que é um diferencial com relação a outras companhias do ramo. Hoje, a distribuidora Müller tem uma batata ondulada que vai muito bem no mercado (Slice). Ela está muito difundida no sul do país e tem um consumo aproximado de 80-100 mil quilos por mês.

e) La Valle Localizada em Curitiba – PR, a La Valle do Brasil possui oito unidades localizadas em Porto Alegre, Chapecó, Francisco Beltrão, Maringá, São Paulo, Brasília, Porto Velho e Rio Branco. A La Valle compra produtos de terceiros e coloca sua marca. Depois os vende por quase todo o território nacional. A empresa tem equipe comercial e frota própria. O volume de batata ondulada da La Valle é pequeno.

f) Bauducco A Bauducco é uma das principais empresas alimentícias e a maior de produtos forneados do país, com capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano. Ela também atua em outros segmentos, que não os forneados. A distribuição da Bauducco é mista. Dependendo da categoria de produto, a empresa utiliza distribuidores para efetuar a pulverização dos produtos. A principal marca de salgadinhos da Bauducco é a batata ondulada Visconti. O volume de vendas dessa batata é considerável, porém o produto tem problemas de colocação (logística) no mercado.

MERCADO GERAL O mercado geral de salgadinhos no Paraná é considerado grande se comparado com estados mais populosos e desenvolvidos. Considerando-se uma população de mais de 10 milhões de pessoas, o Paraná tem potencialmente 6 milhões de consumidores de salgadinhos. As cidades com maiores potenciais de vendas no Paraná são Curitiba e RM, Ponta-Grossa, Londrina, Maringá, Apucarana, Guarapuava, Umuarama, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçú.

HÁBITOS DE CONSUMO DE SALGADINHOS NO PR O consumo de salgadinhos é um hábito presente em todos os grupos de pessoas. Não há rejeição específica, variando apenas o quanto este hábito é presente ou importante para cada consumidor. Os consumidores podem se classificar em Heavy Users, Medium Users e Light Users. Heavy Users> Consumo semanal ou bi-semanal (O salgadinho é um item que não pode faltar numa ida ao supermercado, por exemplo); Medium Users (Consumo quinzenal e Mensal); e Light Users (Não compradores, porém consumidores ocasionais em datas e locais específicos – O salgadinho não seria um hábito de compra).

Quase todos os consumidores são unânimes em apontar a tarde e a noite como os momentos de consumo mais usuais. O Salgadinho serve não apenas como um prazer, mas também para matar uma “fominha”. Evidentemente, as marcas da Pepsico foram as mais citadas. As Marcas mais lembradas por consumidores são: Doritos, Ruffles, Fandangos, Sensações e Cheetos; Entre os grupos de adultos, a preferência é Doritos e Ruffles e entre os grupos de crianças e adolescentes, aparecem com mais freqüência Fandangos e Ruffles. Alguns salgadinhos de orientação mais popular também aparecerem na lista dos mais cotados, como: Pingo de Ouro e Pipoteca;

SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DO PR Amostras dos produtos da linha de varejo foram testadas em Curitiba – PR. Os grupos de testes eram consumidores de três faixas etárias (crianças, jovens e adultos) e das classes sociais A, B e C. Os critérios para avaliação dos produtos foram: teste visual, sabor e embalagem.

A batata ondulada foi o primeiro produto a ser testado A batata ondulada foi o primeiro produto a ser testado. Ela foi colocada entre outros três tipos de batatas (Ruffles, Yoki e Visconti) para o teste visual. Nenhuma das batatas tinha identificação da marca. O resultado do teste foi que a Ruffles parecia ser a batata mais saborosa, competindo muitas vezes com a Castrolanda; A batata da Castrolanda ficou em segundo lugar e as batatas Yoki e Visconti ficaram em terceiro lugar, sem maiores comentários. Depois do teste visual as batatas foram submetidas ao teste de sabor e os resultados foram muito semelhantes. Batata Ruffles em primeiro, Castrolanda em segundo, Yoki em terceiro e Visconti em quarto. Quanto ao sabor da batata Castrolanda, foi orientado pelos consumidores que se coloque mais sal no produto. No teste dos aromas o sabor “cebola na brasa” foi o mais bem cotado. Em segundo lugar ficou o sabor picanha e em terceiro o sabor pimenta, não recomendado pelos consumidores.

ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES E DAS AMEÇAS a) Forças   Cultura de qualidade da produção; Orientação estratégica e cultura de planejamento; Disponibilidade financeira; Testes favoráveis de produto; Inovação em categoria: PURURUCA; Rastreabilidade total segmento batata. Controle da cadeia produtiva, anual.

b) Fraquezas Desconhecimento do mercado varejo; Operação de varejo é completamente nova; Custos de adaptação; Curva de aprendizagem; Mix inicial pequeno; Marca de varejo inexistente. . c) Ameaças Concorrentes extremamente fortes e agressivos; Canais resistentes a novos entrantes; Mercado concentrado em marcas e distribuição; Inúmeros produtos substitutos; Produtos muito fáceis de serem copiados.

d) Oportunidades Lojas pequenas de varejo, bem como bares e lanchonetes periféricos e varejo do interior, mais acessível e dependente do fabricante; Menor ênfase dos líderes fora dos grandes centros; Com exceção do líder, dificuldade dos outros concorrentes de distribuir através do canal atacado/distribuidor; Nova categoria de produto: INOVAÇÃO NO MERCADO

Conclusão - Fernando