O Estado e os Três Poderes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Advertisements

FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Órgãos de soberania.
Jurisdição e Competência
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Voto e cidadania.
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
A Organização Política do Brasil
Justiça Pública e Poder Judiciário
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
Unidade 2 - Direito Constitucional
O Papel do Vereador Prof. Ludovikus Moreira
Divisão e Organização do Três Poderes no Brasil
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
GEOPOLÍTICA BRASILEIRA
Origens da teoria e sua aplicação na atualidade
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Direito constitucional i
República Federativa Do Brasil. DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA Equipe de Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus CIESC.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
ÁREA TEMÁTICA VIII – PODERES DO ESTADO E REPRESENTAÇÃO A Área Temática VIII – Poderes do Estado e Representação compõe- se da programação orçamentária.
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Poder Executivo Nacional, Estadual e Municipal.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Roteiro de Aula Convivência
DIREITO CONSTITUCIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
Divisão Orgânica do Poder – “Tripartição de Poderes”
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Cont. Câmara dos Deputados
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 04 - Poder Judiciário: Noções Gerais
Separação e Funcionamento dos poderes.
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
Curso de Administração
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
ÁREA TEMÁTICA - XVI - Presidência, Poder Legislativo, Poder Judiciário, MPU, DPU e Relações Exteriores A Área Temática XVI compõe-se da programação orçamentária.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
PODER JUDICIÁRIO.
Transcrição da apresentação:

O Estado e os Três Poderes Filosofia O Estado e os Três Poderes

A teoria dos três poderes A Teoria dos Três Poderes foi consagrada pelo pensador francês Montesquieu. Baseando-se na obra Política, do filósofo Aristóteles, e na obra Segundo Tratado do Governo Civil, publicada por John Locke, Montesquieu escreveu a obra O Espírito das Leis, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal.

No Brasil: Poder Legislativo Poder Executivo Poder Judiciário julgar, aplicando a lei a um caso concreto que lhe é posto, resultante de um conflito de interesses. administrar a coisa pública (república) legislar e fiscalizar PARA PENSAR: QUARTO PODER? Atualmente fala-se no Brasil a respeito da existência de um quarto poder, exercido pelo Ministério Público, o qual é o responsável pela defesa dos direitos fundamentais e a fiscalizar os Poderes Públicos, garantindo assim, a eficiência do sistema de freios e contrapesos. Cumpre ressaltar, contudo, que há divergência de opiniões a respeito da existência deste quarto poder.

+ Quem compõe o... SENADO CONGRESSO NACIONAL Poder Legislativo CÂMARA DOS DEPUTADOS CONGRESSO NACIONAL Poder Legislativo TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)

O que fazem: O SENADO A CÂMARA O CONGRESSO O Senado representa as unidades federativas. Os Estados e o Distrito Federal elegem três senadores (independentemente do tamanho de seu território ou do número de habitantes) cada um, num total de 81, para mandatos de oito anos. Suas principais funções são: propor, debater e aprovar leis que são de interesse do País. A Câmara dos Deputados discute a aprovação de leis sobre diversos temas, além de fiscalizar o uso dos recursos arrecadados pelo povo. A divisão das cadeiras é proporcional ao número de habitantes dos Estados e do Distrito Federal, respeitados o mínimo de oito e o máximo de 70 parlamentares por unidade da federação. O número total não pode passar de 513. Compete ao Congresso Nacional verificar se a aplicação dos recursos públicos ocorre de acordo com a lei. Para isso, o órgão conta com o auxílio do TCU, que pode, por exemplo, exigir esclarecimentos de qualquer pessoa que gerencie receitas, bens e valores públicos.

Quem compõe o... Poder Executivo esfera federal esfera estadual esfera municipal Poder Executivo PRESIDENTE DA REPÚBLICA GOVERNADOR DO ESTADO PREFEITO E VICE

Quem compõe o... Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL JUSTIÇA ELEITORAL SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JUSTIÇA ELEITORAL Poder Judiciário SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA JUSTIÇA MILITAR JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇAS ESTADUAIS