Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Texto, contexto & interlocução
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Tópicos Especiais em Comunicação II
Denotação e Conotação.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
CONSTRUÇÃO DO HUMOR Profª Natália Tiezzi.
PROFESSOR: FERNANDO SANTOS
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
SLIDES COM TIRINHAS ATENÇÃO AO RESPONDER!!!
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
CRôNICA.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
Understanding Cartoons
Semântica Significado Linguagem verbal Linguagem não verbal Denotação
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Interpretando charges, cartoons e tiras
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
Existe erro na Bíblia ?.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Charge Cartum Caricatura
Histórias em Quadrinhos
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Histórias em quadrinhos
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
CHARGE.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Histórias em quadrinhos
Saiba como interpretar imagens no Enem
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Texto figurativo Texto temático
Histórias em Quadrinhos
Correção da Atividade diagnóstica
Lojas de Informática & eletrônicos
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
A charge.
A construção do sentido
Professor Jardson Brito
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
Ensino Fundamental , 7º ano
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
Transcrição da apresentação:

Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas; É uma crítica político-social através da qual o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas; Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. Tem um alcance grande, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que, quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.

No dia 16/12/04, pesquisa do IBGE informou que o problema alimentar do país não é o excesso de gente comendo pouco, mas gente que come muito, ameaçada de sofrer as graves conseqüências da obesidade. Observe a charge acima e RELACIONE-A com o resultado da pesquisa do IBGE.

É importante perceber que Lula foi caracterizado como representante dos obesos, o que fica evidente na forma caricatural como sua barriga foi desenhada e na manchete do jornal que sua esposa lê.

Cartum Apesar de ser confundido com charges, que é uma palavra de origem francesa que significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartum retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Relacione a linguagem verbal à não-verbal.

dos direitos universais do homem A figura do texto representa o resultado do descaso dos administradores públicos com setores básicos e estruturais como saúde, educação, habitação, etc. Roto, desempregado, pés no chão, esquelético, sem condições de usufruir dos direitos universais do homem

O cartum critica um problema social muito em evidência atualmente. Nota-se essa crítica explorada tanto na linguagem verbal como na imagem. COMENTE.

O Cartum mostra claramente que o personagem está desempregado quando manda lembranças para o seu emprego que foi para o espaço. Tal idéia é reforçada pela marca de pé estampada na parte posterior de sua calça.

As tirinhas Aparece para nós como uma adaptação da HQ impressa. Surgiu da idéia de fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada. Diferencia-se das histórias curtas encontradas na HQ, e que conhecemos, comumente como tiras, por ser produzida especialmente para a Internet e jornais. É possível realizar nas tirinhas análise lingüística, leitura e interpretação textual.

Em relação às falas apresentadas na tirinha acima, NÃO é correto afirmar que: a) Há uma contradição entre a fala inicial de Hagar e a última fala apresentada. b) Hagar demonstra se recordar bem das características físicas da moça que conheceu. c) A crítica feita por meio do diálogo apresentado se dirige aos homens que nunca se lembram do nome de suas mulheres. d) As falas, ao se associarem à linguagem não-verbal, apontam para uma certa nostalgia por parte de Hagar.

Por que o 1º interlocutor repetiu a mesma pergunta nos dois quadrinhos, modificando apenas as palavras utilizadas?

Houve a necessidade de modificar a pergunta porque o 2º interlocutor não havia entendido o seu sentido. Ele deu à sigla Q.I. (Quociente Intelectual) o significado pejorativo de Quem Indicou.