Nunca faça previsões, especialmente sobre o futuro. Samuel Goldwyn.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
APL – Arranjos Produtivos Locais
Prof. Dirce Stein Backes
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Ana Cristina Ghisleni
Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
A importância da jovem liderança empreendedora
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Modelo de Excelência em Gestão
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Talentos para Inovação
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Teorias Modernas de Gestão
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

Nunca faça previsões, especialmente sobre o futuro. Samuel Goldwyn

PROSPECTAR PRO / SPECTARE  - olhar para a frente - ver ao longe - aspirar a, sonhar, visar [ spectrum  visão, imaginação, simulacro]

PROSPECÇÃO [Foresight] Processo pelo qual se busca uma compreensão abrangente das forças que conformam o futuro no longo prazo, e que deveriam ser levadas em conta agora na formulação de políticas, no planejamento e na tomada de decisão. Science Foresight, University of Sussex

Universidade: as determinações da origem... Século XII "Universitas Magistrorum et Scholarium“ “Associação de Mestres e Alunos”

No início - e sempre - o Ensino: Lectio, uma leitura comentada: colocar os autores em questão, estabelecer uma problemática. Disputatio, debate de grupos sustentando posições distintas. Contrapunha visões e abordagens diferentes e elaboradas. Conclusio, extraída pelo mestre, implicava numa visão pessoal a respeito da questão. A conclusio obrigava o intelectual a comprometer-se pessoalmente.

Século XIX: introdução da Pesquisa Universidade de Berlim (1810) Humboldt, Fichte, Schleiermacher, Kant... estruturar o projeto acadêmico associando o ensino à pesquisa científica aprendizagem associada à formação de uma postura de permanente autoconstrução.

Tratava-se, agora, de participar da produção da cultura que a universidade ensina e explorar a dimensão pedagógica da pesquisa,. Ao transmitir certo tipo de experiência e de conhecimento, instaurar uma atmosfera de questionamento e de reflexão, um processo de auto-aprendizado permanente. O advento da Universidade de Humboldt não significou que, além do ensino, se fizesse agora também pesquisa. A introdução da pesquisa transformou o ensino.

“Solidão e Liberdade” e a Torre de Marfim

A "Extensão Universitária" Cambridge (1871) Literatura, Ciências Físicas, Economia Política p/ público Oxford (1874) História, Séc. de Péricles em Sheffield, Tragédia grega em Newcastle, Astronomia aos operários de Hampshire. Universidade de Wisconsin (1903) A “Wisconsin Idea”: professores como technical experts do estado. Cooperative Extension Service (~ 1920) Depto. Agricultura & "land grant colleges“: modelo de interação com a comunidade: Universidade e desenvolvimento

Extensão Conjunto de atividades com que a Universidade amplia o alcance do ensino e da pesquisa, colocando-se em contato imediato com o mundo que a rodeia. Contribui para difundir, diretamente, a cultura que a Universidade congrega e produz, ao mesmo tempo em que a Universidade aprende a conhecer melhor a realidade onde se insere e recolhe elementos para enriquecer seu projeto acadêmico.

Rumos da Universidade no século XXI ?

Fonte: Ernst&Young The University of the Future, 2012

Expansão do Ensino Superior

Transformações... ProcessoRealidade Massificação Globalização, competitividade Diferenças de público – setores sociais e étnico-culturais, educação prévia distinta, estudo e trabalho, forma de financiamento Demandas por qualidade e prestígio, rankings, internacionalização, novos vínculos universidade-setor produtivo Pluralidade de valores Educação como serviço Novas Tecnologias Científicos, culturais, profissionais, credencialismo, empregabilidade As universidades perdem o monopólio da educação formal e certificação Acesso generalizado a bases de dados, conhecimentos e aulas; estudo individualizado, universidades virtuais

Olsen: tipologia de universidades Predomínio de fatores internos Predomínio de fatores externos Normas e objetivos compartilhados Universidade como comunidade acadêmica autogerida Universidade como instrumento de agendas nacionais Normas e objetivo em conflito Universidade como democracia representativa Universidade como empresa de serviços em mercados competitivos Johan P. Olsen The institutional dynamics of the (European) University Center for European Studies, 2005

Formação: uma postura ativa

Formação: uma postura participativa

Formação: exercitar uma visão sistêmica

Energias renováveis, desenvolvimento sustentável, mudança do clima, ecologia, biodiversidade... Valores novos

Ensino, Pesquisa & Extensão: mudanças de institucionalidade A pesquisa contemporânea é realizada cada vez mais em um contexto de solução de problemas Múltiplos atores aportam uma heterogeneidade essencial de habilidades e de expertise Gera-se assim um fórum que fornece novo foco para o empreendimento intelectual O processo traz diferentes grupos sociais, portadores da questão: o que vocês têm feito por nós? Agrega valor na busca de um produto melhor, da produção de conhecimento de mais qualidade Helga Nowotny The Potential of Transdisciplinarity

Universidade: Conhecimento e Inovação para solução de problemas Water will become a more pressing problem than oil, and the quantity, quality and distribution of water will pose significant scientific, technological and ecological difficulties as well as serious political and economic challenges. A Water program would bring together people in the humanities, arts, social and natural sciences with people from professional schools like medicine, law, business, engineering, social work, theology and architecture. Through the intersection of multiple perspectives and approaches, new theoretical insights will develop and unexpected practical solutions will emerge. Exemplo: Recursos Hídricos MARK C. TAYLOR, End the University as We Know It, April 26, 2009

Pesquisa: as Mudanças de Governança e de Institucionalidade Associação entre “ ciência real ” e “ ciência excelente ” A ciência responde às várias pressões provenientes do estado, da indústria e da sociedade e, de forma crescente, do mundo globalizado sem diminuir a excelência, na medida em que há certo nível de autonomia, competição e seleção de propostas. Se a ciência real significa, outrossim, a ciência excelente torna-se não apenas socialmente robusta, mas também cientificamente forte. (Nowotny, 2006)

Convergência é o processo/abordagem que busca compatibilidade e sinergia de diferentes disciplinas e tecnologias, pela aplicação integrada de conhecimento em toda sua extensão (p. ex. partindo da escala do átomo, do gene ou do neurônio), e em todos os níveis de tempo e de complexidade. [NSF]

CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA “Converging Technologies” “O termo Convergência Tecnológica se refere ao estudo interdisciplinar das interações entre sistemas vivos e sistemas artificiais para o desenho de novos dispositivos que permitam expandir ou melhorar as capacidades cognitivas e comunicativas, a saúde e a capacidade física das pessoas e, em geral, produzir maior bem estar social” (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, España, 2005)

APLICAÇÕES DA CT Expansão da cognição e da comunicação Melhoramento da saúde, da capacidade física e alongamento da vida Diálogo de Ciência, Tecnologia e Educação Redimensionamento das organizações e dos negócios Esper Cavalheiro EPM/UNIFESP

Instrumentos para Melhoria do Bem-estar social Remoção das barreiras de comunicação determinadas por incapacidade física, por diferença de idiomas, pela distância geográfica e momentos diferentes de desenvolvimento Incremento na eficácia e eficiência da cooperação entre ambientes educacionais, corporativos, de governo e outros Aumento da produtividade e criatividade Engenharia cognitiva e sociedade interconectada

Inovação com Responsabilidade Social estratégias de desenvolvimento não-predatórias e mitigadoras dos efeitos negativos já produzidos. Necessidade imperiosa da inovação sem degradação. Desenvolvimento sustentável implica que sejam conciliados em uma perspectiva durável: progresso econômico, justiça social e preservação do ambiente. É a sociedade que inova, mas a universidade tem papel singular nos processos inovativos e possibilidades únicas de aportes decisivos.

Mudanças na Governança: os múltiplos parceiros e o interesse público O “fato social total” [Marcel Mauss] A Opinião Pública e a Licença Social Complexidade das interações (locais, nacionais e internacionais) entre instituições de ensino e pesquisa, governo, empresas e indivíduos. Fortalecimento da colaboração, formação de redes, fluxo de conhecimento entre organizações e instituições de ensino e pesquisa, mudanças institucionais.

“Escolástica não entende a utilidade de escrever tanta coisa para chegar no fim e colocar que é = 0. Na sua opinião, então era melhor nem escrever. Mas em matéria de ciências a opinião de Escolástica é negligenciável...” Não é mais assim !! A opinião do cidadão conta...

E o Brasil? … “Ainda não estamos habituados com o mundo Nascer é muito comprido.” (Murilo Mendes)