Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LEARNING ORGANIZATION
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Gestão do Conhecimento
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Construindo uma identidade profissional
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Lideranças nas organizações educativas
Marcos Alexandre Barros
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Curso de Docência Universitária
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA: LIGAÇÕES NECESSÁRIAS E NÃO PERIGOSAS
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
A Função do Professor Articulador
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TIPOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM;
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Prof. David Bomfin PhD PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EMPRESARIAL APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter. davidbomfin.com

MECANICISTA: CENTRA NA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS E RECURSOS PARA FAZER MAIS E MELHOR DO QUE JÁ SE FAZIA CULTURAL/COMPORTAMENTAL :CONCENTRA MAIS NA INOVAÇÃO E NA CRIATIVIADADE DO QUE NA ALAVANCAGEM DOS RECURSOS EXISTENTES OU NA EXPLICITAÇÃO DO CONHECIMENTO IMPLÍCITO CONCEITOS CONFORME TRÊS ABORDAGENS: SISTEMÁTICA: ANÁLISE RACIONAL DO PROBLEMA DO CONHECIMENTO APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL “ capacidade ou o processo no qual a organização mantém ou desenvolve sua performance com base na experiência. O aprendizado é, portanto, um fenômeno interno, pois permanece dentro da organização, mesmo que seus membros a deixem”. Nevis & Dibella (1995) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE “é uma organização que está continuamente expandindo sua capacidade de criar seu futuro” Peter Senge (1990) APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

FOCOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

KOLB (1978) PROPÕE CICLO DE QUATRO ESTÁGIOS: ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS 1) EXPERIÊNCIA CONCRETA EC 2) OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO OR 3) CONCEITOS E GENERALIZAÇÕES CG EA 4) EXPERIMENTAÇÃO ATIVA: davidbomfin.com

APRENDIZAGEM DE MANUTENÇÃO APRENDIZAGEM INOVADORA BENNIS & NANUS (1988) ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS davidbomfin.com

SISTEMAS DE CRENÇAS AÇÕES RESULTADOS REFLEXÃO CONHECIMENTO DISSEMINAÇÃO CAPACIDADE INSUFICIENTE DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO CAPACIDADE INSUFICIENTE DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO CAPACIDADE INSUFICIENTE DA AÇÃO SHAW E PERKINS(1993) TRÊS BARREIRAS AO APRENDIZADO EFETIVO: ALGUMAS METODOLOGIAS DISPONÍVEIS davidbomfin.com

MUDANÇA IMPLICA EM UMA NOVA APRENDIZAGEM QUE ASSEGURE UM NOVO TIPO DE COMPORTAMENTO. MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES ENVOLVE PESSOAS, CUJAS RESPECTIVAS AÇÕES SE BUSCA MODIFICAR PARA OBTER UMA NOVA COMBINAÇÃO DE CONDUTAS. SÃO AS PESSOAS QUE TÊM A CAPACIDADE DE APRENDER PARA QUE A MUDANÇA SE FAÇA. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

MUDANÇA E APRENDIZADO PODEM NÃO SER EXATAMENTE SINÔNIMOS, MAS ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS. HÁ MUDANÇAS QUE SÃO DECISIVAMENTE DE LONGO PRAZO; ELAS NÃO PODEM SER CONSEGUIDAS RAPIDAMENTE. HÁ MUDANÇAS QUE PODEM SER INICIADAS COM RELATIVA RAPIDEZ, MAS SE NÃO TIVEREM LASTRO PODEM SE PERDER NO PROCESSO. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O EDUCADOR ORGANIZACIONAL E O GESTOR EDUCACIONAL EDUCADOR ORGANIZACIONAL: UMA POSTURA TODO PROFISSIONAL TEM COMO DESAFIO ATUAR VOLTADO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES, INDEPENDENTEMENTE DO SEU CARGO, POIS É UMA QUESTÃO DE POSTURA. O PONTO CENTRAL DE SUA ATUAÇÃO É FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA A MUDANÇA. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

EDUCADOR ORGANIZACIONAL SEU PAPEL COMO LIDER LÍDER EDUCADOR O LÍDER PRECISA DESENVOLVER SUA PERCEPÇÃO DA DINÂMICA E DOS PROCESSOS DOS SISTEMAS E TER A REAL CAPACIDADE DE AJUDAR. ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

DESAFIO PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL TODA VEZ QUE SE DEFLAGRA UM PROCESSO DE MUDANÇA, UMA OPORTUNIDADE PEDAGÓGICA SE CONFIGURA. Bomfin (1998) ARTICULAÇÃO ENTRE MUDANÇA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL davidbomfin.com

REFERÊNCIAS BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, BOMFIN, D. F. Correntes pedagógicas que orientam o profissional de treinamento: possibilidades e limitações para sua prática de trabalho f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, davidbomfin.com

REFERÊNCIAS SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, davidbomfin.com