Apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Natal”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Seminário Nacional dos Centros Universitários ANACEU | CESUMAR
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
COMITÊS 2011 / 2012
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Talentos para Inovação
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Educação na sociedade da informação
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Introdução ao Serviço Social
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
vídeo
O papel pedagógico do órgão gestor
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Natal”

O “V Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular: Desafios do Ensino Superior no Brasil”, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho em Natal/RN, se revelou um momento de profundas reflexões acerca dos grandes desafios que a educação no Brasil está enfrentando e trouxe novas luzes sobre caminhos alternativos a seguir para que dificuldades sejam superadas e nosso país prossiga com mais vigor na sua trajetória de inclusão social e de desenvolvimento com sustentabilidade.

O excelente nível das palestras apresentadas e dos debates ocorridos traz a certeza de que o setor particular de ensino superior está no caminho certo para apoiar a melhoria no nível educacional em nosso país. Há que se prosseguir na busca de novos patamares de qualidade e de excelência na transmissão do conhecimento, na melhor profissionalização do cidadão e no apoio à sua realização pessoal. Para tanto, é fundamental que se continue o desenvolvimento de ações contando com a união entre todos, sejam professores, funcionários, reitores ou mantenedores. Juntos, são uma formidável força para alavancar o bem estar do povo brasileiro. Neste contexto, o V Congresso encerrou-se com a decisão de transformar seus resultados na denominada Carta de Natal.

Os participantes deste Congresso, considerando as reflexões, debates e conclusões nele realizados, expressam os seguintes compromissos e expectativas: necessidade da realização de um estudo com cenários alternativos sobre o ensino superior no Brasil de hoje até 2020 e as respectivas providências em termos de políticas públicas para que se alcance a expansão das matrículas com ensino de qualidade em níveis compatíveis com as aspirações do povo brasileiro e com justiça social; desenvolvimento de um trabalho intenso para que o país possa ter os profissionais com nível de formação compatível com a demanda do mercado de trabalho, em especial na área das engenharias; apoiar a formação dos estudantes do ensino médio mediante ações e atividades que os ajudem a superar obstáculos tais como dificuldades na adaptação ao ensino, no aprendizado da matemática e do português e a evasão precoce;

contribuir de maneira decisiva para o aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do ensino superior; diligenciar para estabelecer alternativas de parcerias com entidades educacionais do exterior buscando alcançar melhores níveis de excelência no contexto do ensino de graduação e pós- graduação; apoiar e colaborar com medidas governamentais que envolvam a utilização dos mecanismos do ProUni e do Fies tendo em vista promover a inclusão maciça de jovens das classes C, D e E no ensino superior; estimular a implantação de novas alternativas na estrutura curricular no nível de graduação que levem ao aperfeiçoamento do ensino na direção da formação interdisciplinar, multiprofissional e profissionalizante;

intensificar a utilização de modernas ferramentas de natureza tecnológica que impactam no processo de ensino- aprendizagem; atuar de forma intensa para que o país alcance a meta de 10 milhões de alunos no nível de graduação o mais rapidamente possível. E para que estes compromissos possam ter êxito, todos os esforços deverão ser desenvolvidos pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular junto aos seus associados e junto à sociedade brasileira em geral.

Foi aprovada pelos participantes a continuidade das atividades do grupo de acompanhamento da execução das propostas contidas na presente carta. Natal (RN), 16 de junho de 2012 Abib Salim Cury Presidente da Anup Gabriel Mario Rodrigues Presidente da ABMES Hermes Ferreira Figueiredo Presidente do Semesp José Janguiê Bezerra Diniz Presidente da Abrafi Paulo Antonio Gomes Cardim Presidente da Anaceu Amábile Pacios Presidente da Fenep