Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia Institucional – Definições preliminares
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Planejamento.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
PROF.ª MS. THAÍS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO
PSICOLOGIA Deriva da junção de duas palavras gregas psiché e logos - significava “estudo da mente ou da alma”. Hoje: Ciência que se concentra no comportamento.
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo: Percurso Histórico
PSICOPEDAGOGIA.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PSICANÁLISE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
Fundação de Atendimento de
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Psicopedagogo clínico
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Saúde e Educação Física
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
 O que é senso comum – realidade cotidiana; conhecimentos aprendidos por tradição, intuição. Ex.: atravessar rua, tudo que cai vai para o chão.  O que.
FISIOTERAPIA.
Psicologia da Educação
Psicologia Hospitalar
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica
Saúde e qualidade de vida
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Introdução à Fisioterapia Preventiva
Revisita ao PPP.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
twitter.com/funasa.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Junior

A profissão de Psicólogo Reconhecimento da Psicologia como profissão no Brasil: Lei 4.119 de 1962. Exercício da profissão: uso de métodos e técnicas da Ciência Psicológica para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. O psicólogo utiliza um conjunto de técnicas e de conhecimentos científicos que lhe possibilitam compreender o outro, seus discursos, expressões e gestos buscando uma análise das razões dos atos, pensamentos, desejos e emoções de outro ser humano.

A intervenção do Psicólogo “A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do Campo da Ciência” (Bock, 2002). Difere da atitude de senso comum – amigo Psicologia = intervenção a partir da perspectiva da Promoção de Saúde. Saúde = bem estar bio-psico-social. A Psicologia utiliza-se, portanto, do Conhecimento Científico (Teorias Psicologias) e de métodos e técnicas próprias de investigação da vida psicológica e do comportamento humano: Testes Psicológicos Técnicas de entrevistas Técnicas de observação e registro de comportamento. A partir da coleta e análise de dados, o psicólogo poderá planejar sua intervenção: terapia, treinamento, orientação ou intervenção institucional – visando à promoção da saúde.

Psicologia X Psiquiatria Campos de saber e de atuação diferentes: Psicologia: visa estudar os processos e o funcionamento psicológicos, não assumindo o compromisso com o patológico – “Normalidade”. Psiquiatria: foco nos aspectos e funcionamento psicológicos que se desviam da “normalidade” – patológico. Aproximação entre a Psicologia e a Psiquiatria – Psicanálise: patológico = exacerbação do funcionamento normal da Psique. Década de 50 – novo distanciamento das duas áreas de conhecimento: o desenvolvimento da Psicofarmacologia – bases biológicas e orgânicas da Psiquiatria. Trabalho interdisciplinar entre Psicologia e Psiquiatria

A finalidade da Psicologia como Profissão Psicólogo = Profissional de Saúde. Saúde: Bem-estar físico, mental e social (OMS). Saúde = “conjunto de condições, criadas coletivamente, que permitem s continuidade da própria sociedade” (Bock, 2002). Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá intervir em casos de doenças e sofrimentos psíquicos. Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá considerar que a saúde mental de um indivíduo está diretamente ligada às condições materiais de vida (alimentação, habitação, emprego, educação, cultura, lazer, acesso a bens e serviços etc)

As áreas de atuação do psicólogo Instituições de Saúde: consultórios, hospitais, centros de saúde – intervenções terapêuticas a partir de diagnóstico e análise psicológicos. Instituições educacionais: escolas, creches, orfanatos – foco no processo pedagógico a partir das técnicas e métodos científicos da profissão. Promover saúde no espaço educacional. Empresas e indústrias – foco nas relações de trabalho e no processo produtivo. Promover saúde no espaço organizacional. Magistério de Ensino superior e Pesquisa – foco no corpo de conhecimento produzidos pela Ciência Psicológica. Outras áreas: Esporte, Publicidade e Marketing, JUSTIÇA (PSICOLOGIA JURÍDICA). Atuação interdisciplinar em todas as áreas = construção compartilhada de conhecimento