Publicidade discute a Censura

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Transcrição da apresentação:

Publicidade discute a Censura

Restrições a Propaganda Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) - mantido pelas agências, anunciantes e veículos de comunicação: - "não se utilizarão de imagens, linguagem ou idéias que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que contribua para o êxito profissional, social ou sexual";

Restrições a Propaganda Iniciativa do governo de monitorar; Proposta analisada pela Anvisa: proibição de propagandas de cervejas e vinhos entre 8h e 20h; Indústria alimentícia; Caso Peugeot;

Resistências Os publicitários argumentam que existe um cerceamento à criatividade; Campanha “toda censura é burra” (ABP); Liberdade de expressão; Departamento Jurídico x Marketing (Adriana Cury “pres. Erickson”); Dificuldade de estabelecer o que é relevante; Políticos em busca de visibilidade;

Resistências As queixas que chegam ao conar vêm se mantendo este ano no mesmo patamar dos anos anteriores, apesar das reclamações; O Conar julga em média 300 peças/ano, enquanto na Inglaterra a média é 23mil; A concorrência se encarrega de regulamentar as propagandas, fora isso a auto-regulamentação é mais eficiente pois tem sintonia com as demandas da sociedade: hábitos e costumes mudam mais rápido do que leis. (Milton Seligman “diretor de assuntos coorporativos da Ambev”)